quarta-feira, 4 de março de 2015

IPA capacita produtores de frutas e hortaliças orgânicas

Produtores, que comercializam seus produtos nas feiras orgânicas do Recife serão capacitados pelos técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Eles também terão acesso aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), prestados pelo Instituto. A iniciativa integra o projeto de ordenamento das feiras orgânicas, realizado em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), que ficará encarregada da fiscalização das feiras orgânicas.

“Além de organizar, a busca é pela elevação da qualidade dos produtos, ampliação de mercado e garantia da segurança alimentar para os consumidores”, explica o presidente do IPA, Gabriel Maciel. Nesse processo, o IPA também ficará encarregado de viabilizar que os agricultores sejam inseridos em Sistema Agroecológico de Produção. Ou seja, utilizem práticas sustentáveis, visando às questões sociais, econômicas e ambientais. As capacitações serão realizadas por meio de cursos e oficinas, com aulas teóricas e práticas, intercâmbios e visitas técnicas a propriedades, que já utilizem com sucesso sistemas agroecológicos. 

Nesse primeiro momento, todos os participantes das 24 feiras orgânicas, que funcionam no Recife, serão cadastrados. Para isso, o IPA entregará, até o dia 10 de março, o formulário de cadastro aos coordenadores das feiras, que ficarão responsáveis pela distribuição e aplicação. O número exato de agricultores será apresentado após a realização do cadastro. 

A ação será executada por meio da parceria firmada entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Prefeitura do Recife, através da CSURB. O ponta pé inicial para a implementação do projeto foi durante reunião realizada na sede do Instituto, com a participação do presidente do IPA, Gabriel Maciel, do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, e do presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Luiz Alexandre Almeida. Também participaram técnicos do IPA, representantes de ONG’s e coordenadores de feiras orgânicas. 

Nenhum comentário: