Dentro de três meses, Pernambuco vai ganhar mais três sedes de Áreas Integradas de Segurança (AIS) e o reforço de 2.649 policiais nas ruas. A notícia foi dada pelo governador Eduardo Campos em visita às obras do prédio da AIS-6, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, nesta quarta-feira (05).
A estrutura de Prazeres – localizada na Estrada da Batalha, em frente à estação de metrô Montes dos Guararapes – já está praticamente pronta e recebeu R$ 4,6 milhões em investimentos. Possui uma área construída de quatro mil metros quadrados e terá 127 salas onde irão funcionar a 6ª Delegacia Seccional e o 6° Batalhão de Polícia Militar. Os outros prédios a serem inaugurados em breve serão o da AIS-13, em Palmares, na Mata Sul, e da AIS-25, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado.
A AIS-6 vai abrigar ainda a 19ª Delegacia Circunscricional de Polícia Civil, a 2ª Delegacia de Polícia da Mulher, a 2ª Delegacia de Polícia de Crimes contra Criança e adolescente e atos infracionais e o Posto de Atendimento Clínico - IML Vivos. Serão mais de 750 policiais trabalhando no local.
Para dar mais eficiência ao trabalho das forças policiais, o Pacto pela Vida dividiu Pernambuco 26 Áreas Integradas de Segurança – Algumas delas abrangem mais de uma cidade, outras apenas alguns bairros – mas todas reúnem unidades das polícias civil e militar trabalhando de forma integrada. Antes da AIS de Jaboatão, o Governo do Estado já inaugurou as sedes de Apipucos, da Várzea e de Limoeiro.
Em entrevista ao lado do secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, Eduardo explicou que a visita é uma forma de agradecer o empenho dos profissionais que atuam em Jaboatão, Moreno e parte da Zona Sul do Recife: “Esta foi a área integrada que teve o melhor resultado entre todas as 26 existentes em 2010. Então, é simbólico que eu venha aqui para ver todos os policiais que nos ajudaram a ter uma redução de 21,7% no número de homicídios, o que significa 100 vidas salvas se comparado com 2009”, disse.
MAIS HOMENS – O governador informou ainda que 2011 começa com um reforço substancial no efetivo das polícias Civil e Militar. “Nos próximos 90 dias também vamos recompletar a PM com a conclusão do curso de formação para 2.025 novos soldados. A Polícia Civil terá mais 624 agentes e escrivães, de maneira que a gente possa correr atrás da meta do Pacto pela Vida durante o ano”, ressaltou.
Desde 2007, o Governo do Estado tem investido significativamente na contratação de novos policiais. A PM já recebeu 4.686 novos profissionais, representando um acréscimo de 27% do efetivo encontrado ao final de 2006. A Civil ganhou 2.361 homens, um incremento de 54%. O Corpo de Bombeiros foi reforçado em 44% com o recrutamento de 899 profissionais e a Polícia Científica teve 53% de aumento no efetivo, recebendo 290 homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário