Em Maraial, população protesta por não ter recebido casas prometidas após enchentes de 2010
A necessidade de reestruturação econômica da Zona da Mata Sul de Pernambuco e a ausência de políticas públicas que ajudem a superar os problemas sociais da região pontuaram os discursos do pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), e do pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT) durante agenda realizada nesta sexta-feira (25) em Jaqueira, Maraial e Rio Formoso. Armando recebeu o título de cidadania dos três municípios e João Paulo foi agraciado com o título de novo cidadão de Maraial.
Para Armando Monteiro, o debate sobre o futuro de Pernambuco deve colocar no centro da discussão a reestruturação econômica da Mata Sul. “O que temos hoje é um quadro dramático de desemprego, e a desesperança de muitos jovens que não veem a perspectiva e oportunidade de ficarem na sua própria terra”, afirmou, lembrando que apesar de sua importância para alguns municípios da região, a expansão do território de Suape não aprofundou o desenvolvimento em todo o interior da Zona da Mata.
O senador destacou a necessidade de diversificar a base econômica da região com a inclusão de novas atividades produtivas a exemplo da piscicultura, da floricultura, do turismo rural e do cultivo de eucalipto para a implantação de um polo de produção de celulose. “Para isto é preciso ter uma ação firme de planejamento. Com o compromisso de que se possa ter um olhar sobre a questão da infraestrutura da região”. Armando destacou a posição estratégica de Palmares no mapa logístico do Estado e disse que o município pode ser o centro de um polo de desenvolvimento.
Após ouvir os depoimentos de lideranças de Maraial de que não houve a construção das habitações prometidas ao município após as enchentes de 2010 na Mata Sul, o deputado federal Joao Paulo lembrou que os recursos do Governo Federal chegaram, mas não foram utilizados. "A maior dificuldade para resolver este problema era não ter dinheiro para fazer (as habitações). Agora, os recursos do Governo Federal chegaram e a população continuou sofrendo. Faltou empenho, compromisso com a população", disse.
Em maio do ano passado, o jornal Folha de São Paulo noticiou o assunto informando que o Governo de Pernambuco recebeu, em caráter emergencial, R$ 50 milhões do Ministério da Integração Nacional para obras de terraplanagem e outros R$ 151 milhões da Caixa Econômica Federal para construção e doação de 3.600 unidades aos municípios atingidos pelas cheias. "O caso mais grave ocorre em Maraial, onde o projeto de socorro não saiu do papel. Vacas pastam no terreno onde deveriam estar 264 casas", noticiou o jornal na edição do dia 12 de maio de 2013. Hoje, a situação continua a mesma, relatam os moradores.
Em Rio Formoso, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) acompanhou Armando e João Paulo, em ato onde também recebeu o título de cidadão do município. Também prestigiaram as solenidades prefeitos e ex-prefeitos da região, vereadores, os deputados estaduais Silvio Costa Filho (PTB), e Jose Maurício (PP), o ex-deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) e o ex-ministro Armando Monteiro Filho.
Crédito da foto: Bernardo Soares/divulgação
Os bastidores da política de Arcoverde e Região. Competência e Honestidade é a nossa pauta diária.
domingo, 27 de abril de 2014
"Muito bom receber o apoio de Madalena Britto numa das cidades mais importantes do Sertão Pernambucano", diz Fernando Bezerra
O pré-candidato ao senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), publicou em seu twitter uma foto ao lado da Prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PTB), e do pré-candidato ao governo, Paulo Câmara (PSB). Madalena se elegeu para governar a cidade de Arcoverde com o apoio dos irmãos Zeca e Júlio Cavalcanti e pertence ao partido do pré-candidato ao governo, Armando Monteiro (PTB), mas mesmo assim esta semana anunciou que vai votar em Paulo Câmara, por entender que ele é a continuidade do que vem dando certo no Estado de Pernambuco. Confira a foto. (Blog do Sertão)
Mais de 600 pessoas debatem o futuro durante o Pernambuco 14
Movidos pelo espírito da participação popular e do diálogo social, mais de 600 pessoas estiveram neste sábado (26) em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, para discutir o futuro do Estado na primeira plenária do Pernambuco 14, projeto que visa reunir propostas, ideias e projetos que farão parte do programa de governo do senador Armando Monteiro e do deputado João Paulo, pré-candidatos a governador e a senador do PTB, PT, PSC, PROS e PRB.
Durante toda a manhã, populares e representando de diversos segmentos da sociedade organizada da Região Metropolitana Norte do Recife dividiram-se em oito salas temáticas para avaliar temas relacionados às políticas públicas de inclusão social, de saúde, educação, segurança pública, para as mulheres, de infraestrutura e desenvolvimento econômico, entre outros temas.
No início da tarde, na plenária final, as propostas foram sistematizadas e apresentadas a Armando e João Paulo, que estavam acompanhados de diversas lideranças políticas, a exemplo do senador Humberto Costa (PT), da presidente do PT estadual, deputada Teresa Leitão, do presidente do PRB, Carlos Geraldo, do presidente do PSC, deputado Silvio Costa, dos prefeitos Mário Ricardo (Igarassu), Paulo Batista (Itamaracá) e Nado (Nazaré da Mata), além do presidente da Força Sindical em Pernambuco, Aldo Amaral, e do ex-presidente da CUT Sérgio Goiana.
Armando Monteiro fez questão de dizer que o fundamental para qualquer governo é construir políticas públicas ouvindo as pessoas: “Eu tenho dito que tão ou mais importante que o produto desses encontros, ou seja, as sugestões e proposições que estarão registradas nessas discussões, é o próprio processo de debate, de participação, porque ele em si mesmo constrói uma dinâmica de mobilização”.
Por isso, Armando ressaltou que é a sociedade quem tutela os governos e não o contrário. “Estou muito animado a participar dessa luta. Do outro lado, há hoje muita arrogância, há um sentimento de que eles são os donos do pedaço. É como se eles estivessem se apropriado de um território político. Mas o povo de Pernambuco é independente, é altivo, é politizado, não aceita essa noção de que um grupo pode assegurar a continuidade de um projeto apenas pela vontade de alguns poucos”, acrescentou.
“Vamos vencer” – Pouco antes de Armando, João Paulo também demonstrou animação e confiança: “Um clima de euforia está tomando conta das ruas e das nossas lideranças, porque vamos ter uma grande vitória. E essa grande vitória é o que vai garantir que a gente avance nas conquistas que Pernambuco teve nos últimos anos graças a decisões importantes do presidente Lula e da presidente Dilma, em todas as áreas, na educação, na saúde, no desenvolvimento”.
Humberto: “Nós aqui é que representamos a continuidade”
Bastante aplaudido durante a realização da primeira plenária do Projeto Pernambuco 14, o senador Humberto Costa defendeu o fato de que o verdadeiro projeto de continuidade “do progresso e do desenvolvimento de Pernambuco”, hoje, é representado pelo conjunto de forças lideradas por Armando e João Paulo.
“Nós é que representamos a parceria que deu tão certo nos últimos anos, iniciada pelo presidente Lula, e que transformou Pernambuco. Eles é que romperam por conta de um projeto de interesse pessoal”, disse Humberto.
O presidente da Força Sindical, Aldo Amaral, que comanda entidades representativas de mais de um milhão de trabalhadores no Estado, defendeu com ênfase a eleição de Armando e João. Para ele, é por meio do conjunto de forças ali presentes que o desenvolvimento poderá chegar a todas as regiões: “Pernambuco vai crescer do litoral ao sertão com Armando Monteiro”.
(crédito da foto: Bernardo Soares/Divulgação)
Eduardo convida Simon para reforçar sua campanha
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) será convidado pelo PSB a embarcar na campanha de Eduardo Campos e Marina Silva pelo país, informa Ilimar Franco, hoje no Globo.
Segundo o colunista, a expectativa de eduardo é de que o senador gaúcho pode ser mais uma das grifes do palanque socialista.
Simon não deve concorrer a novo mandato. PMDB e PSB vão se aliar no Sul. Pelos entendimentos, o deputado Beto Albuquerque pode concorrer à vaga de Simon. (Magno Martins)
sábado, 26 de abril de 2014
Eduardo pode vim amanhã almoçar com Madalena em Arcoverde
Após treze dias fora do estado de Pernambuco, Eduardo, fará uma breve passagem pelo estado.
No Recife, por enquanto, nada foi confirmado. Existe, no entanto, a expectativa de que Eduardo participe do almoço programado para amanhã, em Arcoverde, para festejar a adesão da prefeita do município, Madalena Brito (PTB), ao palanque do pré-candidato do PSB ao governo do Estado, Paulo Câmara.
Além dele, os demais integrantes da Frente Popular, os pré-candidatos ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e a vice-governador, o deputado federal Raul Henry (PMDB), também estarão presentes.
“O que estão fazendo em Pernambuco é a velha política”, afirma Armando Monteiro, em Gravatá
Com muito bom humor e ironia, o senador Armando Monteiro (PTB) alertou que o governo do Estado vem sendo utilizado para beneficiar a candidatura governista, com oferta de recursos públicos para que alguns prefeitos do PTB mudem de lado: “Criaram o FEM 1 e o FEM 2. E agora estão querendo criar o VEM, que é uma forma de trazer a qualquer custo e de premiar os infiéis”, afirmou, durante entrevista coletiva em Gravatá, explicando que, ao contrário do fundo de apoio a todos os municípios do Estado, denominado FEM, agora estão oferecendo recursos adicionais a apenas algumas cidades, para que seus prefeitos passem a apoiar o outro candidato.
Na opinião de Armando, assumir novas posições políticas ou mudar de posição é comum na política e pode sempre ocorrer. Mas o problema é a possibilidade de uso da máquina do Estado em favor de interesses eleitorais de alguns. Para o senador, se o governo do Estado tem recursos para ajudar os municípios, deveria ajudar a todos, principalmente os mais pobres.
“Se tem dinheiro no Estado para, de última hora, oferecer um apoio extraordinário a um município determinado, apenas porque é do PTB, e estão querendo puxar pro lado deles, por que não estender essa atenção aos outros municípios, que precisam também e, com transparência, dizer quais são os critérios? Por que estão oferecendo na última hora dinheiro a um determinado município e não aos outros?”, indagou, cobrando do governo “uma postura republicana, de transparência, sobretudo quando envolvem recursos públicos”.
Acompanhado do deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Jorge Côrte Real (PTB), e do deputado federal João Paulo Lima e Silva (PT), o senador Armando Monteiro esteve neste sábado (26) em Gravatá para prestigiar a realização da Ação Global, mutirão para prestar serviços públicos à população do Agreste. Antes, no entanto, Armando concedeu entrevista coletiva à imprensa local para apresentar os expressivos investimentos, de mais de R$ 50 milhões, destinados pelo governo federal ao município, seja em repasses diretos, seja por meio de emendas parlamentares ou de empréstimos subsidiados.
Parte desses recursos, no entanto, não chegou a ser aplicada por incapacidade da prefeitura de Gravatá, que passou todo o ano de 2013 inadimplente junto à Previdência Social.
(Crédito da foto: Bernardo Soares/Divulgação)
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Mais apoio sindical: “Estamos muito confiantes que vamos eleger Armando Monteiro governador”, diz presidente da UGT
O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) em Pernambuco, Gustavo Walfrido, reuniu nesta sexta-feira (25) dezenas de lideranças sindicais do Estado para conversar com o senador Armando Monteiro, pré-candidato a governador, sobre o desenvolvimento e o futuro do Estado.
Durante o encontro, no auditório da UGT, no centro do Recife, Walfrido declarou seu apoio a Armando: “Nós estamos muito confiantes e acreditando que a gente vai poder fazer essa parceria com o senador. Vamos, com certeza, eleger Armando Monteiro governador, para que a gente possa dar seguimento ao desenvolvimento de Pernambuco e a essa parceria com o governo federal”.
Armando já conta com o apoio das principais lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical – que são as duas maiores centrais sindicais do Estado. A UGT representa cerca de 600 mil trabalhadores em Pernambuco, sendo 110 mil comerciários, por meio de 60 sindicatos registrados, outros 20 em processo de registro e mais 20 colônias de pescadores.
Na reunião, Armando fez uma explanação sobre os desafios de Pernambuco nos próximos anos e sobre a necessidade de concentrar investimentos na área social, sobretudo na educação e na qualificação profissional. “Vim aqui para que nós possamos construir, pelo diálogo, uma aliança, porque ninguém faz nada sem construir alianças. Pernambuco avançou nos últimos anos graças uma forte parceria com o governo federal. E nós queremos ter a confiança de todos vocês para que a gente possa continuar a caminhar na direção de um desenvolvimento com melhor qualidade em Pernambuco”, ressaltou.
Crédito da foto: Bernardo Soares
Durante o encontro, no auditório da UGT, no centro do Recife, Walfrido declarou seu apoio a Armando: “Nós estamos muito confiantes e acreditando que a gente vai poder fazer essa parceria com o senador. Vamos, com certeza, eleger Armando Monteiro governador, para que a gente possa dar seguimento ao desenvolvimento de Pernambuco e a essa parceria com o governo federal”.
Armando já conta com o apoio das principais lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical – que são as duas maiores centrais sindicais do Estado. A UGT representa cerca de 600 mil trabalhadores em Pernambuco, sendo 110 mil comerciários, por meio de 60 sindicatos registrados, outros 20 em processo de registro e mais 20 colônias de pescadores.
Na reunião, Armando fez uma explanação sobre os desafios de Pernambuco nos próximos anos e sobre a necessidade de concentrar investimentos na área social, sobretudo na educação e na qualificação profissional. “Vim aqui para que nós possamos construir, pelo diálogo, uma aliança, porque ninguém faz nada sem construir alianças. Pernambuco avançou nos últimos anos graças uma forte parceria com o governo federal. E nós queremos ter a confiança de todos vocês para que a gente possa continuar a caminhar na direção de um desenvolvimento com melhor qualidade em Pernambuco”, ressaltou.
Crédito da foto: Bernardo Soares
Defesa Civil estadual reúne cidades da RMR em curso de ações preventivas
Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife estarão reunidos a partir da próxima segunda-feira (28/04) no Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) que será realizado na Faculdade Guararapes, das 08 às18h. Promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), o evento integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014.
O curso tem a duração de três dias (28 a 30/04). Nos dois primeiros dias haverá palestras sobre noções básicas de Defesa Civil, as atribuições das diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional e as fases de atuação em situações de desastres. Na quarta-feira (30), os alunos terão atividades práticas com a participação da comunidade. Às 8h, moradores da 2ª Travessa da Rua Dom Expedito, bairro dos Guararapes, participarão de um exercício simulado de evacuação de área de risco e socorro a vítima. Às 09h, estudantes da Escola Carlos Drummond de Andrade participarão de atividades lúdicas do Projeto Defesa Civil nas Escolas, desenvolvido pela Codecipe. Ao final do curso, cada município participante deve apresentar o esboço de um Plano de Contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
Entre 2010 e 2014, a Defesa Civil do Estado já qualificou mais de 5 mil pessoas que participaram de cursos semelhantes a esse, ou de seminários, palestras e de duas Conferências Estaduais (2010 e 2014). Somente este ano, o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil já foi realizado para as cidades do Sertão (Afogados da Ingazeira, 13 a 15 de janeiro), Mata Sul (Escada, 4 a 6 de fevereiro), Agreste (São Bento do Una, 19 a 21 de fevereiro), Mata Norte (12 a 14/03 em Macaparana). “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam prontos para desenvolverem medidas de resposta que minimizem os efeitos caso ocorram eventos adversos”, explica o Chefe da Casa Militar, Coronel Mário Cavalcanti.
Também participarão desse último módulo do COPDC, agentes de Defesa Civil das cidades de Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Cumaru, Escada, Garanhuns, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera, sairé e Tamandaré.
O coordenador de Defesa Civil do Estado, Cel Cassio Sinomar ressalta a importância da presença de dos municípios. “Realizamos o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil todos os anos a fim de qualificar os agentes municipais de Defesa Civil. A participação e entusiasmo das pessoas demonstram o compromisso e a mudança de cultura nessas cidades e dá a dimensão da importância que estão dedicando à estruturação da Defesa Civil e à preparação da cidade para enfrentar situações de desastres”.
Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) da RMR
28 a 30 de abril – das 08 às 18 h
Faculdade Guararapes (Rua Comendador José Didier, 27, Piedade),
Laura Gomes participa de inauguração do Centro de Reabilitação em Riacho das Almas
Em agenda pelo Agreste nesta sexta-feira (25), a deputada estadual Laura Gomes participou da inauguração do novo Centro de Reabilitação de Riacho das Almas. O equipamento era uma reivindicação antiga e agora oferecerá o serviço de fisioterapia para evitar o deslocamento da população para cidades como Caruaru.
A parlamentar destacou a importância do Centro e o trabalho do prefeito Mário da Mota mediante as conquistas da cidade em sua gestão. “Faz gosto de ver o seu empenho a partir do avanço que podemos perceber em Riacho, como este equipamento tão importante para quem não tem condições de custear o tratamento. É um dos pilares que fortalecem o PSB e mostra como o nosso partido tem quadros importantes em todas as regiões”, afirmou.
Além do Centro de Reabilitação, foram apresentados os três fisioterapeutas que trabalharão no local. Os atendimentos serão feitos por meio de encaminhamento pela rede municipal de saúde de Riacho das Almas.
Pesca de tilápias beneficia agricultores de Palmares
O IPA de Palmares realizou, em conjunto com agricultores beneficiados pelo projeto de piscicultura, a pesca de mais de 2 toneladas de tilápias, no dia 16 de abril, enriquecendo a mesa de agricultores familiares durante a Semana Santa. Esse projeto começou em 2010, visando melhorar a renda e a segurança alimentar de agricultores familiares da Zona Rural de Palmares. “Na localidade, foram construídos 32 barreiros para criação de peixes e doados 40 mil alevinos”, fala o presidente do IPA, Genil Gomes. Em 2013, esse trabalho, coordenado pelo extensionista do IPA, Cícero Matias, foi ampliado com a realização de curso de manejo em piscicultura, curso de filetagem e doação de 100 mil alevinos, por meio da parceria firmada entre o IPA e Secretaria de Agricultura de Palmares.
Secretário da Casa Civil de Pernambuco recebe representantes da PM
O secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez, acompanhado do chefe de gabinete, Rubens Júnior, e do chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira (25/04), uma comissão de policiais Militares. O objetivo do encontro, que contou com a presença dos deputados estaduais Sérgio Leite e Pedro Serafim Júnior, foi apresentar uma pauta de reivindicações da categoria. Na ocasião, o secretário adiantou que os pontos ressaltados pelos militares serão avaliados pela Governo de Pernambuco e ainda reforçou o compromisso da atual gestão com o bem estar dos servidores e da sociedade.
Armando e João Paulo concentram agendas na região Metropolitana
Entre viagens ao interior, pré-candidatos a governador e a senador intensificam compromissos na RMR
Mesmo com uma intensa agenda de viagens ao interior de Pernambuco nas próximas semanas, os pré-candidatos a governador Armando Monteiro e a senador, João Paulo Lima e Silva, reforçam o corpo a corpo na área metropolitana, principal colégio eleitoral do Estado, entre esta sexta-feira (25) e a próxima segunda (28). Juntos, cumprirão agendas públicas no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Abreu e Lima.
Nesta sexta-feira (25), antes de seguir para os municípios de Jaqueira, Maraial e Rio Formoso, na Mata Sul, onde o senador recebe títulos de cidadão, Armando e João Paulo conversam com lideranças sindicais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical que representa mais de um milhão de trabalhadores em Pernambuco.
No sábado, depois de irem prestigiar a Ação Global do SESI, em Gravatá, no Agreste, seguem para Igarassu, na Metropolitana Norte, onde participam da primeira plenária do Projeto Pernambuco 14, que tem como objetivo colher ideias e propostas da população sobre o desenvolvimento e o futuro do Estado. À tarde, no retorno de Igarassu, conversam com lideranças evangélicas em Abreu e Lima.
Depois de irem a Petrolina, no domingo, para a segunda plenária do Pernambuco 14 e para a formalização do apoio da prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano (PSB), Armando e João retornam ao Recife, onde almoçam, na segunda-feira (28), com a bancada de nove vereadores do PT, PTB e PRB (Carlos Gueiros, Antônio Luiz Neto, Eduardo Marques, Henrique Leite, Jairo Brito, Jurandir Liberal, Luiz Eustáquio, Osmar Ricardo e Alfredo Santana). Após o almoço, às 15h, vão à procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.
Crédito da Foto: Alexandre Albuquerque / Divulgação
Mesmo com uma intensa agenda de viagens ao interior de Pernambuco nas próximas semanas, os pré-candidatos a governador Armando Monteiro e a senador, João Paulo Lima e Silva, reforçam o corpo a corpo na área metropolitana, principal colégio eleitoral do Estado, entre esta sexta-feira (25) e a próxima segunda (28). Juntos, cumprirão agendas públicas no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Abreu e Lima.
Nesta sexta-feira (25), antes de seguir para os municípios de Jaqueira, Maraial e Rio Formoso, na Mata Sul, onde o senador recebe títulos de cidadão, Armando e João Paulo conversam com lideranças sindicais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical que representa mais de um milhão de trabalhadores em Pernambuco.
No sábado, depois de irem prestigiar a Ação Global do SESI, em Gravatá, no Agreste, seguem para Igarassu, na Metropolitana Norte, onde participam da primeira plenária do Projeto Pernambuco 14, que tem como objetivo colher ideias e propostas da população sobre o desenvolvimento e o futuro do Estado. À tarde, no retorno de Igarassu, conversam com lideranças evangélicas em Abreu e Lima.
Depois de irem a Petrolina, no domingo, para a segunda plenária do Pernambuco 14 e para a formalização do apoio da prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano (PSB), Armando e João retornam ao Recife, onde almoçam, na segunda-feira (28), com a bancada de nove vereadores do PT, PTB e PRB (Carlos Gueiros, Antônio Luiz Neto, Eduardo Marques, Henrique Leite, Jairo Brito, Jurandir Liberal, Luiz Eustáquio, Osmar Ricardo e Alfredo Santana). Após o almoço, às 15h, vão à procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.
Crédito da Foto: Alexandre Albuquerque / Divulgação
Integração do São Francisco: novas frentes de trabalho atuam 24 horas por dia
As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco contam agora com mais um trecho operando 24 horas por dia. Os trabalhos da Meta 3N (Lotes 6 e 7), localizados entre os municípios de Mauriti (Ceará) e São José das Piranhas (Paraíba), passaram a ser executados também no período noturno. A etapa 3N faz parte do Eixo Norte e possui 1.254 trabalhadores atuando na construção de canais, aquedutos e barragens.
Ainda na Meta 3N, o Ministério da Integração Nacional acompanha a construção de dois túneis exclusivos para água (Lote 14). As obras do Cuncas I, com 15 quilômetros de extensão, seguem em ritmo acelerado e apontam 87,6% de execução. Já foram escavados 14,2 quilômetros da estrutura. O Cuncas I é o maior túnel para transporte de água da América Latina. Para conclusão da obra, 392 operários e 160 equipamentos estão mobilizados. O túnel Cuncas II, que possui quatro quilômetros, foi concluído em fevereiro deste ano.
Outros trechos também operam em período integral. Na Meta 2N, no Ceará, o trecho entre Brejo Santo e Jati (lote 5) também possui equipes trabalhando 24 horas por dia. Todo o esforço naquela região resultará na construção de seis barragens – Jati, Porcos, Cana Brava, Cipó, Boi I e II – e na ampliação do Açude Atalho. Em toda Meta 2N há 1.436 trabalhadores e 413 equipamentos.
O trecho entre as cidades de Salgueiro e Cabrobó (Meta 1N), em Pernambuco, também possui frentes de trabalho dia e noite. Além da construção das três Estações de Bombeamento, esta Meta ainda contempla a construção de canais, barragens, diques, pontes, galerias, túneis e aquedutos. Nesta área estão mobilizados 3.792 operários e 931 máquinas.
Atualmente, mais de 9.950 pessoas trabalham na Integração do Rio São Francisco, obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Formado por dois canais que somam 477 quilômetros lineares, o empreendimento envolve a construção de 14 aquedutos, nove Estações de Bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água. Mais de 3.000 máquinas estão em operação. Com conclusão para 2015, o projeto vai garantir a segurança hídrica em 390 cidades nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Saiba mais:
Meta 1N (140 km) / Antigos lotes: 1, 2, 3, 4 e 8: Vai da captação do rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE). A Meta 1N apresenta 63,7% de execução.
Meta 2N (39 km) / Antigo lote 5: Começa no reservatório Jati, no município de Jati (CE), e termina no reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE). A Meta 2N apresenta 25,2% de execução.
Meta 3N (81 km) / Antigos lotes 6, 7 e 14: Estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). A Meta 3N apresenta 54% de execução.
Associação Mulher Flor do Campo recebe apoio do IPA
O Escritório Municipal do IPA, em Santa Cruz da Baixa Verde, vem acompanhando a Associação Mulher Flor do Campo desde a sua criação. Dessa forma, promove inclusão das associadas nas políticas públicas, contribuindo para a participação em eventos regionais e estaduais, apoiando também a comercialização do artesanato produzido. O Trabalho é coordenado pelo extensionista, Gerlucio Moura.
Podemos citar os seguintes resultados, obtidos por meio dessa ação a emissão da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF)como instrumento da cidadania e acesso às políticas públicas, das 47 mulheres, 44 possuem DAP e a Elaboração e acompanhamento de crédito rural qualificado (PRONAF B), em parceria com o AGROAMIGO para 22 mulheres, nas atividades: bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, artesanato, totalizando um montante de aproximadamente R$ 62.800,00; Acesso aos Projetos Distribuição de Sementes e Terra Pronta, antes restrito, hoje acessados por todas as associadas. Inclusão de 38 famílias no Programa Garantia Safra; Apoio, incentivo e divulgação às atividades não agrícolas por meio da internet e participação de eventos, possibilitando a comercialização; Treinamento em Horta Familiar, para 25 famílias. Seguida da Oficina de Aproveitamento Total dos Alimentos (cascas, entre cascas, folhas, raízes); Oficina de Agregação de Valores aos Produtos Agreocológicos: Confecção de Banquinhos Pufes com Garrafas pet, para 10 mulheres; A Unidade Acadêmica de Serra Talhada UAST /UFRPE elaborou e executou em parceria com o escritório municipal o projeto Participando Sem Medo de Ser Mulher, em que foi avaliado e incentivado a participação das mulheres no grupo e na comunidade; Inclusão de 10 mulheres na Chamada Pública ATER PARA MULHERES; 10 famílias na Chamada Pública Brasil Sem Miséria, de 06 famílias no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);Instalação de unidade de Produção Agroecológica Integrada Sustentável-PAIS, na comunidade
Brejo da Madre de Deus realiza 14ª Feira do Verde
Acontece, neste momento, e segue até à tarde deste sábado, com o tema“Em Luta pela Conservação do Planeta Água”, a 14ª Feira do Verde, nomunicípio de Brejo da Madre de Deus, localizado no Agreste. Ainiciativa, que integra, desde 2012, o Calendário Oficial de Eventos dePernambuco, por meio da Lei 14.613/2012, proposta pelo deputado ManoelSantos, celebra e apoia, há mais de uma década, ações de reflorestamentoe de preservação do meio ambiente, com base no fortalecimento daagricultura familiar.Neste, que é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, reconhecidopela Organização das Nações Unidas (ONU), Brejo, que é a Capital daAgroecologia, titulo concedido pela Assembleia Legislativa, também poruma lei de autoria de Manoel Santos, realizará a Feira com umaprogramação ainda mais especial. Barracas irão expor e comercializarcomidas, bebidas típicas e artesanato, e a animação ficará por conta deartistas locais e regionais.No primeiro dia, a abertura do evento contará com o hasteamento dabandeira pelos Escoteiros Águia Dourada e pelo 42º Grupo Pedro Guenes.No espaço, serão apresentados projetos escolares e haverá o Desfile dasRainhas da Feira do Verde.Já no sábado, o espaço da Feira será ocupado por estandes de escolas,entidades governamentais e não governamentais e contará ainda com umcerimonial, com a presença de autoridades locais e regionais. Naocasião, serão distribuídas e comercializadas mudas de plantasfrutíferas, forrageiras e ornamentais, além de raquetes de palmas.Tradicionalmente, a programação reúne, além das famílias produtoras,lideranças comunitárias do Agreste e de diversos municípios de outrasregiões de Pernambuco. Nesta edição, participarão viveiristas deCaruaru, Orobó e Pombal (PB).Para o deputado Manoel Santos, a Feira do Verde mais do que um evento,é uma celebração do esforço das famílias agricultoras de Brejo da Madrede Deus. “A aprovação da Lei que coloca a Feira no Calendário de Eventosdo Estado é uma vitória. O desenvolvimento desse trabalho, reforça opapel da agricultura familiar como base da produção de alimentosdiversificados e saudáveis, tanto para o abastecimento dos pernambucanos,como dos outros estados do Nordeste”, defende.A agricultura que utiliza como base as boas práticas ambientais édesenvolvida já há algum tempo pelas famílias agricultoras de Brejo daMadre de Deus, que enxergaram a riqueza da biodiversidade local. Omunicípio, que possui vegetação de Brejo de Altitude, também conta comuma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Mata do Bituryremanescente da Mata Atlântica.Na opinião do diretor de Organização e Formação da Fetape, AdelsonFreitas, as iniciativas do deputado Manoel Santos têm fortalecido oMovimento Agroecológico no município. “A agroecologia é um movimento quejá tem 15 anos no Brejo da Madre de Deus – um município com grandepotencial climático para a atividade. Fomos os primeiros a acessar oPronaf e um dos primeiros a atuar com os Programas PAA e PNAE. Ocompanheiro Manoel Santos, por meio de diferentes ações, tempotencializado e contribuído para o desenvolvimento sustentável do nossomunicípio”, analisa.Adelson Freitas é natural de Brejo da Madre de Deus e junto com overeador e atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais domunicípio, Laelson Cordeiro, sugeriram ao deputado Manoel Santos aelaboração de um projeto para a concessão do titulo de Capital daAgroecologia ao Município.Laelson Cordeiro considera que a aprovação desse Projeto abriu novoshorizontes para produção agroecológica. “A Lei nos ajudou a divulgarmais a agroecologia junto ao poder público, às instituições e aospróprios agricultores. Com esse reconhecimento, também conseguimosparcerias financeiras importantes, a exemplo da Fundação Kruger, daAlemanha, que apoiou o nosso trabalho em alguns momentos”, avalia.A Feira do Verde é organizada pelo Conselho de DesenvolvimentoSustentável de Brejo da Madre de Deus (CONDESB), com o apoio daPrefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores e TrabalhadorasRurais de Brejo da Madre de Deus.
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Detran-PE e Rotary de Pernambuco lançam o Maio amarelo
Inspirado em movimentos de combate e prevenção ao câncer, a exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o DETRAN-PE, em parceria com os mais diferentes setores da sociedade civil, adere ao Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro por meio da educação e da fiscalização.
O DETRAN-PE estará à frente das ações do projeto Pernambuco Amarelo, marcando a adesão do Estado ao Movimento Internacional Maio Amarelo. O objetivo é promover ações durante todo o mês com base nas propostas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O DETRAN-PE, em parceria com o Rotary de Pernambuco, convoca órgãos públicos, shoppings e outras empresas, entidades de classe, associações e demais representantes da sociedade civil organizada para, junto ao Órgão, formatarem a agenda de eventos para o Maio Amarelo. A ideia é que cada participante, com sua criatividade, ajude a promover a segurança no trânsito, tingindo o Maio de Amarelo. Neste sentido, será fundamental o apoio das diferentes mídias (rádio, jornal, TVs e Internet), ajudando a divulgar o Pernambuco Amarelo, cujo tema de lançamento é: Eu Tenho Cuidado!
Os interessados em se unir ao projeto podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação do DETRAN-PE por meio dos telefones 3184.8117 ou 3184.8082 e dos e-mails ascom@detran.pe.gov.br e contato@pernambucoamarelo.com.br. No site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br), está disponível, para uso livre e gratuito, a identidade visual (logo) do Pernambuco Amarelo para adesivos, camisetas e outras peças. Nesta identidade visual, além da marca do DETRAN-PE há espaço para que seja adicionada a logo dos parceiros que aderirem ao projeto. A ideia é que todos ajudem a virulizar o Pernambuco Amarelo, colaborando por meio da produção das fitas amarelas, da confecção de camisas e da impressão de adesivos com a marca do Movimento.
Ações para o Maio Amarelo - O DETRAN-PE já definiu um roteiro prévio de ações para o Maio Amarelo, dentre as quais:
1. Distribuição de adesivos com a marca do Movimento Pernambuco Amarelo, de laços amarelos (símbolo principal do Movimento) e de material educativo em todas as unidades de atendimento do DETRAN-PE, em Centros de Formação de Condutores (CFCs), universidades, escolas das redes estadual e municipal de ensino (nos ensinos fundamental e médio).
2. Operações de Fiscalização – As blitze serão baseadas em temas sensíveis como Segurança Infantil e Atenção no trânsito. Os agentes do DETRAN estarão com boné amarelo em referência ao Movimento Pernambuco Amarelo. Os “amarelinhos” (agentes da CTTU) também estarão auxiliando o DETRAN-PE. O DETRAN divulgará junto aos órgãos municipais de trânsito as temáticas das fiscalizações, para que haja um procedimento uniforme em todo o Estado.
3. Eventos paralelos como passeios ciclísticos e desfiles de carros e motocicletas.
Já confirmaram sua adesão ao movimento Pernambuco Amarelo diversos órgãos públicos, a exemplo da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), Secretaria de Saúde e Polícia Militar, além de representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs), de clubes de futebol, empresas e entidades como o sistema Sest/Senat, dentre outros.
Além de mobilizar órgãos de trânsito de diferentes esferas (municipal, estadual e federal), o Pernambuco Amarelo articulará escolas das redes pública e privada, universidades públicas e particulares, meios de comunicação, sindicatos, times de futebol e empresas em geral. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar o movimento. A ideia é cada um usar a criatividade para fazer alusão ao Maio Amarelo, dentro de suas possibilidades.
O DETRAN-PE também está pronto para receber sugestões e orientar como pôr em prática ações para o Maio Amarelo. O Órgão também pede que os órgãos públicos e empresas que tiverem monumentos ou torres de transmissão possam iluminá-los de amarelo ao longo do mês: especialmente no dia 25 de maio, eleito como ápice das ações do Maio Amarelo.
Apoio dos meios de Comunicação – O DETRAN-PE e o Movimento Pernambuco Amarelo contam com auxílio da mídia pernambucana para divulgação das ações. “Uma forma de participar é divulgando o lema do Movimento e preparando as pessoas para a chegada do mês de maio com o slogan: ‘Faça parte do Maio Amarelo e ajude a promover um trânsito mais seguro: uma iniciativa do DETRAN-PE com apoio de (acrescenta-se o nome do órgão, entidade ou empresa apoiadora)”, explica a Coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Fernanda Cordeiro.
Sobre o Maio Amarelo - Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
Sites para informações:
www.detran.pe.gov.br – Aqui estará disponível a identidade visual (marca) do movimento Pernambuco Amarelo, além da atualização do roteiro de ações do movimento.
http://www.pernambucoamarelo.com.br/ - traz informações gerais sobre o movimento Pernambuco Amarelo, além de abrir espaço para que os internautas enviem vídeos de curta duração, abordando o Maio Amarelo e a Segurança no Trânsito
Governo de Estado firma parceria para troca de experiências com região francesa
Pela primeira vez, Pernambuco firma um acordo de cooperação técnica internacional descentralizado - que se dá na forma de instâncias subregionais (um Estado brasileiro e uma região francesa), consolidando acordo já existente entre os dois países. A articulação e troca de experiências do Governo do Estado se dará com uma região da França reconhecida pela dinâmica de sua cultura e economia: Midi-Pirinéus. O acordo foi assinado pelo governador João Lyra Neto e o presidente da região, Martin Malvy, nesta quinta-feira (24/04), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas.
O ineditismo do acordo-quadro (termo utilizado na diplomacia) não está apenas na articulação, mas também em sua abrangência. Além de relações econômicas entre as regiões, o acordo também prevê a troca de experiências nas áreas de turismo, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, direitos humanos, tecnologia da informação e agricultura familiar. "Iniciamos com a França uma relação muito importante, que nos legará um futuro muito promissor", comemorou o governador João Lyra Neto.
Em seu discurso, o presidente da região francesa, Martin Malvy, alegou "muitas razões" para a escolha por Pernambuco. "Uma delas é fato do Estado ter vivido esse 'boom' econômico e de desenvolvimento", disse Malvy, ao destacar que Pernambuco também "oferece grandes e novas oportunidades", tendo em vista a centralização desse tipo de acordo em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
Entre os pontos do acordo na área de educação, está a implantação, em Pernambuco, do escritório de representação da Universidade de Toulouse para a América Latina. A universidade engloba uma comunidade de instituições francesas de ensino superior na região Midi-Pirinéus, e sua chegada ao Estado favorece ao desenvolvimento de pesquisa e de relações na área acadêmica. O escritório está sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife.
Na âmbito cultural, o acordo prevê o fortalecimento das manifestações circenses-populares, enquanto que na agricultura familiar o foco será um projeto de cultivo de macaxeira e psicultura - projeto este que será implementado na Mata Sul pernambucana. Esta região também será beneficiada com um Centro de Referência de Direitos Humanos e Assistência Social, instalado no município de Maraial.
Por sua vez, o desenvolvimento de iniciativas de geração de energia renováveis no arquipélago de Fernando de Noronha materializará a atenção para a ciência e tecnologia prevista no acordo. As ações visam a autonomia da ilha no tocante à geração de energia, rompendo com a dependência da geração térmica.
Outro foco será na rodada de negócio realizada entre empresários pernambucanos e franceses nos setores de energias renováveis, tecnologia da informação e aeroespacial, metal mecânico, tratamento de resíduos sólidos, farmacêutico, recursos hídricos e sistemas de irrigação, construção civil, meio ambiente, automotivo, implante cirúrgico e telecomunicações.
A solenidade também marcou a assinatura de acordo de parceria entre a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e a Agência de Água Adour-Garonne, de Midi-Pirinéus, para o desenvolvimento de programas e projetos na área de gestão de recursos hídricos e saneamento básico. "Isso nos interessa muito, já que nós temos uma carência muito grande no semiárido de Pernambuco", disse João Lyra Neto. Também foi firmado protocolo de cooperação acadêmico-científico entre o Hospital das Clínicas da UFPE e o Centro Hospitalar Universitário de Toulouse.
PT não irá recorrer de decisão de Rosa Weber
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou que o partido não irá recorrer da decisão liminar da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusivamente da Petrobras. Em pronunciamento no começo desta tarde (24), no plenário do Senado, Humberto declarou, em nome da bancada do PT e do bloco de apoio ao governo, que respeita o entendimento da magistrada. Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou que vai recorrer.
No seu discurso, Humberto explicou o motivo pelo qual o partido não vai questionar a decisão da ministra, que ainda será submetida ao plenário do Supremo. “Como todos sabem, a senadora Ana Rita (PT-ES) impetrou um mandado de segurança originado na questão de ordem apresentada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para demonstrar que não havia um fato determinado na CPI solicitada pela oposição, mas teve a tese vencida em razão do posicionamento da ministra Rosa Weber. De forma que, dada a perda do objeto pela expedição da liminar, nós do PT, em acordo com a própria senadora, resolvemos acatá-la integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI aqui, no Senado Federal”, afirmou.
De acordo com o líder do PT, o partido e as siglas da base estão prontos para começar a discutir os membros que irão compor a CPI da Petrobras tão logo seja instalada. “Queremos investigar tudo e todos. Não haverá rigorosamente nada nem ninguém que deixaremos de fora no que diz respeito a essas denúncias que envolvem a Petrobras”, ressaltou.
O parlamentar afirmou ainda que o partido seguirá determinado a “investigar a fundo outros fatos assombrosos de má aplicação de dinheiro público”, como é o caso do escândalo do Metrô de São Paulo. Ele disse que as assinaturas na Câmara e no Senado já estão sendo recolhidas para a instauração de uma CPI mista sobre a Alstom. “Para isso, esperamos contar com o apoio do PSDB e de todos aqueles senadores que, inclusive, vieram a esta tribuna para dizer que assinariam uma CPI sobre o Metrô de São Paulo desde que não fosse na mesma proposta da CPI sobre a Petrobras. Esperamos contar com o apoio integral do PSDB, que governa aquele Estado há duas décadas e deve, sem dúvida, ter informações preciosas para contribuir com a apuração de todos os malfeitos ali praticados”, declarou.
Eduardo critica tolerância de Dilma Rousseff à inflação
O pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), disse nesta quinta-feira (23) que o governo não pode tolerar a inflação com o argumento de gerar mais empregos. De acordo com o socialista, até o momento não foi decidido qual meta para a inflação será estipulada em seu programa de gestão, mas ele garantiu que ela será cumprida sem recorrer a intervalos permitidos pela lei.
'Quando lançarmos a meta não é para cumprir o teto ou fazer uso da banda para afrouxar as metas, porque desse jeito você vai quebrando a confiança da sociedade', afirmou. 'Não podemos ter tolerância com a inflação e achar que isso vai preservar empregos, até porque a inflação hoje, na vida sobretudo dos mais pobres, está corroendo grande parte da renda, do crescimento real que teve ao longo dos anos'.
Eduardo disse que o Brasil vive hoje o pior cenário possível, com inflação e juros em alta e crescimento em baixa, e ressaltou que é preciso coordenar as políticas fiscais e monetária e resgatar a confiança no país para que o crescimento econômico seja retomado já em 2015. Segundo ele, seu objetivo é baixar juros por meio do compromisso com o cumprimento das metas de inflação e de superávit primário.
'Juro não baixa por decreto nem por voluntarismo. Juro baixa com a coordenação de políticas macroeconômicas, que exigem uma gestão eficiente. Enquanto a gente insistir em fazer mágica para baixar os juros, a gente vai ter repiques, como estamos vendo agora', disse.
O ex-governador afirmou que sua primeira medida na área econômica será a redução da máquina pública, com o corte do número de ministérios pela metade. Ele ressaltou que os dirigentes das agências reguladoras serão escolhidos por 'head hunters' junto ao mercado e que não haverá distribuição desses cargos entre os partidos.
Eduardo disse ainda que integrantes da base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT) irão 'descer a rampa' do Palácio do Planalto, caso ele vença as eleições de outubro, mas não mencionou a quais pessoas ou partidos se referia - chamou o grupo apenas de 'aquela turma'. 'Nós vamos subir a rampa no dia 1º de janeiro de 2015, e eles descem'. (Valor)
Prefeitura discute Projeto Orla em Igarassu
Uma ação conjunta envolvendo o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) buscando reordenar os espaços litorâneos que estão sob o domínio da União, junto às políticas ambientais e patrimoniais. Esse é o conceito que define o Projeto Orla.
Secretários, servidores e representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram de uma oficina na primeira semana de abril, no auditório da Faculdade de Igarassu (Facig), onde o assunto em pauta foi à preservação destes ambientes naturais.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Igarassu, através da Secretaria de Planejamento e Tecnologia serão capacitados os gestores locais do projeto de gestão integrada à orla marítima da Cidade, visando implantar uma ação sistemática, associado ao repasse de atribuições para o município, além de responder a alguns desafios da fragilidade no ecossistema da orla local.
O objetivo do encontro é municipalizar as políticas ambientais e patrimoniais do Governo Federal promovendo a melhoria do uso e ocupação dos espaços litorâneos, procurando inovar a gestão deste território pela ótica local, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos das localidades, contribuindo para o disciplinamento da zona costeira nacional.
O município possui uma significativa área de praias e mangues no Litoral Norte do Estado e a partir da preservação e cuidado haverá um fortalecimento da função socioambiental dos bens da União que posteriormente irá estimular atividades econômicas na região. “Após a discussão poderemos planejar ações que venham beneficiar o turismo da área costeira de Igarassu, propondo a preservação ambiental”, afirmou o prefeito Mário Ricardo.
Segundo o secretário de Planejamento e Tecnologia, Eric Lima “Inicialmente o Projeto parte da premissa de normatização do uso e ocupação da Orla, o que favorece o crescimento ordenado e sustentável da área costeira e das comunidades, influenciando todo município, visto a relação cultural e econômica da Cidade com esta porção significativa de seu território”, ressaltou.
Outras cidades de Pernambuco, como: Barreiros, Tamandaré, Cabo, Goiana, Itamaracá e Sirinhaém, já tiveram o Projeto Orla concluídos. De acordo com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Paulo Ferrari, a localidade tem características que representam o país em aspectos que se encaixam no projeto. “Essa região é propicia para o Projeto Orla, haja vista a representatividade cultural e histórica que Igarassu tem no Brasil”, observou Ferrari.
Assinar:
Postagens (Atom)