quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Em conferência, Governo e sociedade civil discutem desenvolvimento rural

Debater ações adequadas à agricultura familiar, contribuindo para a elaboração participativa de um plano nacional para o segmento. Com esse objetivo, teve início na terça-feira (3), estendendo-se até esta quarta-feira (4), a II Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Pernambuco, no Hotel Cruzeiro, no município de Pesqueira.
Segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, as conferências ocorridas em Pernambuco voltaram-se para a discussão do papel da agricultura familiar no crescimento do Brasil. “Essa é a pergunta central do nosso debate. Queremos um país com políticas direcionadas ao meio rural e reforma agrária efetiva. Precisamos readequar esse modelo de desenvolvimento rural considerando a realidade de cada lugar”, frisou Santos.
Ainda de acordo com ele, foram realizados 29 encontros municipais e 8 territoriais, reunindo 3.375 pessoas entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, mulheres e juventude rural. “Esses números mostram a força e a vontade dessa gente em participar desse processo, contribuindo para fazer um campo melhor para se viver”, destacou o secretário.
“O que está sendo feito aqui, está acontecendo no Brasil inteiro. Governo Federal, Estadual e Municipal participam desse debate. Não é um debate com o governo é um debate onde o governo também participa. É com participação que estamos discutindo quais os rumos que queremos dar ao rural brasileiro”, afirmou o ministro em exercício do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Laudemir Muller.
A fase estadual do encontro ocorre com o intuito de aperfeiçoar as proposições de políticas públicas em nível local e territorial para o encaminhamento de sugestões à Conferência Nacional, que será realizada de 14 a 17 de outubro, em Brasília. As conferências são promovidas pelo MDA e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco - SARA, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar –SEAF/PRORURAL.
Além do secretário, Aldo Santos e do ministro, Laudemir Muller, a abertura do evento contou a presença do secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, da coordenadora da Articulação Semiárido Pernambuco – ASA/PE, Neilda Pereira, do presidente da Federação dos Trabalhadores no Estado de Pernambuco – Fetape, Doriel Barros e do dirigente do Movimento dos Sem Terra – MST/PE, Jaime Amorim.

Nenhum comentário: