segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Governo do Estado inicia construção da Via Metropolitana Norte‏

Começou a ser construída a rota alternativa para desafogar o tráfego que parte do Litoral Norte rumo à Cidade do Recife. Nesta segunda-feira (09/09), o governador Eduardo Campos assinou a ordem de serviço para as obras da Via Metropolitana Norte, uma reivindicação antiga dos moradores da Região Metropolitana. "Essa via foi pensada há muitos anos e nunca foi feita. Essa é uma ligação muito importante para a mobilidade da nossa área urbana, uma vez que essa é a segunda perimetral da Região Metropolitana do Recife", destacou Eduardo. A via, que sai da ponte do Janga até a PE-15, é a terceira e última etapa do Projeto de Urbanização do Fragoso, em Olinda, que ainda contempla a construção de moradias, o revestimento do Canal do Fragoso e a construção de oito pontes.

A implantação da Via Metropolitana Norte será feita com faixa exclusiva para ônibus e ciclovias. Com 6,1 quilômetros de extensão, a Via Metropolitana Norte será um eixo de integração entre as rodovias PE-15 (início no Terminal PE-15) e PE-01 (limite entre Rio Doce, em Olinda, e o Janga, em Paulista). Quando estiver pronta, beneficiará diretamente 70 mil motoristas e 60 mil usuários de ônibus. O prazo de conclusão está estimado em 30 meses e vai custar cerca de R$ 123 milhões, recursos do PAC Mobilidade.

As intervenções viárias ainda incluem a construção de duas pistas marginais com 10,5 metros de largura, com três faixas de rolamento cada e um viaduto sobre a PE-15. Já ciclovia será ao longo da pista Oeste, com 2,5 metros de largura. Além disso, o Governo do Estado está investindo, em parceria com a União, cerca de R$ 272 milhões no revestimento de 4,6 quilômetros do canal do bairro do Fragoso, em  Olinda. As intervenções de revestimento, que começam no canal dos Bultrins e vão até o rio Fragoso, já estão com metade do trecho em fase de conclusão.

O governador chamou atenção para o impacto positivo que estas ações trarão à urbanização da área. "Com o revestimento do canal, ele passará a ter, no mínimo, 35 metros de largura, em vez de um metro, como vemos hoje em alguns pontos. Com esse alargamento, vamos melhorar a drenagem de todos os bairros de Olinda, que não passarão mais pelos constrangimentos e os riscos trazidos pelos alagamentos no inverno", destacou. Antes de dar a ordem de serviço de construção da via, Eduardo vistoriou a construção de 302 unidades habitacionais em Fragoso, que também estão no projeto de urbanização do local e deverão ser entregues em novembro deste ano.

prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, agradeceu ao Governo do Estado em nome dos olindenses, que, segundo ele, "esperam pela intervenção há 50 anos". "Essa é a obra mais reclamada de Olinda e estrategicamente a mais importante da sua história também, pois atende à cidade em vários aspectos", colocou Renildo. "Essas obras dialogam com a prevenção, pois evitam mortes e prejuízos materiais. Portanto, é uma obra que prepara um futuro melhor para milhares e milhares de pernambucanos", reiterou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que também esteve presente no ato.

Nenhum comentário: