terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Eduardo visita seis cidades levando mensagem de paz no Carnaval pernambucano‏

Seis cidades e muita alegria em menos de 24 horas. Assim pode ser resumida a agenda do governador Eduardo Campos nesta segunda-feira (11/2) de Carnaval. Em um ritmo frenético, o chefe do Executivo pernambucano visitou polos no Interior e na Região Metropolitana, cumprimentou foliões, recebeu aplausos, posou para fotos e reiterou a mensagem de que o Estado vive hoje “o melhor Carnaval de todos os tempos”.

"É uma alegria visitar tantos municípios, como faço todos os anos, para aplaudir tantas pessoas que fizeram com que nossa cultura sobrevivesse e hoje encantasse os pernambucanos, os brasileiros e os estrangeiros que vem para cá e podem ver a força do nosso povo. Eles veem o nosso povo vencendo as mais duras adversidades, fazendo da dor alegria e beleza, encanto e esperança. São crianças e jovens que saem da nossa Zona da Mata canavieira, que fazem essas belíssimas fantasias e ensinam a fazer essa beleza com tão pouco do ponto de vista material, mas com uma grande garra. É uma imensa satisfação", destacou o governador.

A programação, recheada pelo som das nações de maracatu, começou ainda pela manhã, com uma visita à famosa Casa da Rabeca, na Cidade Tabajara, em Olinda. Eduardo e a primeira dama, Renata Campos, prestigiaram a 9ª edição do Carnaval Mesclado, que contou com o tradicional encontro de maracatus rurais, de baque solto, baque virado e caboclinhos. Naquele espaço, Eduardo recebeu um quadro com a figura do rabequeiro Mestre Salustiano, falecido em 2008, das mãos do filho e organizador do evento, Pedro Salustiano.

Da Capital Brasileira da Cultura, o governador e sua comitiva se deslocaram para a Capital do Maracatu, Nazaré da Mata. Lá, acompanharam o desfile que reúne 32 nações de maracatu, sendo 22 locais, e milhares de foliões na praça João Paulo 23. Na oportunidade, Eduardo prestou uma homenagem ao mestre João Paulo do Maracatu Leão Misterioso e ao maestro José Menezes, e recebeu um caboclo de lança esculpido em barro do prefeito Nado Coutinho e uma gola de maracatu da presidente da Associação de Mulheres de Nazaré da Mata, Eliane Rodrigues. Além das tradicionais “loas” (versos) que ganhou por parte do mestre.

Eduardo seguiu o périplo pela Mata Norte pernambucana e incluiu na agenda passagens pelas praças de eventos de Tracunhaém e Carpina, nas quais discursou para os foliões que assistiam às programações culturais, pregando sua mensagem de paz no Carnaval. O último compromisso no Interior foi em Paudalho, onde acompanhou o show da cantora Elba Ramalho.

O governador retornou ao Recife no início da noite. Na Capital pernambucana, ele visitou o Camarote do Governo do Estado, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, e seguiu para a Noite dos Tambores Silenciosos, no Pátio do Terço. Ao final, ainda assistiu a Noite do Samba, no Marco Zero, que teve os cantores Paulinho da Viola e Alcione.

Nenhum comentário: