terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Jovens concluem capacitação em mecânica

Um grupo de 28 jovens finalizou, nessa segunda feira (18/01), o curso Mecânico de Manutenção de Tratores, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE), em Vitória de Santo Antão. A capacitação gratuita faz parte do Programa Aprendizagem Rural e foi executada pelo Senar, em parceria com a Companhia Alcoolquímica Nacional.

Durante 10 meses, os jovens de idade entre 18 e 24 anos, receberam conhecimento sobre o funcionamento, manutenção e operacionalização de tratores e máquinas agrícolas. Inicialmente, eles contaram com orientações administrativas e de gestão corporativa, segurança no trabalho e saúde do trabalhador rural. “Esses são temas prioritários para o desenvolvimento da postura profissional do aluno”, pontuou a coordenadora de Treinamento do Senar, Mônica Pimentel.

Na segunda etapa, os profissionais aprenderam técnicas de operação de tratores e realização da manutenção preventiva e preditiva; reconhecimento dos modelos de tratores, e seus desempenhos operacionais; e procedimentos de segurança na operação e manutenção de tratores, entre outros. No total foi cumprida uma carga horária de 800 horas. “Além de aprender uma nova função e me posicionar no ambiente de trabalho, o curso proporcionou meu primeiro emprego", comemorou o estudante Jefferson Diego, de 19  anos, que será contratado pela Companhia. 

O superintendente do Senar, Adriano Moraes, ressaltou que os cursos são ferramentas de facilitação para que os aprendizes entrem no mercado de trabalho. “O programa existe desde 2012 e, só em 2015, habilitou 317 jovens rurais pernambucanos para conseguirem o primeiro emprego”, disse o gestor.

Nenhum comentário: