sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eduardo propõe expansão do setor automotivo para outros estados do NE

O governador Eduardo Campos defendeu a descentralização da indústria automotiva brasileira, nesta quinta-feira (10), durante a 13º Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel). Mesmo já tendo garantido a planta da Fiat para Pernambuco, Eduardo entende que é “estratégico para o desenvolvimento industrial brasileiro” consolidar o setor nos demais estados do Nordeste.

“Não se consolida polos industriais sem segmentos como o automotivo, que integram amplas cadeias e são empregadores de mão de obra de diversificado nível de qualificação. Entendemos que o centro-sul já atingiu esse patamar há muito tempo, sendo importante para o equilíbrio do desenvolvimento brasileiro criar instrumentos que induzam a implantação de indústrias na região nordestina”, explicou Eduardo.

A posição também é apoiada pelo governador baiano, Jaques Wagner, que também participou do evento. Os dois governadores nordestinos encaminharam, há duas semanas, uma carta à presidente Dilma solicitando a criação de um pacote de benefícios fiscais que incentivassem a produção de veículos no Nordeste.

 “Nós fundamentamos os argumentamos e acho que sensibilizamos a equipe econômica para a necessidade de um recorte regional. É bom para o Brasil e para indústria automotiva do eixo Sul-Sudeste que haja outro polo automotivo no Nordeste”, disse Eduardo, lembrando que a instalação da Fiat só foi possível após aprovação da proposta pela presidente Dilma.

Na carta, Eduardo e Jaques também apresentaram a diferença da indústria automotiva entre os estados do Nordeste, que têm uma participação de apenas 5,2%, em relação às regiões Sul e Sudeste, que concentram 86,2% da produção. Pernambuco e Bahia garantiram, respectivamente, uma planta da Fiat e da Ford.

Na reunião, Eduardo também saiu em defesa da autonomia financeira da Autarquia, que só será possível com a transformação do atual fundo orçamentário em financeiro.  “Esse ponto é a garantia da recriação, na prática, da Sudene. Nós estamos falando num fundo que pode se transformar num dos mais expressivos para o desenvolvimento da América Latina”. O pleito será apreciado pela presidente Dilma Rousseff ainda este ano.

A reunião de hoje do Condel foi presidida pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O encontro também contou com a presença dos 11 governadores dos estados que integram a área de atuação da Autarquia, além do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e da chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, Esther Dweck. Os conselheiros voltarão a se reunir no próximo dia 17 na sede da Sudam, na capital paraense.

Nenhum comentário: