segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comunidade rural do Sertão do São Francisco comemora construção de barragem

Com capacidade para armazenar 1.050.000 m3 de água, a recém construída barragem do Caroá, na zona rural de Petrolina, Sertão do São Francisco, já apresenta, com as chuvas de janeiro, um volume acumulado de 600.000 m3 de água e está beneficiando 102 famílias do povoado. A obra, executada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), recebeu investimentos da ordem de R$ 160 mil.
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, visitou a barragem, neste sábado (24/02), e pode conferir de perto o volume de água já acumulado. Entusiasmado, o secretário disse que, a partir dessa obra, a Sara irá implantar o primeiro sistema de abastecimento de água, por meio do Programa Água para Todos de Pernambuco. "A capacidade dessa barragem garante sustentabilidade para atravessar dois anos de estiagem sem trazer problemas com a descontinuadade do abastecimento d' água para a população. Portanto, autorizei o projeto executivo com uma inovação - a implantação do tratamento de água - garantindo melhor qualidade do produto a ser ofertado", afirmou Ranilson.

De acordo com o secretário, com a proximidade das chuvas, a Sara agilizou as obras de ampliação e construção de barragens que garantirão as comunidades rurais do Semiárido o acesso ao uso da água durante os períodos de estiagem prolongada. Além dessa, já foram ampliadas e construídas cerca de 275 barragens. O valor total investido é de aproximadamente R$ 11, 8 milhões do tesouro estadual.

Nenhum comentário: