sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeitos comemoram aporte do Governo do Estado e elogiam encontro "Juntos por Pernambuco"‏

O encontro "Juntos por Pernambuco", promovido pelo Governo do Estado e que conta com a participação dos 184 prefeitos dos municípios pernambucanos, em Gravatá, vem sendo bastante elogiado pelos gestores municipais. A comemoração maior veio por conta do aporte de R$ 612 milhões, anunciado ontem (21/2) pelo governador Eduardo Campos, assim como os investimentos em áreas estratégicas e a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), que significa que os municípios vão ter outra fonte de renda.

Eduardo admitiu as dificuldades da gestão pública municipal e disse que o Governo do Estado já está desenvolvendo mecanismos para minimizar os efeitos da crise. “Temos que aprender a lidar com esse panorama e, com expertise, buscar novas formas de obter investimentos”, disse o governador, que também destacou a importância dos municípios estarem preparados para receber esses recursos. “Quase todos os problemas esbarram na burocracia e na falta de conhecimento da máquina pública”, completou o chefe do executivo.

Animado, José Patriota, prefeito da cidade de Afogados da Ingazeira, que fica no Sertão, disse que a criação do FEM foi uma solução criativa que chega em um momento importante. “Agora, os municípios vão ter mais forca para enfrentar problemas como os ocasionados pela seca”, declarou Patriota, que foi eleito presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

 “O Nordeste passa por uma grave estiagem e temos que desenvolver mais ações desse tipo para minimizar os efeitos desse fenômeno”, concordou o prefeito de Terezinha, Alexandre de Citonho. A cidade fica no Agreste e, como algumas cidades da região, sofre com a escassez da água.

José Queiroz, prefeito de Caruaru, cidade do Agreste, disse que as medidas anunciadas durante o evento vão beneficiar todos os municípios e a questão do aporte financeiro também é um alento para a população que será contemplada com obras. “Com o seminário, o governador antecipa o debate sobre o Pacto Federativo”, concluiu Queiroz.

Josuel Vicente, que é prefeito de Pombos, na Mata Norte, elogiou a iniciativa do governador de realizar esse encontro, pois muitas prefeituras precisam de orientação e, principalmente recurso para viabilizar novos projetos. Sobre os repasses do município, ele disse que o seu maior desafio "é manter as contas públicas, pois o repasse feito pelo Governo Federal é insuficiente".

Nenhum comentário: