segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

União Europeia e Governo de Pernambuco: R$ 1,5 mi em investimentos na Agricultura Familiar‏

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) por meio do PRORURAL, o Banco Mundial, a União Europeia (UE) e a Organização Não Governamental Italiana ICEI, uniram-se em prol do fortalecimento da agricultura familiar no Estado, criando o Pernambuco Agroecológico, que prevê investimentos na ordem de R$ 1,5 mi em modelos socioeconômicos de produção, consumo responsável e turismo ecológico. O projeto será lançado nesta quarta-feira,  dia 27,  e beneficiará cerca de 180 famílias.

As ações visam criar oportunidades de renda para comunidades rurais em situação de pobreza, que residem nos municípios de Feira Nova, Glória do Goitá e Gravatá, na Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), a Associação de Profissionais em Agricultura Orgânica (APORG) e as prefeituras municipais são parceiras na iniciativa.

Três associações, uma de cada cidade, participarão de capacitações técnicas em Agroecologia e Gestão Ambiental, além do estímulo à participação efetiva em fóruns e redes de Economia Solidária. Gestores municipais também receberão informações a respeito de programas e políticas públicas de agricultura familiar. Outro tema que será enfatizado é a educação nutricional para o consumo responsável. Campanhas serão realizadas tendo em vista a sensibilização dos consumidores sobre agroecologia e segurança alimentar.

O Pernambuco Agroecológico vai investir também em infraestrutura, distribuindo equipamentos para a criação de unidades produtivas, construindo um centro comunitário de produção e beneficiamento de produtos, uma estufa comunitária e três packing houses (preparação pós colheita: separação, limpeza e organização em caixas). Será realizado ainda o registro das três associações como Organismo de Controle Social (OCS) e os agricultores e agricultoras capacitados terão o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Para gerar renda complementar para agricultores e agricultoras, o turismo nessas regiões será contemplado com a criação de itinerários de agroturismo comunitário. Atividade pouco explorada que vai gerar renda alternativa para esse público, além de valorizar as belezas naturais dessas localidades.

Nenhum comentário: