sexta-feira, 20 de março de 2015

Curso sobre criação de pequenos animais beneficia 300 famílias de São Bento e Ibirajuba

A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Lajedo promoveu  14 cursos, sobre o tema “Criação de Pequenos Animais” , para 300 famílias de agricultores de base familiar dos municípios de São bento do una ( 09) e Ibirajuba (05). Cada capacitação, executada entre fevereiro e março, teve oito horas de duração, com média de 20 participantes e envolvimento de nove técnicos do IPA.

Os treinamentos abrangeram a criação de suínos, caprinos, ovinos e galinha caipira, abordando assuntos relacionados à infraestrutura, sanidade e manejo alimentar, com apresentação em datashow e de vários vídeos explicativos. Também foram distribuídos a cada beneficiário folderes explicativos sobre "A importância da vacinação" e "Alternativas para o combate ao uso de agrotóxicos".

Como parte da dinâmica do curso, em cada turma, foram sorteadas 03 camisas confeccionadas sob a temática do Plano Brasil sem Miséria. Os pais puderam optar em levar os filhos menores de 10 anos, que contaram com atividades recreativas e alimentação, durante o período de realização dos cursos.  Os beneficiários do programa também tiveram direito a lanche e almoço, durante a realização das atividades.

Os cursos foram realizados dentro das ações do Programa Brasil Sem Miséria, por meio da chamada pública 02/2012 -Lote 18, visando à prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para 3.300 agricultores e agricultoras familiares, mulheres e jovens rurais em situação de extrema pobreza, com renda mensal per capita de até 70,00.  A iniciativa abrange 21 municípios do agreste meridional, divididos entre 03 Gerências Regionais do IPA - Arcoverde, Lajedo e Garanhuns.

Nenhum comentário: