quinta-feira, 24 de abril de 2014

Detran-PE e Rotary de Pernambuco lançam o Maio amarelo


Inspirado em movimentos de combate e prevenção ao câncer, a exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o DETRAN-PE, em parceria com os mais diferentes setores da sociedade civil, adere ao Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro por meio da educação e da fiscalização.


O DETRAN-PE estará à frente das ações do projeto Pernambuco Amarelo, marcando a adesão do Estado ao Movimento Internacional Maio Amarelo. O objetivo é promover ações durante todo o mês com base nas propostas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O DETRAN-PE, em parceria com o Rotary de Pernambuco, convoca órgãos públicos, shoppings e outras empresas, entidades de classe, associações e demais representantes da sociedade civil organizada para, junto ao Órgão, formatarem a agenda de eventos para o Maio Amarelo. A ideia é que cada participante, com sua criatividade, ajude a promover a segurança no trânsito, tingindo o Maio de Amarelo. Neste sentido, será fundamental o apoio das diferentes mídias (rádio, jornal, TVs e Internet), ajudando a divulgar o Pernambuco Amarelo, cujo tema de lançamento é: Eu Tenho Cuidado!




Os interessados em se unir ao projeto podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação do DETRAN-PE por meio dos telefones 3184.8117 ou 3184.8082 e dos e-mails ascom@detran.pe.gov.br e contato@pernambucoamarelo.com.br. No site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br), está disponível, para uso livre e gratuito, a identidade visual (logo) do Pernambuco Amarelo para adesivos, camisetas e outras peças. Nesta identidade visual, além da marca do DETRAN-PE há espaço para que seja adicionada a logo dos parceiros que aderirem ao projeto. A ideia é que todos ajudem a virulizar o Pernambuco Amarelo, colaborando por meio da produção das fitas amarelas, da confecção de camisas e da impressão de adesivos com a marca do Movimento.




Ações para o Maio Amarelo - O DETRAN-PE já definiu um roteiro prévio de ações para o Maio Amarelo, dentre as quais:




1. Distribuição de adesivos com a marca do Movimento Pernambuco Amarelo, de laços amarelos (símbolo principal do Movimento) e de material educativo em todas as unidades de atendimento do DETRAN-PE, em Centros de Formação de Condutores (CFCs), universidades, escolas das redes estadual e municipal de ensino (nos ensinos fundamental e médio).




2. Operações de Fiscalização – As blitze serão baseadas em temas sensíveis como Segurança Infantil e Atenção no trânsito. Os agentes do DETRAN estarão com boné amarelo em referência ao Movimento Pernambuco Amarelo. Os “amarelinhos” (agentes da CTTU) também estarão auxiliando o DETRAN-PE. O DETRAN divulgará junto aos órgãos municipais de trânsito as temáticas das fiscalizações, para que haja um procedimento uniforme em todo o Estado.




3. Eventos paralelos como passeios ciclísticos e desfiles de carros e motocicletas.




Já confirmaram sua adesão ao movimento Pernambuco Amarelo diversos órgãos públicos, a exemplo da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), Secretaria de Saúde e Polícia Militar, além de representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs), de clubes de futebol, empresas e entidades como o sistema Sest/Senat, dentre outros.




Além de mobilizar órgãos de trânsito de diferentes esferas (municipal, estadual e federal), o Pernambuco Amarelo articulará escolas das redes pública e privada, universidades públicas e particulares, meios de comunicação, sindicatos, times de futebol e empresas em geral. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar o movimento. A ideia é cada um usar a criatividade para fazer alusão ao Maio Amarelo, dentro de suas possibilidades.




O DETRAN-PE também está pronto para receber sugestões e orientar como pôr em prática ações para o Maio Amarelo. O Órgão também pede que os órgãos públicos e empresas que tiverem monumentos ou torres de transmissão possam iluminá-los de amarelo ao longo do mês: especialmente no dia 25 de maio, eleito como ápice das ações do Maio Amarelo.




Apoio dos meios de Comunicação – O DETRAN-PE e o Movimento Pernambuco Amarelo contam com auxílio da mídia pernambucana para divulgação das ações. “Uma forma de participar é divulgando o lema do Movimento e preparando as pessoas para a chegada do mês de maio com o slogan: ‘Faça parte do Maio Amarelo e ajude a promover um trânsito mais seguro: uma iniciativa do DETRAN-PE com apoio de (acrescenta-se o nome do órgão, entidade ou empresa apoiadora)”, explica a Coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Fernanda Cordeiro.




Sobre o Maio Amarelo - Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.




Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).



Sites para informações:

www.detran.pe.gov.br – Aqui estará disponível a identidade visual (marca) do movimento Pernambuco Amarelo, além da atualização do roteiro de ações do movimento.
http://www.pernambucoamarelo.com.br/ - traz informações gerais sobre o movimento Pernambuco Amarelo, além de abrir espaço para que os internautas enviem vídeos de curta duração, abordando o Maio Amarelo e a Segurança no Trânsito
http://maioamarelo.com/ - página do Movimento Internacional Maio Amarelo

Nenhum comentário: