segunda-feira, 8 de julho de 2019

Viajando com a Leitura: site da Confederação Nacional dos Municípios destaca projeto da Biblioteca Municipal de Arcoverde

O site da Confederação Nacional dos Municípios (www.cnm.org.br) destacou a iniciativa da Biblioteca Municipal de Arcoverde, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, que, neste mês de junho, vem realizando o Projeto ‘Viajando Com A Leitura’. A iniciativa consta na colocação de textos literários nos bancos dos ônibus que circulam pela cidade - inclusive nos ônibus escolares - proporcionando acesso à obras, incluindo de escritores e poetas locais, de modo a promover a leitura.

"De acordo com o site, a experiência com esse projeto é inspiradora e uma boa prática no âmbito do incentivo à leitura", ressaltou a secretária de Educação e Esportes de Arcoverde, Zulmira Cavalcanti, adiantando que o projeto, inclusive, é incentivado pela prefeita Madalena Britto.

A maioria dos autores são nascidos em Arcoverde. Nomes como Micheliny Verunsck, Taíza Oliveira, Bosco Moraes, Cléa Camêlo, Genival Silva, Rubeneide Araújo, Leandro Vaz, Alexandre Revoredo, Diosman Avelino, Alexandre Dias de Araújo e Nevinha Carvalho são alguns dos escritores participantes. Há ainda textos de Bráulio Bessa e Ana Giacomo.

As linhas de ônibus que o projeto cobre são: Cidade Jardim, Cohabs I e II, Residencial Maria de Fátima Freire, Jardim da Serra, Vila São Francisco e JK. "Além de incentivar o gosto pela leitura, o projeto minimiza o tempo ocioso da viagem entre os bairros da cidade, realmente as pessoas viajam na leitura; é muito gratificante para nós educadores", afirmou a coordenadora da Biblioteca Municipal, Glecys Maciel.

De acordo com Clecilda Lucena, atendente da Biblioteca Municipal, o ‘Viajando Com A Leitura’ tem sido muito bem aceito. "Acredito que temos propiciado o hábito da leitura em muita gente que usa o transporte público. Não é raro as pessoas virem aqui na Biblioteca procurar saber mais sobre o texto que leu nos coletivos", afirmou Clecilda.

O Viajando Com A Leitura tem como parceiros a Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), Auto Viação Rio Claro, Fundação de Atendimento Socioeducativo de Arcoverde e Sesc Arcoverde.


Foto: Secretaria de Educação de Arcoverde/divulgação

Nenhum comentário: