segunda-feira, 6 de abril de 2015

Lucas Ramos propõe Assembleia Itinerante em Petrolina

A cidade de Petrolina, a 756 km do Recife, deve receber a primeira reunião plenária do Programa Assembleia Itinerante. A proposta é do vice-líder do governo na Alepe, deputado Lucas Ramos, que subiu à tribuna da Casa Joaquim Nabuco na tarde desta segunda-feira (6) para apresentar a ideia aos parlamentares.

O intuito da proposta é aproximar o Legislativo da população do Sertão do São Francisco e discutir, in loco, os principais temas de interesse da região, democratizando o debate das questões sociais, econômicas e políticas que envolvem o estado. “Essa é uma necessidade para a própria continuidade da interiorização do desenvolvimento em todos os âmbitos. A importância econômica da região já é reconhecida nacionalmente e até no cenário mundial, principalmente quando observamos os dados da fruticultura irrigada, resultado dos investimentos em tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados e infraestrutura”, comentou o deputado Lucas Ramos.

Entre os temas que devem ser debatidos na reunião plenária estão a estiagem prolongada, a crise hídrica e os efeitos na agricultura e economia da região. Segundo o parlamentar, é preciso reunir esforços para enfrentar os problemas: “Os pequenos produtores da região, por exemplo, responsáveis por cerca de 90% dos projetos de irrigação - com até 20 hectares plantados – estão com os faturamentos prejudicados, o que repercute em toda a cadeia econômica. Se não somarmos esforços na discussão e na busca de soluções efetivas, inclusive junto ao Governo Federal, a situação do setor que gera milhares de emprego poderá se agravar fortemente”, afirmou.

A plenária deve possibilitar ainda o debate sobre melhorias que precisam ser estruturadas e pontuadas em diversas áreas, seja na segurança, com os avanços necessários ao Programa Pacto pela Vida, seja na educação, com investimentos principalmente na educação superior, ou na saúde. A proposta de realização da plenária em Petrolina deve ser votada nos próximos dias pelos deputados estaduais.



Homenagem – Também na tarde desta segunda-feira (6), o deputado Lucas Ramos apresentou o Projeto de Lei que dá o nome do comunicador Carlos Augusto, falecido na última quinta-feira (2), ao trecho da Rodovia PE-624 que liga a BR-428 ao povoado do Capim, Zona Rural de Petrolina. Foi no Capim que Carlos Augusto, um dos fundadores da Emissora Rural e da Rádio Grande Rio AM, criou a Jecana, protestando contra a matança dos jegues e, ao mesmo tempo, valorizando a cultura do sertanejo.

Nenhum comentário: