quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Eduardo inaugura reforma na maternidade do HBL

As cerca de 350 mamães que passam por mês pela maternidade do Hospital Barão de Lucena (HBL) contam a partir de hoje com uma estrutura mais moderna e confortável. Na manhã desta quinta-feira (10), o governador Eduardo Campos e o secretário de Saúde, Antônio Figueira, entregaram à população a enfermaria da maternidade completamente reformada, e também as novas instalações da UTI de adultos, que teve sua capacidade ampliada em 100%.

Foram investidos R$ 1,3 milhão para reformar e equipar a enfermaria da maternidade, que tem 27 leitos projetados para dar mais conforto às mães, recém-nascidos e acompanhantes. Já a UTI de adultos ganhou mais 10 leitos, chegando ao total de 20. Para isso, foram investidos quase R$ 590 mil nas obras e na compra de equipamentos, como cardioversores, monitores multiparamétricos e ventiladores pulmonares.

Para o governador, o ideal seria a população nem precisar de atendimento de urgência intensiva. "Mais importante do que a UTI é a gente evitar que as pessoas precisem da UTI. Precisamos cuidar da saúde, apoiar a atenção primária, evitar acidentes de moto, cuidar para as pessoas não dirigirem bêbadas, e cuidar de ter UPA para que as pessoas possam ser atendidas rapidamente quando precisarem", observou o governador.
Já a diretora do HBL, dra. Claudia Miranda, falou da importância das obras para a unidade. "A ampliação da UTI representa uma maior oferta para os pacientes da rede e do nosso hospital que precisam desse tipo de assistência. A reforma da enfermaria da maternidade vai permitir a construção do vínculo das mães com os bebês e, por outro lado, melhores condições de trabalho para os profissionais", ressaltou.
Grávida do segundo filho e internada desde o último sábado (05) por apresentar uma gravidez de alto-risco, a dona de casa Geane Rodrigues, 32, disse que o espaço vai tornar a espera mais fácil. "Como minha gravidez é de alto-risco, depois do parto eu e o bebê ainda devemos passar um bom tempo por aqui. A gente fica triste em não poder ir logo para casa, mas num espaço como esse a gente fica mais confortável e o tempo passa mais rápido", disse.

Previstas no Plano Diretor de Obras do hospital, as obras são um avanço na qualificação e no atendimento médico ao público. No próximo dia 20, o Governo vai lançar o edital de licitação para as demais obras do Plano Diretor. "As obras tem que ser feitas assim, paulatinamente, porque o hospital precisa continuar funcionando. E quem já reformou uma casa sabe como é que é, é bem diferente de fazer a casa sem a gente estar morando dentro”, explicou Eduardo.

Vale destacar que o HBL é referência no atendimento de gravidez de alto risco, ou seja, mulheres que necessitam de um cuidado especial como no caso de portar alguma doença crônica, ou que entrou em trabalho de parto prematuro, entre outros. O acréscimo de leitos desse tipo tem sido uma prioridade no Governo. Até 2007, o Estado administrava 229 vagas de Terapia Intensiva. Com a inauguração, já são 818 leitos, ou seja, quase quatro vezes o que havia no início da gestão.

Nenhum comentário: