A Educação baseada nos princípios da Inclusão e Identidade, que considera os portadores de diversidades sociais detentores de direitos e os devem buscar na forma que atendam as necessidades educacionais especiais, sejam elas físicas, intelectuais e comunicacionais ou de qualquer outra que o aluno venha apresentar. Esse é o objetivo da 1ª Formação de Cuidadoras na Cidade de Igarassu, promovido pela Gerência de Educação Inclusiva, da Secretaria de Educação do Município. Uma ação pioneira em todo o Estado.
A figura do cuidador nas escolas poderá garantir aos alunos com limitações motoras a chance de realizar atividades proposta pelos educadores durante as aulas ou no ensino extraclasse. O cuidador não é necessariamente um profissional de saúde, ainda que precise dominar funções básicas da área. Desta forma, uma equipe de instrutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve durante a capacitação ministrando uma palestra com dicas de primeiros socorros, além de orientações pedagógicas às inscritas, que nesta 1ª formação teve 100 cuidadoras.
Segundo Adelma, Domingos, Gerente de Educação Inclusiva, existe um quantitativo de mais de 100 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) que precisam desse cuidado diário. “O objetivo é informar a essas profissionais de maneira didática e esclarecedora, as atribuições nas escolas e creches onde vão atuar”, pontuou.
O público atendido são crianças, adolescentes e jovens, que recebem auxílio das cuidadoras para se alimentar, sentar, levantar, escrever ou digitar, locomoção, manipulação de objetos, realização de higiene corporal e outros.
A cuidadora Simone Maria afirmou que este curso além de muito bom é uma experiência de vida. “Cuido de uma adolescente autista e cadeirante que requer atenção especial. Quando tomei conhecimento do curso fiquei muito emotiva em participar”, finalizou. Já o secretário da Pasta, Dario Uchikawa, afirmou ser desafiante para o professor e a gestão escolar enfrentar de maneira imediata a gama de informações, trocas de experiências e o desenvolvimento de práticas adequadas nas diversas situações que serão submetidas às cuidadoras. Também pontuou o papel da inclusão como benefício na vida dos alunos e parentes. “Esse fenômeno da inclusão da Pessoa com Deficiência que se iniciou nas escolas há alguns anos trouxe consigo um grande benefício às pessoas com necessidades especiais e seus familiares”, ressaltou.
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