quinta-feira, 16 de abril de 2015

IPA e BNB realizam mutirão para liberar R$ 760 mil de financiamentos para pequenos agricultores

Pequenos agricultores dos municípios de atuação da agência do Banco do Nordeste, em Serra Talhada, serão beneficiados com a ação realizada por técnicos do IPA e agentes da linha Agroamigo do banco, entre os dias 14 e 23 de abril. O objetivo é liberar 200 pequenas propostas de financiamentos, que somam cerca de R$ 760 mil. Serão beneficiados agricultores de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi, Serra Talhada, entre outros.

Os contratos podem ser assinados no Auditório Rui Carlos do Rego Barros, na Gerência Regional do IPA em Serra Talhada. No local, os agricultores participam de palestra sobre a ação e a importância da correta emissão do Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) e da seleção de beneficiários do crédito. Em seguida, são encaminhados à agência do Banco do Nordeste a fim de sacar as parcelas no caixa.

Os recursos são destinados para apoiar a pequena produção nas áreas de orgânicos, artesanato, caprinocultura, ovinocultura, bovinocultura de leite, tração animal, entre outras, que circulam na área rural, movimentando as demais cadeias produtivas, como também o setor de transporte e pequenos comércios.
   
A parceria entre o IPA e os agentes do Banco do Nordeste já trouxeram, nos últimos anos, muitos resultados positivos. Entre eles está a inadimplência perto de zero no municípios de Santa Cruz da Baixa Verde, nos quais as proposta são realizadas diretamente nas comunidades. “As reuniões esclarecendo as condições e colaborando para a tomada de decisão das famílias são uma realidade e  hoje, após anos de atuação, existe apenas uma operação em atraso no município”, destaca o supervisor de Extensão Rural da Gerência Regional Serra Talhada, Tito Antonio Ferraz Jota.

Nenhum comentário: