terça-feira, 8 de novembro de 2011

Programa Mãe Coruja chega a mais oito municípios pernambucanos

O Programa Mãe Coruja Pernambucana dá mais um importante passo no enfrentamento à mortalidade materno e infantil no estado. Oito novos municípios vão receber o programa, que passa a atender 103 cidades pernambucanas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08), pelo governador Eduardo Campos, durante café da manhã no Palácio do Campo das Princesas com secretários das oito pastas envolvidas diretamente no programa, prefeitos dos municípios e gestores das Gerências Regionais (Geres).

Escolhidos por apresentarem coeficiente de mortalidade infantil superior a 25 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas, os municípios de Casinhas, Condado, São Vicente Ferrer, Jaqueira, Riacho das Almas, Mirandiba,Terra Nova e Iguaracy serão contemplados com o Canto Mãe Coruja, que atenderá cerca de 2.500 mulheres dessas regiões. O Prefeito de Iguaracy, município do Sertão do Pajeú, Albérico Nunes, comemorou a chegada do programa. “Agora podemos contar com um reforço significativo no enfrentamento a esse problema. Esperamos em breve sair da lista dessa triste estatística”.

Além da redução nos índices, o governador destacou que o programa promove uma transformação social. “Estamos fazendo uma ação que vai ser sentida daqui a 20 anos. Ao cuidar dessas mães e crianças não precisaremos investir no futuro em ‘pulseiras’ que custam R$600”, argumentou Eduardo se referindo ao investimento do governo no sistema de monitoramento de presos em regime semi-aberto anunciado na última segunda (07).

Ao dar as boas vidas aos gestores dos municípios que vão receber o Programa, Eduardo salientou a importância do envolvimento e compromisso de cada um. “Ou vocês nos ajudam ou, por mais boa vontade que nós tenhamos, o poder público não conseguirá chegar aos lugares mais inacessíveis. Precisamos que vocês entendam o tamanho dessa missão”, advertiu.

Durante os meses de novembro e dezembro, as Gerências Regionais dos municípios receberão capacitação nas áreas de atenção primária, administrativa, financeira, saúde, educação, entre outras. A expectativa é de que os Cantos Mãe Coruja estejam à disposição da população a partir de janeiro de 2012.

Atualmente, o Programa tem 64.310 mulheres cadastradas e realiza o acompanhamento de 27.100 crianças. Desde a implantação do programa em 2008, Pernambuco contabiliza redução de 10% nos índices de mortalidade materno-infantil. Entretanto, há regiões que obtiveram resultados acima da média, como a Gere de Ouricuri e a de Petrolina que apresentaram, respectivamente, redução de 22% e 20,9%.

SELEÇÃO - Nesta sexta-feira (11), será publicado o edital para contratação de duas vagas na coordenação no Canto Mãe Coruja de cada um dos oito municípios. Poderão concorrer às vagas profissionais de nível superior com perfil de gestão e monitoramento. O edital com os detalhes da seleção estará disponível no site da Secretaria de Saúde - www.saude.pe.gov.br.

Nenhum comentário: