terça-feira, 27 de setembro de 2011

4ª Conferência Segurança Alimentar discute o direito à alimentação

A partir desta quarta-feira (28) até sexta-feira (30), representantes das entidades que compõem o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea-PE, dos conselhos municipais, dos povos quilombolas e indígenas discutem o direito à alimentação na 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Cesan) cujo o tema é “Alimentação Adequada e Saudável – Direito de Todos”. O evento acontece no município de Pesqueira, no Agreste, no Centro Pastoral Dom Hélder Câmara, na Rua Comendador José Didier, s/n.
O objetivo da Conferência é a construção de compromissos para efetivar o direito humano à alimentação, previsto no art. 6º da Constituição Federal e será uma preparação para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar (CNSAN), que será realizada em Salvador, Bahia, de 7 a 10 de novembro deste ano. O presidente do Consea estadual, Nathanael Maranhão Valle, destaca que o 4º Cesan visa promover a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Estadual e Nutricional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan.

“O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) tem por objetivo abordar os principais temas considerados fundamentais para aprofundar e avançar a agenda temática e política da área”, reforça Nathanael Valle. Os debates também contribuem com propostas para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar (CNSAN). Na oportunidade serão analisados os avanços, as ameaças e as perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação saudável, como também para a promoção da soberania alimentar no âmbito estadual e intermunicipal. A Conferência Nacional será orientada por um documento base elaborado a partir dos documentos finais das Conferências Estaduais e dos Encontros temáticos de Segurança Alimentar e Nutricional.

Nenhum comentário: