quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Governo do Estado abre seleção para gerentes regionais de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publica no Diário Oficial desta quinta-feira o edital de seleção pública simplificada para escolha dos 11 gerentes regionais de saúde. As inscrições vão até a próxima segunda-feira. Os vencedores da concorrência atuarão nas sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), localizadas nos municípios de Recife (I Geres), Limoeiro (II), Palmares (III), Caruaru (IV), Garanhuns (V), Arcoverde (VI), Salgueiro (VII), Petrolina (VII), Ouricuri (IX), Afogados da Ingazeira (X) e Serra Talhada (XI).

De acordo com a assessoria de imprensa da SES, essa será a primeira vez em que a escolha de todos os gerentes das Geres será por meio de seleção pública, coordenada por um Comitê de Busca Ativa formado por representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Fundação Oswaldo Cruz, além da própria Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os candidatos serão avalidos em três eixos: entrevista, análise curricular e também avaliação de um plano de regionalização dos serviços de saúde, a ser apresentado pelo candidato. Esse método de seleção, que vale também para a definição do novo diretor-presidente da Fundação Hemope. (Diário de Pernambuco)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ministro: “O Brasil tem muito o que aprender com Pernambuco”

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve hoje (26) no Recife para conhecer um pouco mais da experiência exitosa do Pacto pela Vida (PPV), programa de combate à criminalidade do Governo de Pernambuco. Recebido pelo governador Eduardo Campos e por toda a cúpula estadual da área de segurança, o ministro participou da reunião semanal de monitoramento do Pacto realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão. 

Cardozo e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, puderam assistir o funcionamento do modelo de gestão do programa pernambucano implantado em maio de 2007. Coordenador do Pacto, o sociólogo José Luiz Rattón fez uma explanação sobre a concepção do programa e os principais desafios enfrentados antes de torná-lo realidade. Em seguida, o ministro pôde acompanhar o sistema de cobrança de metas e resultados nas 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS) e uma apresentação do planejamento das ações para este ano.

Após mais de duas horas de reunião, Cardozo mostrou-se bastante satisfeito com o que viu. Declarou que já tinha muitas informações sobre o PPV e que, por isso, resolveu conhecê-lo pessoalmente: “O Brasil tem muito o que aprender com Pernambuco. Vou levar à presidenta Dilma (Rousseff) a impressão que tive. Pernambuco chegou a um nível que me impressiona muito”, disse o ministro, considerado um dos mais influentes junto à presidenta.

“Temos absoluta clareza de que não conseguiremos enfrentar a violência se nós não estivermos juntos em uma pactuação entre os poderes e uma profunda integração entre as forças policiais e Pernambuco nos dá uma lição a esse respeito”, completou Cardozo.
Para o governador, a vinda do ministro representa o reconhecimento à política de segurança pública de Pernambuco e abre portas para a troca de informações entre estados e União. “Nós temos muitas parcerias com o Governo Federal nessa área e queremos ampliá-las, aprender com outras experiências que existem no Brasil e poder também levar a nossa para esse grande esforço que o País tem feito de estruturar política pública na área da defesa social”, disse Campos.

COMPARATIVO – Levando em consideração o período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010, o PPV conseguiu uma queda de 34,4% na taxa de homicídios do estado – o equivalente ao dobro do alcançado em Bogotá nos quatro primeiros anos de implantação do seu plano de segurança lançado em meados da década de 90. Outro “case” da segurança pública, Nova Iorque registrou 8,2% nos primeiros quatro anos do seu programa de “Tolerância Zero”. “Quem não sabia disso, ficou impressionado como nós tivemos a experiência mais exitosa do ponto de vista dos resultados”, disse o governador.

O Pacto pela Vida foi implantado em abril de 2007. Desde então, Pernambuco comemora o quarto ano consecutivo da redução de homicídios. Há 26 meses seguidos, os números despencam. Se comparados os meses de dezembro de 2006 e dezembro de 2010, a iniciativa derrubou as taxas de homicídio em Pernambuco em 28%. Na Região Metropolitana a redução foi de 35% e no Recife o percentual foi ainda maior: 40%. 

O programa mescla o trabalho de prevenção ao de repressão qualificada e estabelece metas para todas as áreas de atuação. Para um maior controle das informações e mais eficácia das ações, o estado foi dividido em 26 Áreas Integradas de Segurança, sendo cinco no Recife, cinco na Região Metropolitana e as 16 restantes espalhadas pelo interior.

Inocêncio acerta com João da Costa a volta de José Marcos à prefeitura do Recife

O deputado Inocêncio Oliveira acertou ontem com o prefeito João da Costa (PT) a volta do ex-deputado José Marcos à Secretaria de Saneamento da Prefeitura do Recife.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa vai substituir o engenheiro Charles Jurubeba, que ficou em seu lugar, a partir de abril de 2009, quando teve que se afastar do cargo para disputar um mandato de deputado estadual.

José Marcos obteve apenas 27 mil votos e não conseguiu o que tanto sonhava: voltar para a Casa de Joaquim Nabuco, onde cumpriu três mandatos consecutivos. A posse ainda não foi marcada mas deverá ocorrer na próxima semana quando o prefeito tiver concluído a reforma no primeiro escalão. (Inaldo Sampaio)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Armando apóia Agência do BNDES para financiar exportação

O deputado federal e senador eleito Armando Monteiro (PTB) apóia a proposta do ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, de criar uma subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada especificamente para fomentar as exportações.

Para Armando, “é fundamental contar com este tipo de instrumento de apoio ao financiamento da exportação, como fazem os países com maior presença no comércio internacional”. É com atraso, observa ele, que o Brasil busca agora montar uma estrutura com este objetivo.

"Ainda que tardia, a medida é da maior relevância", acentua Armando, apontando, porém, a necessidade de outras medidas para apoiar o setor exportador, sendo duas em especial: facilitar ao setor a utilização efetiva dos créditos tributários acumulados, "cujo carregamento representa um custo"; e um enxugamento das normas burocráticas que regem os procedimentos aduaneiros, "hoje muito dispersas e complexas".

Sertânia recebe Curso do Pernambuco no batente

O projeto de inclusão produtiva Pernambuco no Batente está trazendo para Sertânia o curso profissionalizante de alta qualidade na área têxtil, moda e designe que atenderá beneficiários do Programa Bolsa Família maiores de 18 anos.

O projeto é uma parceria da Prefeitura com os Governos Estadual e Federal.

Os interessados em participar do curso, que terá duração de 3 anos, poderão fazer a inscrição no CRAS que fica localizado na AV. Presidente Vargas, de segunda-feira dia 24 até a sexta dia 28 de janeiro. As vagas são limitadas.

Nova secretaria-executiva agrada movimentos sociais

Responsável por 70% de todo o PIB rural de Pernambuco e por sete em cada 10 empregos gerados no campo, a agricultura familiar ganhou uma estrutura exclusiva dentro do novo organograma do Governo do Estado. O governador Eduardo Campos anunciou hoje (24) o engenheiro agrônomo e mestre em Administração Rural pela UFRPE, José Aldo dos Santos, 45, como o titular da Secretaria-executiva de Agricultura Familiar.

A criação da nova pasta e a escolha de José Aldo agradaram em cheio aos movimentos sociais. “Essa nova organização é uma sinalização clara, objetiva e satisfatória aos nossos pleitos”, cravou Almir Xavier, membro da direção estadual do Movimento Sem Terra. Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros também reconheceu o avanço do diálogo entre o Governo e os movimentos sociais. “É um passo importante para consolidar a agricultura no campo e a interiorização do desenvolvimento passa por esse fortalecimento”, pontuou.

Natural de Altinho, no Agreste pernambucano, José Aldo já coordenou o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e foi membro da coordenação da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Ele exercia o cargo de diretor de Articulação do Semiárido Pernambucano (ASA-PE) até a última sexta-feira, quando foi convidado para nova missão. ”As políticas estavam fragmentadas em várias secretarias, vamos agora dar uma unidade nas ações e, assim, fortalecê-las”, explicou o novo secretário, que desde 1989 é ligado a movimentos sociais da causa agrária.

“Aldo vai nos ajudar a ter uma política com foco e direcionada para quem vive nas pequenas propriedades com tantos desafios no acesso ao conhecimento, à água, à educação e à saúde. Com certeza essas políticas públicas vão ser ajudadas com a criação da secretaria”, explicou o governador.

Ao discursar, Eduardo afirmou ainda que a nova estrutura representa “um contorno da luta do povo que tem a marca do nosso campo político” e lembrou que há 47 anos o seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, reuniu de forma pioneira, naquele mesmo salão do Palácio do Campo das Princesas, usineiros e trabalhadores da indústria canavieira de Pernambuco para uma rodada de negociações. O “Acordo do Campo” garantiu alguns direitos aos safristas como o recebimento de um salário mínimo, por exemplo.

A cerimônia de anúncio da nova secretaria trouxe a Pernambuco o secretário executivo de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira. O estado passa a ser o terceiro a contar com uma secretaria própria para as questões do pequeno produtor rural. Antes, apenas a Bahia e o Ceará possuíam pastas semelhantes.

A nova pasta está vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e dividida em três gerências: Desenvolvimento Territorial, Produção Rural e Comercialização e Assistência Técnica. O orçamento de R$ 10 milhões será utilizado prioritariamente como contrapartida para projetos e convênios com o Governo Federal.

Prefeito Zeca entrega terreno do novo fórum de Arcoverde ao Tribunal de Justiça.

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes, recebeu, nesta sexta-feira, 21, a visita de representantes do Poder Executivo e Legislativo de Arcoverde. Durante o encontro, o prefeito da cidade, José Cavalcanti, doou ao Judiciário estadual um terreno para a construção do novo fórum do município.

Para o desembargador Jovaldo Nunes, será um ganho para Arcoverde, que já necessitava do espaço. "Esperamos retribuir esse gesto da Prefeitura de Arcoverde construindo o fórum o mais rápido possível. Com certeza estarei na inauguração desse novo prédio da Justiça", enfatizou. Segundo o presidente em exercício, a expectativa é que a obra seja concluída até o fim do próximo ano.

 De acordo com o juiz de Arcoverde, Draulternani Melo Pantaleão, a iniciativa da Prefeitura vai beneficiar toda a população da cidade. "Essa já é uma reivindicação antiga. O atual prédio não comporta mais nossa demanda de ações e pessoas que circulam no fórum. Temos cerca de 13 mil processos em tramitação nas três varas instaladas na Comarca", explica.

O terreno do novo fórum tem 7.200 metros de área. Está localizado na Rua Escolástica de Albuquerque Padilha, no Bairro de São Miguel, próximo ao centro da cidade. O novo prédio vai abrigar oito varas de competências cíveis, criminais e da Fazenda Pública, além de um juizado.

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, ressaltou que a construção do novo fórum vai garantir melhores condições não só para os serventuários da Justiça como para a população, que será atendida com maior conforto. "Essa parceria entre o Executivo e o Judiciário é muito importante. Com os poderes trabalhando de forma harmônica, a Justiça passa a acontecer de forma mais célere e a população será beneficiada".

Também compareceram à reunião o Procurador do Município, Pedro Melchior, o secretário de Finanças da cidade, Eduardo Geovane, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Arcoverde, Tércio Belarmino, e o deputado estadual Júlio Cavalcanti

De volta

Após alguns dias de férias estamos retornando hoje com as notícias de Arcoverde e região.

Forte abraço,

Túllyo Cavalcanti

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pernambuco Rural Sustentável terá investimento de U$S 135,2 mi do BIRD

Para discutir a implementação do Projeto Pernambuco Rural Sustentável (PRS) que atuará em 180 municípios de Pernambuco com investimentos estimados de US$ 135,2 milhões, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, reuniu-se nesta quinta-feira (13), com o representante do Banco Mundial (BIRD), Edward Bresnian, e o secretário Executivo, José Patriota. A previsão é que as ações do Projeto se iniciem neste primeiro semestre de 2011 e sejam executadas em seis anos, baseadas nos seguintes componentes: Empreendimentos Associativos, Infraestrutura Básica e Gestão do Projeto.

No encontro, ficou acertado o retorno da missão do BIRD entre os dias 31 de janeiro a 04 de fevereiro próximo, para tratar dos acordos contratuais. “Devemos assinar Termo de Autorização para que o Governo de Pernambuco possa iniciar investimento de 10% do valor total do contrato ainda neste semestre”, falou o secretário Ranilson Ramos ao final da reunião. O Governo do Estado entrará com contrapartida de US$ 35,2 milhões para o Projeto Pernambuco Rural Sustentável.

A partir desta sexta-feira (14), Edward Bresnyan, acompanhado de técnicos do Prorural, inicia uma série de visitas técnicas a projetos produtivos de geração de trabalho e renda implantados nos municípios de Brejo da Madre de Deus, Garanhuns, Petrolândia e Jatobá.

Serão visitados cinco projetos nas áreas de piscicultura, sistemas de irrigação e agroindústria de beneficiamento. O representante do Banco Mundial vai conhecer os resultados de convênios firmados entre o ProRural e entidades representantes dos produtores rurais familiares para ações executadas por meio do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR- 2a fase).

Roteiro - No Agreste Central, na cidade de Brejo da Madre de Deus, a visita será a projetos de irrigação localizados nas comunidades dos Sítios Amaro, Escorrego, Jaracatiá, Xéu, Preguiça e Cafundó. Com benefícios para 20 famílias da localidade, o projeto é um convênio do ProRural com a Associação dos Produtores Orgânicos de Terra Fértil com investimentos de R$ 111.423,40.

Em Garanhuns, no Distrito de Miracica, será visitada a Agroindústria de Castanha e Doce de Caju, o projeto beneficia 76 famílias da Associação Comunitária de Escovão. O investimento da iniciativa foi de R$ 191.187,70.

No sertão de Itapararica, três projetos de apoio à cadeia de piscicultura do Sub Médio São Francisco receberão a visita do BIRD. No município de Petrolândia, o roteiro inclui duas comunidades: A Associação do Largo do Papagaio e Sítio Peixe da Serra. Com um total de 26 famílias beneficiadas com a criação de peixes em tanques-rede, o investimento foi de R$366.157,45. Em Jatobá, o projeto executado em convênio com a Associação dos Pescadores do Lago de Itaparica teve investimentos de R$ 178.349,42, gerando renda para 13 famílias da comunidade do Sítio Varginha.

Governador Eduardo Campos visita obra de duplicação da BR-408

O governador Eduardo Campos (PSB) visita nesta sexta-feira, às 8h, as obras de duplicação da BR-408. Orçado inicialmente em R$ 115 milhões, o trabalho de duplicação da rodovia entrou em nova fase esta semana quando foram iniciados os serviços de recuperação da pista antiga, no trecho que vai da antiga fábrica da Bicopeba até a BR-232, com quase 20 quilômetros. O fluxo é de 15 mil veículos por dia trafegando na área.

Esta parte da obra, que deve ficar pronta até abril próximo, está sendo feita em paralelo à duplicação da via que começou em agosto do ano passado. A previsão é de que toda a obra – integrante do complexo de acesso à Arena da Copa – seja concluída em março de 2012.

Por conta dos serviços, que envolvem cerca de 500 trabalhadores e exigem grande movimentação de caminhões, além de bloqueios em determinados trechos do acostamento, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) começou, na última segunda-feira (10), a orientar os motoristas a trafegarem com velocidade entre 40 e 60 quilômetros. Também está sendo empreendida uma ação Pare e Siga, direcionada a quem vem de São Lourenço da Mata em direção ao Recife, com interrupções do tráfego em períodos de 5 a 10 minutos.

Secretaria Estadual de Agricultura vai capacitar trabalhadores do Chapéu de Palha no São Francisco

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) vai capacitar 2,4 mil trabalhadores rurais desempregados com a entressafra da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco entre as famílias que serão beneficiadas com o Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada 2011. A capacitação acontece no período de fevereiro a maio deste ano para os agricultores inscritos nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolândia.

Recursos da ordem de R$ 332,3 mil estão sendo destinados pela SARA para capacitar os trabalhadores em práticas agrícolas voltadas às atividades desenvolvidas na fruticultura irrigada. “É importante ressaltar que o Programa tem um conteúdo social muito forte e nós da Secretaria contribuiremos no aperfeiçoamento dessa mão de obra local com os cursos”, destacou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.

O Programa Chapéu de Palha, assegurado por Lei Estadual de Nº 13.766/2009, é coordenado pela Secretaria de Planejamento e tem a participação das Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária, Educação, Saúde, Defesa Social e Direitos Humanos, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, além das Especiais da Mulher, Juventude e Emprego.

 Nas duas edições do Chapéu de Palha para a Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, em 2009 e 2010, o Governo investiu R$ 16 milhões no atendimento de 20 mil famílias envolvidas direta e indiretamente no Programa.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Governo amplia Todos com a Nota no Campeonato Pernambucano 2011

A festa nas arquibancadas está garantida. Nesta quarta-feira (12), o governador Eduardo Campos anunciou a ampliação do programa Todos com a Nota para a edição 2011 do Campeonato Pernambucano de Futebol, Troféu taça Polícia Militar de Pernambuco. O TCN vai pagar R$ 5,5 milhões aos 12 clubes participantes do Campeonato da Série A1, por 811.400 mil ingressos negociados através da troca pela nota fiscal de compra. Em 2010, foram pagos R$ 5,1 milhões aos times participantes por cerca de 790 mil ingressos.

O programa terá início já na rodada de amanhã para os quatro jogos que serão realizados no interior. No entanto, as partidas entre Sport x América e Náutico x Petrolina ficaram de fora desta primeira rodada. Em jogos normais, Santa Cruz, Sport e Náutico disponibilizarão dez mil lugares para TCN; o Central 4.900 mil; e os demais 3.900 lugares. Em clássicos, Santa, Sport e Náutico cederão 15, 10 e oito mil respectivamente. O Governo vai repassar aos clubes R$ 14,40 por ingresso dos clássicos e R$ 5,50 nos outros jogos.

O lançamento do programa foi marcado por uma solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas que reuniu, além do governador, o vice, João Lyra Neto, o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, e representantes dos 12 clubes que disputam a Série A do certame.

“O Todos com a Nota faz a diferença para os clubes intermediários. O maior patrocinador do nosso clube hoje se chama Todos com a Nota”, disse o presidente do Salgueiro Atlético Clube, Clebel de Souza, que falou em nome de todos os dirigentes e entregou uma camisa do clube ao governador. “É preciso que haja essa união entre Governo e futebol”, completou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira.

Eduardo foi o último a discursar e destacou também o papel social do programa. “Do ponto de vista de homicídio, de furto, há uma redução em função de uma opção de lazer. Em dias que temos atividades de jogos nos bairros, sobretudo quando tem os grandes jogos, a gente vê diminuir muito a violência”, disse o governador.

Entre 2007 e 2010, foram repassados aos clubes pernambucanos mais de R$ 32 milhões. Valor que representa 51,7% da receita dos times. “Com essa iniciativa nós permitimos que o futebol pernambucano resista, diferente do futebol de outros estados do Nordeste que desapareceu”, comparou Eduardo.

Para o secretário Paulo Câmara, o aumento de 30% no recolhimento das notas no segmento do varejo é uma motivação para continuar o programa e promover a educação fiscal. “Diversas operações da Secretaria da Fazenda, para descobrir as empresas que fraudam notas fiscais, foram feitas em virtude da análise das notas fiscais que foram recolhidas e várias empresas foram checadas. Para a Secretaria o programa representa uma política de Estado, de avanço tanto na parte social quanto fiscal”, disse Câmara.

Armando defende política fiscal austera no Governo Dilma

Senador eleito diz em entrevista à Rádio Senado que governo deve deixar de lado gastos supérfluos. De acordo com Armando, para se ter uma redução na taxa de juros real consistente, nos próximos anos, o Brasil precisa ter uma política fiscal mais austera e um maior compromisso com o equilíbrio das contas públicas.

Governador visita obras do Depatri

O governador Eduardo Campos visita nesta quinta feira (13) às 16h, as obras do novo prédio do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais – Depatri, em Afogados. Com investimento total de mais de R$ 800 mil, o prédio, composto de quatro blocos, irá abrigar as delegacias de Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Veículos, de Carga e Estelionato. O objetivo é consolidar, num só local, todas as informações sobre esses delitos e otimizar os trabalhos realizados pelas equipes policiais.

Criado pelo Decreto n°32.366 de 19 de Setembro de 2008 o Depatri possui 185 policiais dentre Delegados, Escrivães e Agentes. No ano passado encaminhou à Justiça 1.095 inquéritos e efetuou a prisão de 391 pessoas. Com a inauguração do Departamento, segundo o gestor do Depatri, delegado Antônio Barros, a chefia geral da Polícia Civil pretende reforçar o efetivo com mais 30 agentes, proporcionando um aumento na produtividade e também no número das operações realizadas. No ano passado foram oito operações de repressão qualificada.

No local estão sendo feitos serviços de instalação da infraestrutura de rede elétrica, incluindo pontos de tomada, interruptores, luminárias fluorescentes, além da rede de cabeamento lógico com estrutura para comunicação DADOS/VOZ das unidades policiais, instalação de painéis de divisórias para arrumação do layout interno de cada Delegacia de Polícia, infraestrutura para os equipamentos de climatização e mobiliário. Estão sendo investidos R$ 278 mil nesses serviços, R$375.240,51 em mobiliário e R$197.861,57 em climatização. No período de Janeiro a Dezembro de 2010 em relação ao ano anterior foi registrado redução de 14,4% dos crimes contra o patrimônio – CVP.

Trânsito em Arcvoerde deverá ser municipalizado.

Uma das grandes novidades de 2011 para a cidade de Arcoverde deverá ocorrer na área de trânsito. Com o objetivo de regulamentar e organizar o tráfego e estacionamento de veículos na cidade que cresce a passos largos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trânsito já está estudando a possibilidade da municipalização do setor em Arcoverde, hoje a cargo do BPtran da Polícia Militar.

Segundo informações preliminares, os estudos apontam para a total municipalização do trânsito, com a criação de uma agência reguladora, guardas municipais e nova sinalização. Também está em pauta a criação da chamada Zona Azul, que prevê um rodízio de carros, principalmente na Av. Cel. Antonio Japiassu, a onde, hoje, é quase impossível achar uma vaga para estacionar. Caso a zona azul seja implantada, os motoristas terão que pagar um valor por um determinado tempo estacionado na área central da cidade.

Até fevereiro a Secretaria de Desenvolvimento estará concluindo seus estudos e o prefeito do municípo, Zeca Cavalcanti, deverá anunciar oficialmente quais as verdadeiras mudanças que vão ocorrer no trânsito da Capital do Sertão. É esperar para saber. (Arcoverde de todos)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Direção de Fórum diz que diálogo faz agricultura familiar avançar no Estado

Reconhecer os avanços conquistados pela agricultura familiar e o diálogo qualificado mantido com o governo Eduardo Campos nos quatro primeiros anos de gestão. Estes foram os pontos enfatizados pela direção do Fórum Estadual da Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Pernambuco, ao procurar os secretários Sileno Guedes, Ranílson Ramos e Marcelo Canuto para uma reunião nesta terça-feira (11/01), no Palácio do Campo das Princesas.

O Fórum da Agricultura Familiar congrega mais de 20 entidades representativas dos trabalhadores do campo, e organizações não governamentais, entre elas a Fetape, MST, Articulação do Semi-Árido – ASA, UNICAFS E SERTA. Durante o encontro, os dirigentes Doriel Barros (Fetape), Bárbara Lima (MST) e Aldo Santos (SERTA) reafirmaram o reconhecimento de que têm o Governo do Estado como parceiro da agricultura familiar em Pernambuco e aliado com quem mantém afinidade política natural e histórica.

“Temos dialogado com o governo desde o começo e temos um entendimento que nem se compara com o que tivemos em outros momentos. O governo mantém fóruns como os conselhos regionais e o próprio CEDES, onde as questões sociais são tratadas como prioridade”, afirmou Aldo Santos.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, fez questão de esclarecer que é inegável o espaço para o diálogo, assim como são importantes os avanços. “Claro que ainda temos muito ainda para avançar, mas o caminho está aberto e passa pelos entendimentos que temos mantido”, disse.

Os secretários Ranílson (Agricultura), Sileno (Articulação Social) e Marcelo (Executivo de Relações Institucionais) receberam os visitantes e agradeceram pelo reconhecimento e garantiram que o Governo do Estado continuará pautando sua ação pelo respeito aos movimentos sociais e pelos compromissos com os que mais precisam.

“Nosso governo pratica cotidianamente o diálogo. Criamos instrumentos para isso. Temos ouvidorias, conselhos, fóruns e periodicamente o próprio governador vai às ruas ouvir o povo, porque entende que nenhum governo acerta se não tiver sintonia fina com os interesses da população”, afirmou Sileno Guedes.

Humberto Costa é o novo líder do PT no Senado

Os integrantes do PT no Senado confirmaram na tarde de hoje (11) o senador Humberto Costa (PE) como novo o líder da bancada em 2011.

A reunião entre os senadores do partido começou às 15h e ainda está ocorrendo na liderança do partido no Senado. Entre os postulantes à vaga também estava o senador Eduardo Suplicy (SP).

Além da liderança do partido no Senado, o PT também tenta chegar a um acordo interno para a indicação do vice-presidente da Casa, cargo atualmente ocupado pela oposição.

Por ser a segunda maior bancada eleita em outubro, atrás apenas do PMDB, o PT tem a prerrogativa de ser o segundo a escolher um cargo da Mesa Diretora.

Ao ocupar a vice, o objetivo é impedir que a oposição fique no comando do Senado nas ausências do futuro presidente, que deve ser definido em fevereiro, após o fim do recesso do Congresso.

O nome mais cotado é do atual presidente, José Sarney (PMDB-AP).

A disputa pela vice-presidência está entre a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, o ex-ministro da Previdência José Pimentel (CE) e Delcídio Amaral (MS). Ele também deve ser definida apenas no retorno das atividades do Congresso. (Noblat)

Arcoverde promove cursos de capacitação em turismo.

Já estão abertas na Secretaria de Turismo da Prefeitura de Arcoverde, as inscrições para os cursos gratuitos de capacitação em turismo, promovidos pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional.

Estão sendo oferecidos cursos de atendente de caixa, recepcionista, camareira, garçom, gestão de alimento seguro, gestão em hotelaria, turismo para empreendedores e barman. As inscrições vão até o 22/01 e as aulas começam no dia 24 de janeiro. Serão dez dias de aula nos três horários ( manhã, tarde e noite ). O local das aulas será definido esta semana pela Secretaria de Turismo.

Para se inscrever os candidatos devem levar cópia da RG, CPF e do comprovante de residência, além de uma foto 3x4. Informações: 87.3821.3502. (Arcoverde de todos)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eduardo Campos visita obras de abastecimento de água em Moreno

O governador Eduardo Campos visita nesta terça-feira (11), às 16 horas, as obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que estão sendo realizadas na cidade de Moreno, Região Metropolitana de Recife.

Acompanhado pelo secretário de Recursos Hídricos, João Bosco, e pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, o governador vai vistoriar duas estações de tratamento de esgoto que fazem parte da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário, que se encontra em fase de conclusão e também a implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Alto da Olaria .

A obra, que já beneficia diretamente 267 famílias, é uma reivindicação antiga da comunidade, e vai beneficiar mais de 1.000 pessoas. Foram construídas uma estação elevatória e um reservatório com capacidade para armazenar 75m3 de água, além da implantação de 2.500 metros de rede de distribuição e mais 270 ligações domiciliares. A distribuição será feita através da rede de abastecimento principal de Moreno e vai captar 4 l/s de água, suficiente para atender a demanda local. O valor do investimento é de R$ 400 mil.

Com a implantação do sistema de esgoto, o município de Moreno terá duplicada a sua cobertura dos serviços de esgotamento sanitário, passando de 22% para 40%. Serão beneficiadas mais de 10.000 pessoas. O valor do investimento foi de R$ 15,4 milhões. Foram realizadas obras no centro da cidade, no Distrito de Bonança e na Vila Massaranduba, como a construção de Estações de Tratamento (ETE) e Estações Elevatórias, instalação de ramais, emissários e redes coletoras, entre outras. Os trabalhos devem ser concluídos em abril deste ano.

Dilma pode vir a Pernambuco ainda este mês para visitar obras

Nesta segunda-feira (10), o governador Eduardo Campos recebeu o novo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para uma visita aos canteiros de obras da Transposição do São Francisco e da Ferrovia Transnordestina na cidade de Salgueiro, a 518 km do Recife. As obras são tidas como prioridade pela presidente Dilma Rousseff, que pode fazer sua primeira visita oficial a Pernambuco ainda este mês.

Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-presidente do Porto de Suape, Bezerra Coelho disse que a visita de hoje serviu para colher informações atualizadas sobre as duas obras e preparar a vinda da presidenta. “Ela quer vir aqui para Salgueiro e gostaria ainda de esticar a viagem até o Porto de Suape e à Pirapama”, disse ele, em sua primeira visita oficial a Pernambuco como ministro. A expectativa é que Dilma assine a Ordem de Serviço do Projeto Pontal e que visite ou inaugure a terceira etapa do sistema de abastecimento de água que está sendo construído pelo Governo do Estado.

A primeira visita de hoje foi à sede do Lote 3 da Transposição do São Francisco, às margens da BR-232. Governador e ministro almoçaram com funcionários responsáveis pela obra e assistiram uma apresentação sobre o andamento dos trabalhos. Mais de R$ 1,2 bilhão já foi investido nos eixos Leste e Norte, que têm atualmente sete mil trabalhadores divididos em 16 lotes. A previsão de entrega é fim de 2012 para o Leste e de 2013 para o Norte.

A segunda parada da comitiva foi na fábrica de dormentes de concreto de bitola larga que irão compor a Transnordestina, onde foram recebidos pelo presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho. A unidade fabril é a maior do mundo, com uma produção diária de 4.800 peças. Eduardo conheceu as máquinas responsáveis pelo nivelamento, alinhamento e socagem dos trilhos.

Com 1.728 km de extensão e dividida em 25 frentes de trabalho, a ferrovia vai ligar os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) à cidade de Eliseu Martins (PI). Para isso, serão investidos R$ 5,4 bilhões que vão gerar 14 mil empregos diretos no pico das obras. A Transnordestina será inaugurada no final do ano de 2012 e tem em Salgueiro um ponto estratégico dentro do seu traçado. É no município do Sertão Central pernambucano que a ferrovia se expande nos três sentidos.

Eduardo Campos garantiu também que os recursos necessários para a execução estão garantidos até o segundo trimestre deste ano. “A empresa tem dinheiro na frente, até março. Nesse momento, ninguém está devendo. Nossa preocupação é garantir os recursos de abril para que a obra não tenha interrupções. Vamos fazer um check list das providências que precisam ser tomadas para termos soluções de continuidade. Há necessidade de tomar decisões antecipadas porque março é depois de amanhã já”, afirmou, para depois garantir que todos os trechos da ferrovia estarão em obras até o mês de julho.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Eduardo Campos e Alberto Feitosa participam da abertura do Globo Verão 2011

O governador Eduardo Campos e o secretário de Turismo Alberto Feitosa participaram na manhã deste sábado (08/01) da abertura do Globo Verão 2011, em Itamaracá, no Litoral Norte do Estado. O projeto, apoiado pela tem apoio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), funciona durante todos os finais de semana de janeiro, promovendo competições esportivas, dicas de gastronomia, meio ambiente e saúde, além de brincadeiras para crianças. Com entrada franca, a Casa instalada no píer da ilha deve atrair mais de três mil pessoas a cada dia de funcionamento.

“Estamos no terceiro ano desta parceria que vem dando certo, porque movimenta o litoral Norte, tanto para turistas quanto para os pernambucanos. Teremos aqui muitas atividades para as famílias, que é uma característica do nosso verão”, avaliou Eduardo. Para o secretário Alberto Feitosa a região é uma das prioridades do atual Governo. “Temos que dotar o Litoral Norte de infraestrutura, para que mais pessoas possam voltar a freqüentar Itamaracá e toda esta área, que é belíssima. Por isto esta no nosso planejamento voltar boa parte das obras do Prodetur Nacional para esta faixa litorânea”, disse. O Prodetur Nacional, assinado no dia 10 de dezembro, prevê recursos de 250 milhões de dólares para obras de infraestrutura, qualificação profissional e preservação de patrimônio.

Confira os espaços da Casa e as atividades que serão realizadas:

ESPORTES E LAZER

Crianças e adultos podem participar de brincadeiras e desfrutar de passeios de bicicleta, ginástica e atividades esportivas como basquete, futevôlei, frescobol, frisbee, futebol de areia e vôlei de praia. As crianças de até cinco anos têm um espaço reservado de diversão exclusivo na brinquedoteca.

ILHA DAS PIPAS

Espaço onde os monitores ensinam aos participantes a montar e a empinar sua própria pipa.

PALCO DOS DESAFIOS

Quem quiser arriscar uns passinhos de dança pode participar dos concursos que acontecem no palco dos desafios. Gincanas e atividades recreativas para adultos e crianças também estão previstos no local.

OFICINA DE ARTESANATO

A cada fim de semana, a programação da casa contará com oficina de artesanato a partir de materiais recicláveis. Neste sábado (8), os participantes aprenderão a fazer um colar de garrafas PET.

SABOR DO VERÃO

Todos os sábados de janeiro, chefs renomados da Associação da Boa Lembrança vão ensinar receitas e dar dicas de culinária para crianças e adultos.

Prefeita de Sertânia diz que economia da cidade vai de vento em popa

Ao contrário da maioria dos prefeitos das cidades pernambucanas, a prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira (PSB), diz não ter o que reclamar da economia do município. Ela tem comemorado os ganhos da cidade graças à Transposição do São Francisco e os lucros que virão com a Transnordestina, afirmado que deu até para formar um fundo de reserva para investimentos no município.

“Hoje Sertânia tem aspecto diferente, uma nova cara, muitas obras. É visivel a beleza da cidade. Com as vitórias de Ângelo Ferreira (seu marido, reeleito deputado estadual), Eduardo Campos e de Dilma, continuaremos no desenvolvimento. A Transposição é uma realidade, pois somos beneficiados com obras e empregos. E com Fernando Bezerra Coelho sendo ministro as esperanças se multiplicam", comentou Cleide. (Inaldo Sampaio)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Inclusão: cegos terão facilidade na hora de pagar suas contas

A partir de hoje (06) pernambucanos com deficiência visual passam a receber as suas faturas de pagamentos em Braille gratuitamente. Para isso, basta solicitarem a mudança da linguagem da conta junto à empresa prestadora do serviço. O direito está previsto na Lei Estadual n° 14.262/2010 sancionada ontem (05) pelo governador Eduardo Campos e publicada hoje no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o Censo de 2000, existem cerca de 960 mil pessoas com deficiência visual em Pernambuco, o equivalente a 12% da população à época. Com a nova legislação, os cegos passam a receber boletos de serviços básicos como contas de água, energia elétrica e telefônica, confeccionados no código Braille - linguagem especifica à sua deficiência e que, portanto, proporcionam-lhe uma maior autonomia.

“É uma Lei que visa promover cidadania, inclusão e melhoria de vida à quase um milhão de pernambucanos que sofrem com a deficiência visual”, disse o governador hoje à tarde.

Cabe ao Procon e à Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) fiscalizar o cumprimento das normas previstas na Lei. Caso o direito estabelecido pela Lei seja negado, os prejudicados devem procurar o Procon e enquadrar a queixa no Código de Defesa do Consumidor.

As multas variam de acordo com a gravidade da infração e também sofrem alterações de acordo com os órgãos externos de controle de cada prestadora: Aneel (energia), Anatel (telefonia) e Arpe (água). O Projeto de Lei foi de autoria do deputado Silvio Costa Filho (PTB).

Armando quer estimular desenvolvimento do interior

Uma das bandeiras de atuação na Câmara Federal e também da campanha vitoriosa ao Senado em 2010, a interiorização do desenvolvimento terá atenção especial de Armando Monteiro (PTB) em sua nova trincheira no Congresso Nacional. “Sempre fui um defensor da interiorização do desenvolvimento. No Senado, vou lutar por uma melhor redistribuição de recursos entre União, Estados e Municípios e batalhar por projetos que beneficiem o pequeno agricultor e o pequeno empresário”, antecipa.

Dizendo ter a compreensão de que o desenvolvimento de Pernambuco precisa ser integrado, Armando reforça que o crescimento da região do Complexo Industrial e Portuário de Suape deve se articular com a base econômica do interior. Para ele, outro desafio para o interior é não apenas integrar o crescimento do Estado às atividades tradicionais existentes, mas também criar novas alternativas econômicas. “Só dessa forma é possível se promover um crescimento equilibrado”.

O senador eleito enfatiza que, a partir da ação dos governos federal e estadual, o interior de Pernambuco já tem avançado econômica e socialmente. A atração de fábricas como a Sadia e a Perdigão para o Agreste, obras como a Transnordestina e a Transposição no Sertão e a implantação de escolas técnicas em todas as regiões do Estado – estão previstas mais 47 para os próximos anos – são exemplos dessa nova política de desenvolvimento, liderada em Pernambuco pelo governador Eduardo Campos (PSB).

Eduardo nomeia Fenelon procurador-geral do MPPE

O governador Eduardo Campos acaba de nomear o promotor Aguinaldo Fenelon de Barros para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ele será empossado no próximo dia 10 e irá exercer o cargo máximo da instituição durante o biênio 2011-2012.

Aos 55 anos, Aguinaldo Fenelon recebeu 174 votos e foi o mais votado dentre os que figuraram na lista tríplice enviada ao governador na última segunda-feira após eleição interna no MPPE. Os promotores Waldemir Tavares Filho, com 151 indicações, e Clóvis Sodré, com 129, também compunham a lista.

Graças à uma mudança no artigo 8º da Lei Orgânica do Ministério Público sancionada pelo governador no dia 14 de dezembro de 2009, esta foi a primeira eleição na qual os promotores puderam concorrer ao cargo máximo do MPPE. Anteriormente, apenas procuradores poderiam se candidatar ao cargo máximo da instituição.

Deputado eleito Júlio Cavalcanti prestigia festa de Reis em Pedra

O deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) esteve ontem (05) no município de Pedra, onde participou das festividades de Reis, comemoração tradicional da cidade.

Ao lado de amigos e correligionários, como o ex-prefeito Zeca Vaz (PTB), provável candidato à sucessão do atual prefeito Francisco Braz (PR), Júlio participou de reunião com as forças que o ajudaram a ser majoritário na cidade, com 3.195 votos na eleição de outubro passado.

No encontro, foi discutido o futuro político de Pedra e as perspectivas de projetos para o município. Após o encontro, ele visitou eleitores e barraqueiros da festa, que acontece no centro da cidade. (Inaldo Sampaio)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Eduardo reúne secretariado e começa a definir metas

O governador Eduardo Campos comandou hoje (06) a primeira reunião geral com a nova equipe do secretariado estadual. Realizado no Palácio do Campo das Princesas, o encontro durou quatro horas e serviu tanto como as “boas-vindas” aos novos integrantes do primeiro escalão quanto para mostrar o ritmo forte de trabalho pretendido para os próximos quatro anos.

Titular da pasta de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo apresentou um balanço das ações do Governo entre 2007 e 2010 e o cronograma de atividades para os primeiros 100 dias desta nova administração. Já o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, apresentou os desafios para este ano. Após as palestras, o governador fez suas considerações para depois conceder a palavra a cada um dos secretários.

Uma das maiores prioridades deste ano será compensar a perda de R$ 400 milhões que deixaram de ser repassados ao Estado através do Fundo de Participação dos Estados (FPE) em 2010 devido à crise econômica mundial. Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar enfatizou que será preciso racionalizar os gastos para fazer essa compensação, “trocando despesas ruins por investimento, que é o que interessa à população”. “Vamos otimizar ainda mais o uso de combustível, diárias e viagens”, exemplificou.

Também ficou decidido que em fevereiro haverá 12 seminários regionais do Todos por Pernambuco – programa de ausculta que norteou as prioridades da primeira gestão. Cada reunião plenária será realizada em uma região do Estado em cidades que ainda não foram definidas.

O conjunto de demandas colhidas junto à população será o parâmetro para o estabelecimento das novas metas do Governo para os próximos quatro anos. O que não significa que a administração irá colocar o “pé no freio” neste período. “Durante a pactuação (das metas), as inaugurações de obras continuam. O Governo não vai parar”, garantiu Alexandre Rebêlo.

Em julho de 2007, foram realizados encontros do Todos por Pernambuco nas cidades de Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Petrolina (Sertão), Caruaru, Garanhuns e Limoeiro (Agreste), Palmares (Mata Sul), Timbaúba (Mata Norte). O encerramento aconteceu no Recife.

Já as reuniões de monitoramento dos 10 objetivos estratégicos do Governo terão o primeiro ciclo iniciado ainda na última semana deste mês, quando todos os secretários deverão prestar contas das ações de suas respectivas pastas ao governador.

Todos os 29 secretários empossados estiveram presentes na reunião de hoje, além do atual líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), e o seu sucessor, Waldemar Borges (PSB). A pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade ainda não teve seu titular definido.

Armando Monteiro: “A maior ação estruturante é capacitar as pessoas”

O deputado federal e senador eleito Armando Monteiro (PTB) apontou como emblemática a criação da secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo na nova gestão do governador Eduardo Campos (PSB), que será comandada pelo ex-diretor regional do SENAI, professor Antônio Carlos Maranhão.

Para Armando, outra prova da preocupação com a política de educação profissional em Pernambuco foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da escola técnica de Camaragibe, primeiro ato administrativo do governo. “O governador está dando um testemunho eloqüente de que esta questão terá centralidade na agenda do seu programa de governo”, afirma.

De acordo com Armando Monteiro, a conjuntura econômica do Estado exige uma atenção especial para o esforço de qualificação e incentivo ao empreendedorismo. “Pernambuco vive um momento em que talvez a ação estruturante mais importante seja a qualificação das pessoas. Mais do que a infraestrutura física”, diz.

Ao elogiar a iniciativa de Eduardo Campos, o senador eleito afirma que governos comprometidos com a inclusão social valorizam a educação para o trabalho. “O fato de criar uma nova secretaria, uma nova plataforma, para olhar conjuntamente trabalho, qualificação e empreendedorismo, é uma síntese importante de uma visão integrada do governo”, afirma Armando, lembrando que “cuidar do empreendedorismo é cuidar da geração de renda”.

Com mandato no Senado a ser iniciado no dia 01 de fevereiro, Armando Monteiro lembra que sempre teve a atuação voltada para as áreas de qualificação e empreendedorismo, e que continuará a dedicar atenção especial a esses temas. “No Senado, estarei totalmente engajado a esse esforço de qualificação, não apenas para cobrar do Governo Federal mais recursos para os programas de qualificação, como também destinando recursos de emendas ao Orçamento da União para a construção das 47 Escolas Técnicas Estaduais previstas no Plano de Governo da gestão Eduardo Campos”.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sertânia: Educação e Agricultura ganham novos endereços

As Secretarias de Educação e Agricultura da prefeitura de Sertânia estão mudando de endereço, ganhando assim mais espaço com prédios mais amplos.

A Agricultura permanece na Rua Dr. Manoel Borba só que agora no nº. 153 e a Educação funcionará na antiga Clínica João Paulo II na Travessa Cel. Siqueira Campos.

Na antiga sede da Secretaria de Agricultura funcionará o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Instituto JCPM apoia projeto em Arcoverde.

A reunião em Arcoverde, entre a Fundação Terra, a prefeitura local e o Instituto JCPM, que tem apoiado trabalho social, e é representada por Lucia Pontes, teve como objetivo estabelecer uma parceria entre àquela prefeitura e a Fundação Terra nas áreas de educação, saúde e assistência social.

A reunião definiu um convênio entre as partes para ajudar a estabelecer parcerias e ter acesso aos fundos públicos dos governos federal e estadual.

O encontro foi conduzido pelo prefeito Zeca Cavalcanti, a vice-prefeita Madalena Brito e Padre Airton, em clima de muita harmonia e de boas perspectivas de trabalhos conjuntos.

Também participaram da reunião os secretários de saúde, de educação e de assistência social, além do superintendente da Fundação Terra, Wellington Freire e Sérgio Mota, colaborador da instituição. (Arcoverde de todos)

Estrada de Ipojuca começa a ganhar asfalto.

Um sonho de mais de 40 anos começa a virar realidade em Arcoverde. A tão sonhada obra de pavimentação da estrada de Ipojuca, 18 Km, saiu do papel há cerca de seis meses e já está começando a ser asfaltada.

Desde o final de dezembro e início deste mês, máquinas e homens deram início a colocação de asfalto ao longo do trecho que fará a ligação de Pernambuco com a Paraíba, atraindo ainda mais consumidores para o comércio e os serviços em Arcoverde.

Incluída na Agenda Arcoverde, lançada no ano passado em parceria com a Associação Comercial e CNI, a obra da estrada de Ipojuca era uma das metas prevista pela prefeitura municipal na área de desenvolvimento e economia. Ela está orçada em R$ 10,4 milhões.

Começam vendas de mesas do 5° Baile Municipal de Arcoverde

A Secretaria de Ação Social e de Turismo já deram início às vendas das mesas do 5º Baile Municipal que acontece no próximo dia 29 de janeiro. O baile que terá toda a sua arrecadação destinada ao Programa Arcoverde Solidária, será o primeiro grande evento carnavalesco de Pernambuco em 2011.

Na grande das atrações estão: o coral de Edgar Moraes, Orquestra Marco Zero, Nono Germano, Josildo Sá e Maestro Spok. A festa acontece nas dependências do Esporte Clube Municipal de Arcoverde, a partir das 22h. Serão colocadas 200 mesas e as compras podem ser feitas pelos telefones: 3822.1205 e 8831.8361.

Este ano, o baile municipal e o carnaval folia dos bois vai homenagear o saudoso carnavalesco Luiz Preto e seu Boi Lavareda com o tema: “Arcoverde e os bois do Carnaval....Uma história pra contar”.  (Arcoverde de todos)

Começa asfalto da nova avenida beira canal em Arcoverde.

Nos próximos dias, os motoristas de Arcoverde terão novas mudanças no tráfego de veículos na cidade. É que ontem á noite começaram os trabalhos de asfaltamento da nova Avenida Beira Canal, ligando o Corredor da Integração ao centro da cidade.

As obras fazem parte do Projeto Ruas da Cidade que já recapeou toda a Av. Severiano José Freire e agora está asfaltando a Rua Capitulino Feitosa dos dois lados, entre a Severiano e o INSS. A nova avenida faz parte do Plano de Obras e Ações de 2010, lançado pelo prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) no Esporte Clube em março passado.

2011 começa com reforço na segurança pública de PE

Dentro de três meses, Pernambuco vai ganhar mais três sedes de Áreas Integradas de Segurança (AIS) e o reforço de 2.649 policiais nas ruas. A notícia foi dada pelo governador Eduardo Campos em visita às obras do prédio da AIS-6, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, nesta quarta-feira (05).

A estrutura de Prazeres – localizada na Estrada da Batalha, em frente à estação de metrô Montes dos Guararapes – já está praticamente pronta e recebeu R$ 4,6 milhões em investimentos. Possui uma área construída de quatro mil metros quadrados e terá 127 salas onde irão funcionar a 6ª Delegacia Seccional e o 6° Batalhão de Polícia Militar. Os outros prédios a serem inaugurados em breve serão o da AIS-13, em Palmares, na Mata Sul, e da AIS-25, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado.

A AIS-6 vai abrigar ainda a 19ª Delegacia Circunscricional de Polícia Civil, a 2ª Delegacia de Polícia da Mulher, a 2ª Delegacia de Polícia de Crimes contra Criança e adolescente e atos infracionais e o Posto de Atendimento Clínico - IML Vivos. Serão mais de 750 policiais trabalhando no local.

Para dar mais eficiência ao trabalho das forças policiais, o Pacto pela Vida dividiu Pernambuco 26 Áreas Integradas de Segurança – Algumas delas abrangem mais de uma cidade, outras apenas alguns bairros – mas todas reúnem unidades das polícias civil e militar trabalhando de forma integrada. Antes da AIS de Jaboatão, o Governo do Estado já inaugurou as sedes de Apipucos, da Várzea e de Limoeiro.

Em entrevista ao lado do secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, Eduardo explicou que a visita é uma forma de agradecer o empenho dos profissionais que atuam em Jaboatão, Moreno e parte da Zona Sul do Recife: “Esta foi a área integrada que teve o melhor resultado entre todas as 26 existentes em 2010. Então, é simbólico que eu venha aqui para ver todos os policiais que nos ajudaram a ter uma redução de 21,7% no número de homicídios, o que significa 100 vidas salvas se comparado com 2009”, disse.

MAIS HOMENS – O governador informou ainda que 2011 começa com um reforço substancial no efetivo das polícias Civil e Militar. “Nos próximos 90 dias também vamos recompletar a PM com a conclusão do curso de formação para 2.025 novos soldados. A Polícia Civil terá mais 624 agentes e escrivães, de maneira que a gente possa correr atrás da meta do Pacto pela Vida durante o ano”, ressaltou.

Desde 2007, o Governo do Estado tem investido significativamente na contratação de novos policiais. A PM já recebeu 4.686 novos profissionais, representando um acréscimo de 27% do efetivo encontrado ao final de 2006. A Civil ganhou 2.361 homens, um incremento de 54%. O Corpo de Bombeiros foi reforçado em 44% com o recrutamento de 899 profissionais e a Polícia Científica teve 53% de aumento no efetivo, recebendo 290 homens.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Governo entrega três novas UPAs até início de março

O Governo do Estado vai entregar mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos próximos 60 dias. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos na manhã desta terça-feira (04), após visita às obras da UPA do Ibura e do Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira, no Curado. O novo secretário de Saúde, Antônio Figueira, e o antigo titular da pasta, Frederico Amâncio, acompanharam o governador durante as vistorias.

O cronograma de inaugurações foi definido assim: a UPA do Cabo de Santo Agostinho será entregue à população no dia 1º de fevereiro. A de Casa Amarela abre as portas duas semanas depois. Localizada na comunidade de Lagoa Encantada, a UPA do Ibura começa a atender pacientes no início de março. O investimento em cada uma das unidades é de aproximadamente R$ 4,2 milhões.

Em entrevista, Eduardo alertou que não basta inaugurar as unidades é preciso mantê-las funcionando de maneira adequada. Cada UPA custa R$ 850 mil por mês aos cofres públicos. Deste total, apenas R$ 250 mil são repassados pelo Governo Federal, ficando os R$ 600 mil restantes do custeio para o Governo do Estado.
Outras 11 UPAs já foram inauguradas pelo Governo do Estado. Uma em Caruaru e outras dez na Região Metropolitana do Recife. A décima quinta unidade será erguida em Petrolina e tem previsão de entrega para o início do segundo semestre. Funcionando 24 horas por dia e com médicos de plantão nas especialidades de Ortopedia, Clínica médica e Pediatria, cada UPA atende uma média de 500 pacientes por dia, com uma resolutividade de 95% dos casos. Todas elas contam com sete consultórios, área de acolhimento com classificação de risco, 18 leitos de enfermaria (quatro destinados à estabilização de casos graves) e salas de raio-x e (nebulização).

TERCEIRO – Já o Hospital Pelópidas Silveira (HPS) está em fase de acabamento interno e instalação elétrica, hidráulica e de esgoto. O heliponto está sendo construído e a obra conta com 550 operários trabalhando em dois turnos. Com previsão de entrega para setembro, o HPS será o terceiro hospital inaugurado pelo Governo do Estado desde 2009 e será a referência para as UPAs do Curado, Torrões e do Engenho Velho.

Com uma área de 12.734 mil m2. dividida em quatro pavimentos, a unidade contará com 160 leitos distribuídos nas enfermarias de Clínica Médica, Pediatria e Traumato-Ortopedia, além de Unidade de Cuidados Intensivos (UTI Geral com 28 leitos) e 20 leitos de observação na emergência. O investimento total é de cerca de R$ 80 milhões. “Esta unidade vai ter um importante papel para desafogar o Hospital da Restauração, porque nós vamos ter aqui a neurologia clínica, que hoje atende a uma grande demanda no HR”, explicou Eduardo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

“O empresário teve canal permanente com Lula”, diz Armando Monteiro, ex-presidente da CNI

Líder empresarial mais próximo do governo nos últimos oito anos, Armando Monteiro, ex-presidente da CNI e senador eleito por Pernambuco pelo PTB, vê no presidente Lula características de um grande estadista.

Em entrevista ao iG, ele admite que teve algumas desconfianças no início do governo, mas que logo desapareceram, em razão, principalmente, do comprometimento com os pilares da política macroeconômica.

Segundo Armando Monteiro, o compromisso ficou claro em uma reunião dele com Lula, Antonio Palocci, então ministro da Fazenda, e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.

“Fui reclamar da política monetária [a Selic foi a 26,5% ao ano em fevereiro de 2003] e, em momento algum, Lula deixou de respaldar a decisão do Copom”, contou o empresário. “A partir daí, passei a imaginar que teríamos um bom governo”.

A seu ver, o diálogo entre o governo e a iniciativa privada é um dos grandes legados que o presidente deixa após seus oito anos de governo. Como exemplos desta cooperação, Monteiro destaca a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, a Lei do Bem, a Nova Lei de Inovação, além de medidas de desoneração do investimento. Todas estas iniciativas no primeiro mandato de Lula. “O empresariado teve canais permanentes de diálogo com o governo. Será um dos grandes legados deixados por Lula a presidente Dilma, sem dúvida”, afirmou Monteiro.

No segundo mandato, Monteiro cita o grupo de acompanhamento da crise, que culminou na criação do Programa de Sustentação do Investimento, no Minha Casa Minha Vida e em outras desonerações, como para materiais de construção, veículos e linha branca. “Lula foi alguém capaz de governar sem preconceito com o empresariado”, disse. O empresário, no entanto, cita a falta de reformas estruturais como uma falha do governo. “Poderíamos ter avançando mais nas reformas tributária, trabalhista e sindical”.

Para ele, junto com a necessidade de investimentos em infraestrutura e atenção a questões como o câmbio e os juros, Dilma Rousseff terá de avançar na agenda das reformas. “A presidente, que não tem o carisma de Lula, vai ter que se destacar por sua capacidade gerencial, o que pode significar melhorias na agenda das reformas e no microambiente econômico”.

Em relação às comparações do governo Lula com o de Fernando Henrique Cardoso, Monteiro ressalta os diferentes momentos do País sob o comando de cada um. “O mundo foi diferente. O governo FHC teve muitos méritos – macroeconomia, estabilidade, responsabilidade fiscal, privatizações bem sucedidas. Embora em outra conjuntura, o saldo foi positivo. Mas, acho que Lula pode ousar mais e construir resultados mais expressivos”.

“Lula foi um estadista, na medida em que soube preservar a racionalidade econômica sem esquecer o compromisso com o combate à desigualdade”. Fonte: Blog Guilherme Barros

Dilma pede a ministro condições para aprovar Reforma Tributária no primeiro semestre

Entre as prioridades definidas para o ministro Guido Mantega (Fazenda), em reunião realizada na manhã de hoje, a presidente Dilma Rousseff destcaou dois pontos: cortes no orçamento e condições para realização da reforma tributária ainda no primeiro semestre.
 
Já existe uma reforma tirbutária encaminhada ao Congresso, que inclui a distribuição de impostos para estados e municípios e reclassifica os impostos por origem e destino.
 
É melhor para Dilma Rousseff tentar agilizar a aprovação da reforma logo no começo de seu Governo. Seria uma tentativa de prevenção contra maiores desdobramentos políticos negativos, que trariam posteiores dificuldades para aprovação da matéria.
 
O termômetro para a presidente será a aprovação do salário mínimo de R$ 540. DE fato, quem vai articular e estudar a melhor condução para o êxito dos anseios de Dilma será o secretário executivo da Fazenda, Nelson Barbosa. (Portal IG)