sexta-feira, 25 de abril de 2014

Defesa Civil estadual reúne cidades da RMR em curso de ações preventivas

Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife estarão reunidos a partir da próxima segunda-feira (28/04) no Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC que será realizado na Faculdade Guararapes, das 08 às18h. Promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), o evento integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014.
 O curso tem a duração de três dias (28 a 30/04). Nos dois primeiros dias haverá palestras sobre noções básicas de Defesa Civil, as atribuições das diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional e as fases de atuação em situações de desastres. Na quarta-feira (30), os alunos terão atividades práticas com a participação da comunidade. Às 8h, moradores da 2ª Travessa da Rua Dom Expedito, bairro dos  Guararapes, participarão de um exercício simulado de evacuação de área de risco e socorro a vítima. Às 09h, estudantes da Escola Carlos Drummond de Andrade participarão de atividades lúdicas do Projeto Defesa Civil nas Escolas, desenvolvido pela Codecipe. Ao final do curso, cada município participante deve apresentar o esboço de um Plano de Contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
 Entre 2010 e 2014, a Defesa Civil do Estado já qualificou mais de 5 mil pessoas que participaram de cursos semelhantes a esse, ou de seminários, palestras e de duas Conferências Estaduais (2010 e 2014). Somente este ano, o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil já foi realizado para as cidades do Sertão (Afogados da Ingazeira, 13 a 15 de janeiro), Mata Sul (Escada, 4 a 6 de fevereiro), Agreste (São Bento do Una, 19 a 21 de fevereiro), Mata Norte (12 a 14/03 em Macaparana). “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam prontos para desenvolverem medidas de resposta que minimizem os efeitos caso ocorram eventos adversos”, explica o Chefe da Casa Militar, Coronel Mário Cavalcanti.
 Também participarão desse último módulo do COPDC, agentes de Defesa Civil das cidades de Barra  de Guabiraba, Belém de Maria, Cumaru, Escada, Garanhuns, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera, sairé e Tamandaré.
 O coordenador de Defesa Civil do Estado, Cel Cassio Sinomar ressalta a importância da presença de dos municípios. “Realizamos o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil todos os anos a fim de qualificar os agentes municipais de Defesa Civil. A participação e entusiasmo das pessoas demonstram o compromisso e a mudança de cultura nessas cidades e dá a dimensão da importância que estão dedicando à estruturação da Defesa Civil e à preparação da cidade para enfrentar situações de desastres”.
  Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC da RMR
28 a 30 de abril – das 08 às 18 h
Faculdade Guararapes (Rua Comendador José Didier, 27, Piedade),

Nenhum comentário: