quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Romário Dias se filia ao PTB: “Vim pra somar nesse projeto”

Ex-vereador do Recife, ex-presidente da Assembleia Legislativa, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Romário Dias filiou-se nesta terça-feira (24) ao PTB de Pernambuco com uma mensagem clara de apoio ao desejo do partido de construir um projeto de desenvolvimento para o Estado.
Participaram do ato de filiação o deputado federal João Paulo (PT), o ex-ministro Armando Monteiro Filho, o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo (recém-filiado ao PTB), o prefeito Izaias Régis (Garanhuns), os deputados estaduais Silvio Costa Filho, Júlio Cavalcanti, Augusto César de Carvalho e Leonardo Dias, além de dezenas de lideranças políticas de todo o Estado.
Romário Dias deve disputar mandato de deputado estadual nas próximas eleições. Em seu discurso, dirigindo-se ao senador Armando Monteiro, presidente estadual do partido, no escritório do qual se filiou, Romário foi claro: “Vim para somar. Eu e Izaías (Régis), que é o prefeito de Garanhuns, um bom prefeito, vamos trabalhar para montar esse projeto no Agreste, onde você, Armando, já é forte, mas ninguém nunca quer deixar de ser forte e vai continuar forte”.
Na avaliação de Romário, o senador Armando Monteiro é hoje um líder preparado para disputar e assumir o governo de Pernambuco nas próximas eleições. “Pernambuco hoje é forte. O governador está fazendo uma grande administração. O governador fez com que Pernambuco saísse do ostracismo e fosse realmente para o cenário político. Ele agora tem outras pretensões. Nós admiramos e podemos até estar juntos no futuro, nas pretensões dele. Agora, a nossa pretensão hoje em Pernambuco é o nosso Armando”, disse ele, acrescentando: “O cenário atual realmente está pronto para Armando ser governador. E você vai ser, Armando. Você vai ser”.
Quem também fez questão de prestigiar a filiação de Romário foi o ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo Lima e Silva (PT). “Armando, nunca tivemos um ambiente tão bom pra você quanto o que estamos tendo agora. Por algumas razões. Primeiro, pela sua movimentação. Segundo, porque você tem um exército, tem uma tropa. Todos os depoimentos aqui foram na linha do reconhecimento da sua liderança, da sua capacidade, do seu compromisso com o Estado, da sua aliança para que Pernambuco continue mantendo patamares até maiores de desenvolvimento e crescimento. Aqui, o sentimento que eu tenho é o de unidade, de quem está querendo ganhar, mas que não está vendo o resultado como a única coisa, que é assumir o poder. Mas é acima de tudo essa trajetória que vocês estão construindo para chegar ao governo de Pernambuco”.
Em um discurso de 16 minutos, o senador Armando Monteiro agradeceu a Romário pela confiança no PTB, deu as boas vindas aos novos filiados: Azoka Gouveia, ex-prefeito de Aliança; Gilson Muniz e sua esposa, Mércia Muniz, ambos ex-prefeitos de Timbaúba; e Luiz Claudino de Souza, ex-prefeito de Capoeiras. Armando também agradeceu as presenças, enaltecendo a figura de João Paulo, “que é, sem nenhum favor, uma das maiores lideranças populares de Pernambuco, senão uma das poucas lideranças populares de Pernambuco”.
Veja abaixo algumas declarações do senador Armando Monteiro:
Pernambuco avançou com parcerias
Armando Monteiro – “Há duas posições que devem ser recusadas em princípio no plano do debate. Uma é aquela posição pessimista, que quase sempre resvala para o ceticismo e para o imobilismo. Houve um tempo recente em que Pernambuco perdeu a sua autoestima, em que Pernambuco não conseguia mais acreditar no seu futuro. E agora, felizmente, e temos que ser justos, graças a uma parceria muito bem sucedida do Governo Federal, valorizada pela competência e capacidade de articulação do governador Eduardo Campos, Pernambuco pôde avançar muito nos últimos anos”.
Desafios do Estado
Armando Monteiro – “Mas há uma segunda posição que é perigosa. É aquela de julgar que nós já ingressamos no paraíso, que já conquistamos definitivamente o patamar da prosperidade e do crescimento. Que já ingressamos, por assim dizer, no clube dos estados mais desenvolvidos. Ora, isso ainda está longe de ser verdade. Pernambuco ainda ostenta indicadores socioeconômicos que, se não são deprimentes, são ainda constrangedores. Nós temos o 19ºIDHM (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) do Brasil. No IDEB, nesta métrica que vem medindo o desenvolvimento do sistema educacional no Brasil, Pernambuco ainda tem um desempenho que nos coloca muito aquém de outros estados e até da federação”. E quando falamos da economia de Pernambuco, sem desconhecer este tempo de dinamismo e de prosperidade, nós temos que lembrar sempre que Pernambuco é pouco mais de 2% do PIB nacional, que representamos apenas 0,5% das exportações brasileiras, e que ainda temos um estado muito desequilibrado do ponto de vista Do desenvolvimento espacial.  Ou seja, o pernambucano do Sertão tem menos de um terço da renda do pernambucano da área metropolitana”.
É preciso investir nas pessoas
Armando Monteiro – “Portanto, num Estado cuja marca ainda é a das desigualdades, num Estado que precisa prover urgentemente a infraestrutura física, que precisa ampliar os programas de formação e de qualificação profissional, porque o verdadeiro protagonista do processo de desenvolvimento, o sujeito deste processo, evidentemente, são as pessoas, o capital humano. Então, nestes é que Pernambuco precisa investir muito fortemente nestes anos. Então, temos todos um grande desafio, que é por assim dizer trabalhar para fazer este futuro, para inventar este futuro, para perenizar este ciclo de crescimento de Pernambuco. Para que Pernambuco possa, aí sim, consolidar-se como um Estado de renda média para alta, que eu tenho certeza que é verdadeiramente o sonho que nós podemos acalentar. Então, Pernambuco se reconcilia com a sua vocação de liderança, de crescimento. E o PTB quer apenas ajudar nesta construção”.

Nenhum comentário: