domingo, 2 de janeiro de 2011

“Vamos fazer um Governo melhor que o primeiro”

Neste domingo (2), um dia após ser reconduzido ao comando do Executivo estadual, o governador Eduardo Campos empossou o “time” de secretários que irá trabalhar ao seu lado neste segundo mandato. A cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas oficializou a condução de 28 do total de 30 gestores às respectivas pastas. Maurício Rands, futuro secretário de Governo, encontra-se em missão parlamentar ao exterior do País e foi o único gestor já anunciado que não participou do evento.

O Governo do Estado enviará para aprovação da Assembleia Legislativa ainda esta semana um novo modelo de organograma que prevê a criação, extinção e fusão de algumas pastas. Com isso, titulares de secretarias que ainda não foram instituídas formalmente assumiram temporariamente outras já existentes.

Antônio Carlos Maranhão, futuro secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, assinou o livro de posse como secretário de Juventude e Emprego. Raquel Lyra (Criança e Juventude) assumiu interinamente Articulação Social. Ricardo Leitão ficou com a Secretaria Especial da Copa de 2014 até a criação da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014. Sileno Guedes (Articulação Social e Regional) foi nomeado para Desenvolvimento e Articulação Regional. Já Marcelino Granja, assumiu o comando de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, embora a política ambiental do Estado irá ganhar uma pasta específica.

Em discurso, Eduardo ratificou a sua confiança na nova equipe. “Nós vamos fazer um Governo melhor do que fizemos”, garantiu, citando a experiência do primeiro mandato como uma grande “companheira” para os próximos quatro anos. “Começamos embalados por muita animação e consciência de que Pernambuco tem pressa e nós temos mais ainda. Tenho absoluta confiança de que daremos conta dessa tarefa”.

O governador também afirmou que os altos índices de aprovação da sua administração não vão impedir a cobrança de empenho e de resultados por parte da equipe: “Terei dos senhores a dedicação ao trabalho e os senhores terão de mim o exemplo, a disciplina, a capacidade de ajudar as suas equipes e também de cobrar em nome do povo de Pernambuco”, disse Eduardo.

Antes das palavras do governador, o novo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar representou todo o secretariado na leitura do termo de compromisso. O ex-procurador Geral do Estado também discursou em nome dos demais colegas: “Estamos animados a retribuir essa confiança. Acho que tem muita coisa a ser feita”, disse Alencar.

Dos sete secretários mantidos nos respectivos cargos apenas Renato Thièbaut (Chefia de Gabinete) assinou o livro de posse, pois ainda não havia sido formalizado. Os demais receberam apenas os cumprimentos do governador. Mário Cavalcanti (Casa Militar), Evaldo Costa (Imprensa), Wilson Damásio (Defesa Social), além de Ranílson Ramos (Agricultura e Reforma Agrária), Cristina Buarque (Mulher) e João Bosco (Recursos Hídricos e Energia).

Além dos já citados, tomaram posse neste domingo os seguintes gestores: Ana Cavalcanti (Esportes), Ariano Suassuna (Assessoria Especial do Governador), Thiago Norões (Procuradoria Geral do Estado), Ricardo Dantas (Administração) e Paulo Câmara (Fazenda). Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Djalmo Leão (Controladoria Geral do Estado), Alberto Feitosa (Turismo), Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Isaltino Nascimento (Transportes), e ainda Danilo Cabral (Cidades), Fernando Duarte (Cultura), Anderson Gomes (Educação), Antônio Figueira (Saúde) e Laura Gomes (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos).

DESPEDIDA – Ministro da Integração Nacional, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho aproveitou a ocasião para transmitir o cargo ao ex-secretário de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio. Classificou seu sucessor como a “maior revelação política-administrativa deste Estado”. “Você vai fazer mais e melhor que eu fiz”, disse Bezerra Coelho, que toma posse amanhã, às 15h, em Brasília.

Geraldo Júlio apontou algumas prioridades da sua nova missão como a consolidação de Suape como um polo global, vital para “reindustrialização do Estado” e a continuidade dos grandes investimentos já em curso como a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, a fábrica da Fiat e a Companhia Siderúrgica de Suape.

Nenhum comentário: