sexta-feira, 2 de maio de 2014

Agricultores utilizam forragem nativa para alimentação animal

O escritório municipal do IPA de Cedro, Regional de Salgueiro, fortalece o processo de convivência com o Semiárido, utilizando a vegetação nativa como fonte alimentar para os animais. Dentro dessa orientação, os agricultores do distrito do Massapê são capacitados para utilizar essas forrageiras, visando alternativas de segurança alimentar do rebanho, utilizando espécies  como: maniçoba (Manihot caerulescens) , algodão de seda (Calotropis Procera) , moleque duro (Varronia leucocephala), entre outras. 
Os extensionistas, Savio Sá e Manoel Costa, iniciaram na comunidade do Massapê a implantação de uma área com estas espécies, visando não só o extrativismo praticado atualmente pelos agricultores, mas também a implantação da reserva alimentar para os animais.  
Várias comunidades estão interessadas na iniciativa, buscando inserir outras variedades nativas da região. A forragem esta sendo disponibilizada aos poucos na dieta dos animais e os agricultores os principais atores do processo estão motivados com a ação.

Nenhum comentário: