sexta-feira, 16 de maio de 2014

IPA e UFRPE debatem novas diretrizes para base de piscicultura de Serra Talhada

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Genil Gomes, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (15/05), com a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, na Estação Experimental do Instituto, em Serra Talhada, acompanhado do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, do engenheiro de pesca, Maviael Fonseca, e do supervisor da Estação, Eraldo Bezera. Em pauta, a definição da forma de utilização da base piscicultura, instalada na Estação.
Na reunião, foi debatido um novo redirecionamento do papel de cada instituição, no que diz respeito à área de atuação dos trabalhos e delimitação do espaço físico. "Vamos fortalecer essa parceria, para isso é necessário desenvolver um projeto de recuperação e adequação das instalações da base de piscicultura", destacou Gomes.
Instalada desde 1978, a base permite a realização de pesquisas e conta atualmente com trinta e quatro viveiros destinados a maturação, reprodução, alevinagem, berçário e engorda. Os tanques possuem capacidade para reproduzir mais de um milhão de alevinos/mês. "Esses alevinos são distribuídos mensalmente para repovoamento de açudes e barragens, e aos pisicultores de base familiar".
Encaminhamentos - Na próxima quarta-feira, 28 de maio, será realizado o trabalho de topografia para identificar a delimitação da área, que será cedida pelo IPA a UFRPE, durante vinte anos. O acordo será registrado em um termo de comodato.

Nenhum comentário: