terça-feira, 16 de julho de 2019

Paulo Câmara assina nomeação e empossa Fernando Jucá na Facepe

Com um olhar voltado para o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, no final da manhã desta segunda-feira (15.07), o governador Paulo Câmara assinou a nomeação e empossou o novo presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá. O chefe do Executivo estadual destacou a importância da instituição e o esforço para unir os representantes da sociedade civil em favor do desenvolvimento da pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“É uma missão muito nobre que a Facepe executa em favor da ciência, da tecnologia, da inovação, da pesquisa e de todo o Estado. São quase 30 anos ajudando, formando pessoas que estão contribuindo para o desenvolvimento de Pernambuco. E em momentos tão difíceis por que passa o nosso País, esse papel de olhar o futuro, de olhar a capacitação, a qualificação dos nossos jovens, os universitários, a partir de bolsas de mestrado, de doutorado, de pós-doutorado, de pesquisas, isso é fundamental que seja consolidado”, afirmou o governador.

A Facepe é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, pasta comandada pelo deputado estadual licenciado Aluísio Lessa, que reforçou a atitude do Governo do Estado de apoiar a pesquisa, exatamente em um momento em que o cenário nacional propõe retrocessos nessa área. “Pernambuco está fazendo um modelo de Educação integrado com Ciência e Tecnologia que merece ser olhado como exemplo, o que está sendo construído aqui. O Brasil está fazendo exatamente o contrário, dando as costas para o futuro”, argumentou Lessa.

Fernando Jucá, por sua vez, discorreu sobre a expectativa no novo cargo que ocupa. “A missão é trabalhar. Primeiro, fazendo um diagnóstico, estudando e reconhecendo a situação da Facepe. Temos que colocar que a instituição tem uma capacidade de atrair pessoas, projetos e investimentos. O que precisamos é fazer isso para que a Facepe cresça”, afirmou o novo presidente.

Jucá é professor do Departamento de Engenharias Civil e Ambiental da UFPE e trabalha na área de infraestrutura urbana, resíduos, energia e bioenergia. Já presidiu o Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP), entre 1995 e 1998, e entre 2005 a 2010 foi diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Também prestigiaram a posse do novo presidente da Facepe: o secretário de Educação e Esportes Fred Amâncio; o deputado estadual e professor Paulo Dutra; o professor Anísio Brasileiro, reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o professor Pedro Falcão, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), o professor Marcelo Carneiro Leão, vice-reitor da Universidade Federal Rural (UFRPE), e o professor Alfredo Gomes, reitor eleito da UFPE; o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota - que preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) - o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Guilherme Calheiros; além do professor Silvio Meira, presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital, entre outras personalidades e autoridades.


Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Nenhum comentário: