terça-feira, 24 de março de 2015

Acesso à água na zona rural e obras de armazenamento de água são debatidos durante o Todos por Pernambuco

Técnicos, coordenadores das Unidades de Gestão Territorial (UGTs), o diretor geral e o diretor de programas e projetos do ProRural, Aldo Santos e Walmar Jucá marcaram presença na segunda rodada do Todos por Pernambuco, que contemplou as regiões de desenvolvimento do Sertão de Itaparica (Floresta), Pajeú (Afogados da Ingazeira) e Moxotó (Arcoverde). 

O acesso à água na zona rural foi um dos assuntos mais destacados durante o debate na sala temática da água. Além disso, pedidos de mais obras de armazenamento de água como cisternas e perfuração de poços.  

Um fato que chamou a atenção foi o discurso de um adolescente de apenas 13 anos, Flavio Cabral, que pediu a conscientização do consumo de água, alegando que para isso, é preciso implantar nas escolas a disciplina de “educação para água”. “É na escola que nos formamos, é lá que temos que aprender a importância da água e como devemos usá-la”, afirmou Flavio. O adolescente é do município de Carnaíba e desde a infância luta por políticas públicas efetivas na região do Pajeú.

Comunidades quilombolas, indígenas, agricultores familiares e demais representantes da sociedade civil também compareceram aos seminários e discutiram suas prioridades.

Nenhum comentário: