sexta-feira, 6 de março de 2015

Distribuição de Sementes e aração de terra beneficiará mais de 76 mil famílias do Sertão do Araripe e São Francisco‏

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, lançaram os programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, nesta sexta-feira (06). A expectativa é que os dois programas beneficiem mais de 76 mil agricultores familiares nessas regiões. Em Araripina, o lançamento foi às 9h, no Centro Tecnológico, e, em Petrolina, foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 14h30.

“O Governo Paulo Câmara tem um compromisso com os agricultores de base familiar. Por isso, assim que começou a chover, viemos fazer o lançamento dos programas. Uma das coisas mais importantes para a humanidade é a produção de alimentos. Desejo a todos um grande plantio e uma grande colheita”, disse o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. Os eventos contaram com a participação de prefeitos, vereadores, deputados e presidentes de associações e sindicatos rurais.

Para o Sertão do Araripe, em 2015, está prevista a aração de 5.985 hectares de terra. O investimento soma mais de R$ 1,112 milhão. Cada hectare arado corresponde a um agricultor beneficiado. Dentro do programa de Distribuição de Sementes, a meta é que os produtores sejam beneficiados com 321.300 quilos, neste ano. Em 2014, foram distribuídos 251.600 quilos de sementes. A Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão do Araripe engloba os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena e Trindade.

A RD do Sertão do São Francisco compreende os municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Para 2015 está prevista a aração de 10.273 hectares, com investimento de quase R$ 1,9 milhão. O programa Distribuição de Sementes tem a meta de distribuir 640.800 quilos de sementes. No ano passado, os 353.000 quilos beneficiaram 18.234 agricultores familiares.

Nenhum comentário: