segunda-feira, 20 de abril de 2015

Projeto Muda Camocim impulsiona agricultura do Agreste

Os 215 agricultores que participam do Projeto Muda Camocim, promovido pelo Instituto Agropnômico de Pernambuco (IPA), já fecharam, em 2015, contratos para venda de produtos no valor de R$ 1,8 milhão, 80% a mais do total de 2014, com registro de R$ 1 milhão.

As vendas são realizadas por meio da Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Pernambuco (COOPEAFA), criada em 2011, como forma de reduzir a exclusão social, no município de Camocim de São Félix. Dentro dessa iniciativa, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) presta serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os agricultores dos cinco municípios envolvidos (Bonito, Camocim, Sairé, São Joaquim do Monte e Bezerros), do plantio até a comercialização dos produtos.

O IPA também participa da elaboração de projetos firmados com a Conab, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), prefeituras, Sesc, Ceasa, entre outros, os quais viabilizam a venda dos 32 tipos de alimentos produzidos pelos agricultores de base familiar daqueles municípios. Para qualificar os agricultores, entre os  anos de 2013 e 2014, o IPA realizou 10 oficinas, sobre os mais diversos temas, além de 10 excursões técnicas.  

Nenhum comentário: