sexta-feira, 20 de março de 2015

Sertão de Itaparica registra mais de 1 mil sugestões para melhorar a região

As salas de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Rural foram as que mais apresentaram propostas


As salas temáticas no Sertão de Itaparica, durante o segundo ciclo do Todos por Pernambuco, registraram 1.005 sugestões nesta quinta-feira (19). Os representantes da região, das cidades de Floresta, Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacubura, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu participaram ativamente das discussões, contribuindo com o objetivo do Seminário que é ouvir as demandas da população e incorporá-las ao Plano de Governo, de acordo com as prioridades.   

“Temos muitos desafios e sabemos que 2015 não será um ano fácil. Mas estamos aqui para reafirmar que vamos cumprir todos os nossos compromissos nos próximos quatro anos. Nosso objetivo é oferecer serviços públicos de qualidade, a exemplo da melhoria da saúde, educação, segurança e infraestrutura. Fazer um Pernambuco igual para todos é possível! Assim como foi na gestão do ex-governador Eduardo Campos, também faremos na nossa gestão. Levaremos os programas para toda a população, do Sertão ao cais”, cravou o governador Paulo Câmara, que, durante o ato, realizou a entrega de kits escolares e carteiras de habilitação do programa CNH Popular.   

Oito temas foram debatidos durante toda a manhã. Saúde, Educação, Segurança, Cidadania, Desenvolvimento Rural, Economia, Sustentabilidade e Inovação, Água e Infraestrutura. O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, que coordena o Todos por Pernambuco, ressalta que a participação popular superou a expectativa em número de inscritos e na qualidade das propostas. “Estamos muito satisfeitos porque a população está participando ativamente, sugerindo melhorias para sua cidade. É assim, ouvindo as pessoas, que o governador Paulo Câmara nos orienta a trabalhar e é assim que vamos construir um Pernambuco mais justo e mais forte”, disse.

A sala mais demandada foi a que tratou o tema Educação e Cultura. Com 150 participantes e 319 propostas, a sala registrou pleitos importantes para a região, como o fortalecimento da Educação no Campo, a criação da categoria de professor indígena, o aprimoramento do transporte escolar e a ampliação do acesso à internet. A segunda com maior número de inscritos foi a de Desenvolvimento Rural, que, com 247 sugestões, tratou do incentivo à piscicultura, à pesca artesanal, o apoio à cadeia produtiva da caprinovinocultura, entre outras ações.

O tema cidadania levou 102 pessoas a se inscreverem. Foram 157 sugestões. Entre elas, a criação do Fundo Estadual da Juventude e Interiorização dos Centros de Acolhimento Intensivo e Profissionalizantes, para usuários de drogas. Na saúde, os 98 participantes fizeram 87 sugestões que foram desde a ampliação do Programa Mãe Coruja ao fortalecimento de toda linha de cuidado da saúde da mulher.

Na área de segurança, 55 sugestões foram levantadas pelos 71 participantes, como a implantação da Delegacia da Mulher, ampliação do efetivo da PM e Corpo de Bombeiros, fortalecimento do Pacto pela Vida, entre outras. Na sala de economia, sustentabilidade e inovação, a implementação de usinas de energias renováveis e a criação do Chapéu de Palha para os agricultores de mandioca foram algumas das 61 sugestões. Essa sala contou com 64 inscritos.

Os temas água e infraestrutura tiveram 62 e 54 inscritos, respectivamente. Foram 40 propostas levantadas na sala. O abastecimento da fazenda Caatinga de Porco e do Loteamento Nova Esperança, em Floresta, assim como a instalação de dessalinizadores, subestações aéreas, cisternas em escolas, ramais e bombas submersas em poços, foram alguns pleitos registrados.

Já na sala de infraestrutura, 39 sugestões foram registradas. Entre elas, a implantação e pavimentação do trecho Carnaubeira da Penha /Floresta, na PE-425; a implantação e pavimentação do trecho que liga a BR-110 até a Volta do Moxotó (Jatobá); também do trecho que liga a BR-110 até o Brejo dos Padres (Jatobá); e do contorno de Tacaratu, na PE-375. 

Nenhum comentário: