terça-feira, 30 de julho de 2019

Aluna da Escola Euclides da Cunha representará Arcoverde na semifinal regional do Concurso Ler Bem

A semifinal da etapa Regional do Concurso Ler Bem da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) acontece, na próxima terça-feira, 30 de julho, às 13 horas, no Auditório Muirá-Ubi do Hotel Olho D'Água dos Bredos (Rua Armando de Siqueira Brito/bairro São Miguel).

"A etapa do concurso é acompanhada de perto pela Secretaria de Educação do município já que estaremos sendo representados pela aluna Stefanny Maria dos Santos Silva, aluna do 4° Ano Fundamental da Escola Euclides da Cunha, que recentemente ficou em 1º lugar na etapa final municipal, ocorrida no mês passado na Aesa", lembrou a secretária Zulmira Cavalcanti. Steffany tem 10 anos e mora no bairro São Geraldo. Os pais - Adriano Luiz e Ytamara Mayana - são os maiores incentivadores da jovem leitora, além, é claro, do irmão Pietro Henry.

A competição visa incentivar a formação de jovens leitores do 4º ano do Ensino fundamental I, matriculados nas escolas municipais. De acordo com os organizadores, a leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito e a escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças.

Representantes de 20 cidades da microrregião estarão fazendo a leitura do livro "A Batalha dos Mamulengos" de Rubem Rocha Filho. Rubem era carioca, mas sua trajetória - como ator, produtor e encenador - foi toda construída no Recife.

A estória se passa em Olinda, uma das cidades mais antigas do Brasil. Seu casario e suas Igrejas datam da época colonial. Mas todo esse acervo cultural estava sendo ameaçado por pessoas inescrupulosas. O que poderia fazer um simples guia-mirim e seus amigos para impedir tamanho desastre? O enredo é, acima de tudo, uma declaração de amor, respeito e descoberta da cidade e dos recantos históricos da Marim dos Caetés.

Foto: Israel Leão

Nenhum comentário: