segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Socioeducandos terão aulas de informática na Biblioteca Pública‏

Adolescentes e jovens atendidos nas Casas de Semiliberdade vão fazer parte do projeto “Incluir é preciso”, que será lançado nesta terça-feira (12)

  

Vinte adolescentes e jovens atendidos pelas Casas de Semiliberdade (Casem) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) serão contemplados com cursos de informática na Biblioteca Pública do Estado (BPE), por meio do projeto “Incluir é preciso: a informática como instrumento de socialização”. A iniciativa, que será lançada oficialmente nesta terça-feira (12) na BPE, às 9h, é fruto de uma parceria entre as duas instituições.

A Biblioteca Pública Estadual foi contemplada com o projeto da Fundação Bill e Melinda Gates com computadores cedidos pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI), através do projeto CDI Bibliotecas. Os requisitos foram a instalação de uma sala para dez computadores e o desenvolvimento de projetos inclusivos. Além de cursos de informática com módulos teóricos e práticos, haverá contação de histórias e outras atividades educativas.

“Esse projeto vem para coroar mais uma parceria do Estado. É uma forma reintegrar os adolescentes à sociedade através da informática e aumentar o interesse ao ambiente de leitura”, explica Moacir Carneiro Leão Filho, presidente da Funase. “Este espaço servirá para colaborarmos com a política de ressocialização. Queremos também que os jovens participem das atividades culturais da Biblioteca”, declarou Roberta Guedes Alcoforado, gestora da BPE.

A iniciativa tem o objetivo usar a informática como instrumento de socialização, elevar a autoestima dos adolescentes, aumentando a capacidade técnica para o crescimento profissional e frequentarem sempre a BPE. A sala, composta por dez máquinas modernas, vai acolher duas turmas de dez alunos durante quatro meses. As aulas vão desde lições básicas de informática ao uso das redes sociais. A Funase disponibilizará um instrutor para todo o curso.

Nenhum comentário: