segunda-feira, 16 de março de 2015

Fortalecimento das redes produtivas é destacado na primeira rodada do Todos por Pernambuco

Na primeira rodada do Todos Por Pernambuco, o diretor geral e o diretor de programas e projetos do ProRural, Aldo Santos e Walmar Jucá estiveram presentes nas salas temáticas de água e desenvolvimento rural, respectivamente. Técnicos e coordenadores das Unidades de Gerência Local (UGT) também estiveram presentes nos eventos. 

Entre os assuntos debatidos, o fortalecimento das redes produtivas foi ressaltado. “Esse momento é muito importante para que todas as sugestões sejam escutadas e se tornem prioridades dentro do governo, principalmente porque contempla as pessoas que vivem em cada região”, afirmou Aldo Santos.

Resultados alcançados – Nos últimos oito anos, cerca de 12 mil famílias foram beneficiadas com a instalação dos Planos Territoriais de Redes Produtivas. O programa é uma das principais estratégias do Pernambuco Rural Sustentável, com o objetivo de apoiar as atividades da agricultura familiar, envolvendo atores sociais (Sociedade Civil Organizada e Estado). São 56 Planos nas 14 Redes: caprinovinocultura de corte e de leite, apicultura e meliponicultura, piscicultura, bovinocultura de leite, fruticultura, raízes e tubérculos, horticultura orgânica, grãos, artesanato, turismo rural, pesca artesanal.

As plenárias do Todos por Pernambuco reuniram 3.200 pessoas nos sertões do Araripe (Araripina), São Francisco (Petrolina) e Central (Salgueiro), neste final de semana. O próximo ciclo do Todos por Pernambuco atenderá aos municípios dos sertões de Itaparica, Pajeú e Moxotó. Os encontros acontecem em Floresta, na quinta-feira (19); Afogados da Ingazeira, na sexta (20); e em Arcoverde, no sábado (21).    



Fotos: João Tavares

Nenhum comentário: