quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Produtores do Agreste colhem safra de algodão

Dia Especial comemora a Revitalização da Cultura


Com um Dia Especial de Campo da Cultura do Algodão será comemorada nesta sexta-feira, 04, a partir da 9h, em Surubim, a colheita 840 mil quilos de pluma, resultado do Programa de Revitalização da Cultura do Algodão implantado em uma área de 700 hectares de 16 municípios do Agreste Setentrional pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Os investimentos foram da ordem de R$ 1,2 milhão destinado à distribuição de sementes geneticamente melhoradas, preparo de solo e prestação de serviço de assistência técnica para agricultores de 16 municípios  - Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, Glória do Goitá, João Alfredo, Limoeiro, Orobó, Passira, Santa Maria do Cambucá, Salgadinho, Surubim, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Vertentes do Lério. Toda a  pluma do algodão será beneficiada em duas usinas localizadas em Surubim e Cumaru.

A produção de 840 mil quilos de pluma tem a garantia de compra pelo Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral e de Malharia (Sinditextil-PE). “A comercialização, a preços de mercado, foi assegurada por meio de um convênio assinado entre a Secretaria de Agricultura e o Sindicato”, destaca o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que estará em Surubim para acompanhar o Dia de Campo com os agricultores.

A separação da pluma da semente será realizada em duas usinas de beneficiamento, agregando até 40% a mais no valor do produto. “Esta primeira experiência demonstrou que toda a produção será absorvida com tranqüilidade já que a demanda das indústrias têxteis instaladas em Pernambuco está estimada em 40 mil toneladas por ano”, salientou Ramos.

O Dia de Especial do Algodão receberá agricultores, presidentes de sindicatos, de associações rurais, além de lideranças políticas da região. A ação de caráter educativo sobre técnicas de cultivo será realizada em Furnas, município de Surubim, a partir das 9h, na propriedade do agricultor José da Silva Reis.

Nenhum comentário: