domingo, 29 de setembro de 2013

Governador vistoria obras de contenção do mar em Paulista

O governador Eduardo Campos vistoriou, durante a manhã deste sábado (28/09), as obras de contenção do avanço do mar na orla de Pau Amarelo, no município de Paulista. Ao lado do prefeito Júnior Matuto e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o governador percorreu o trecho em obras nas proximidades do Forte de Pau Amarelo.

Com investimentos  de R$ 14,3 milhões, o projeto intitulado Bagwall realiza processo de contenção do avanço do mar no trecho de dois quilômetros de faixa de areia situados entre as praias de Pau Amarelo e Nossa Senhora do Ó, que foram afetados em meados de maio deste ano com o pico da maré alta. Com a conclusão do projeto, o município almeja garantir a segurança dos moradores e comerciantes instalados no local e também devolver a praia aos banhistas e turistas.

"Essa era uma área muito degradada por todo o avanço do mar e um sonho de muito tempo. Nós temos 14 pontos como esse no litoral pernambucano. Estamos vendo já o trabalho avançando em Jaboatão e a Cidade do Recife já está se preparando para iniciar as obras também. Aqui em Paulista, há um trabalho articulado com o Ministério Público, Governo Federal, universidade e prefeitura para enfrentarmos esse desafio importante que é cuidar da nossa faixa litorânea", destacou o governador

Com pouco mais de um mês de execução do projeto, mais de 250 metros da obra já foram concluídos. A previsão é de que todo o trecho seja concluído nos próximos seis meses. A construção do Bagwall está a menos de 50 metros do Forte de Pau Amarelo, um dos principais patrimônios culturais do município.

Na ocasião, o governador também assinou o decreto que desapropria o imóvel situado na rua José Tertuliano, em Paratibe. No local, será erguido o novo Mercado de Paratibe. O espaço receberá investimentos da ordem de R$ 12 milhões, recursos dos governos estadual e municipal. Na solenidade, realizada no Forte de Pau Amarelo, o governador foi homenageado e recebeu das mãos do prefeito a comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Negromonte, a maior honraria cedida pelo município às pessoas ou instituições que se destacam por desempenhar atividades em prol do povo e da cidade do Paulista.

Nenhum comentário: