quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Integração Nacional inaugura novo trecho da Adutora do Pajeú

O município de Flores passa a contar com abastecimento de água vinda do Rio São Francisco por meio das obras da Adutora do Pajeú. Nesta quarta-feira (25), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, inaugurou o novo trecho do sistema com a chegada da água no município. A obra faz parte dos empreendimentos de infraestrutura hídrica que o governo federal implanta na região para reduzir os efeitos da seca e garantir o abastecimento do semiárido nordestino.
 Além de atender aos cerca de 23 mil moradores de Flores, a Adutora do Pajeú já beneficiou aproximadamente 140 mil habitantes do semiárido nordestino. Com vazão que chegará a 30 litros por segundo no trecho, o sistema deve fortalecer a agricultura e pecuária local, principais atividades econômicas do município sertanejo. A cidade pernambucana é a terceira beneficiada pelo sistema adutor.
 Com 130 km de tubulação construídos ao longo do sertão do Pajeú, a obra abastece também Serra Talhada, Floresta e Calumbi. As próximas cidades beneficiadas pelo sistema serão Carnaíba e Afogados da Ingazeira. Toda a primeira etapa do empreendimento deverá ser concluída até a segunda quinzena de novembro, com a entrega dos trechos até Carnaíba e, a conclusão, em Afogados da Ingazeira.
 O investimento total da obra - executada pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) - é de R$ 547 milhões e faz parte do ‘Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)’.   A segunda fase do empreendimento abrange municípios de Pernambuco e Paraíba. No total, a adutora terá 598 quilômetros de extensão, com a capacidade de atender 400 mil pessoas de 21 cidades nos dois estados.
 Agenda - O ministro Fernando Bezerra Coelho cumpre, esta semana, intensa agenda com compromissos em vários estados. Na manhã de hoje (25), assinou a segunda ordem de serviço das Vertentes Litorâneas, em João Pessoa. O sistema de abastecimento vai captar água no Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco e abastecer o brejo paraibano e municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, além de ampliar a oferta de água para a agricultura irrigada do estado.

Nenhum comentário: