quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mel de Bodocó conquista Selo de Inspeção Federal


O município de Bodocó, no Sertão do Araripe pernambucano, obteve mais uma conquista. A Associação dos Apicultores de Bodocó (AAPIB) foi a primeira associação no estado de Pernambuco a conquistar o Selo de Inspeção Federal (SIF).
Com uma produção média de 300 toneladas de mel por ano, a apicultura no município tornou-se um negócio rentável e que abre novos caminhos para os produtores que vivem no sertão.
A certificação emitida pelo Ministério da Agricultura possibilita a partir de agora, a comercialização dos produtos em todo o país. As sessenta famílias que vivem da apicultura e integram a AAPIB, com sede localizada no Sítio Sombrio, zona rural do município, poderão fracionar sua produção e comercializá-la, ao invés de entregá-la a atravessadores – que até então ficavam com importante parte do lucro.
A conquista foi possível graças ao empenho dos apicultores associados e ao trabalho de consultoria gerencial e tecnológica realizado pelo Sebrae em Pernambuco, além do apoio da Prefeitura de Bodocó.
A entrega oficial do selo foi feita pela técnica do Ministério da Agricultura, Margarida Maria Rocha ao articulador da AAPIB, Ronildo Menezes, durante a 19ª edição da Agrinordeste, realizada no Recife, na última semana.
Associados da AAPIB e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de Bodocó participaram da feira, expondo produtos e oportunizando contatos com grandes distribuidoras.
O estande recebeu milhares de visitantes, entre eles, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, o presidente da Federação Pernambucana de Agricultura, Pio Guerra, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco, Josias Albuquerque e técnicos do Ministério da Agricultura.
No estande, havia ainda a exposição de mudas do umbuzeiro, marmeleiro, umburana de cheiro, cipó uva, todas elas disponibilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, que já distribuiu cerca de 5 mil mudas dessas plantas destinando-as à recuperação e ampliação da floração para as abelhas, incentivando os apicultores do município.
De acordo com a apicultora da AAPIB, Maria Socorro Torres, o SIF representa uma grande conquista. “Estamos muito felizes, esta foi uma grande vitória. Vamos poder agregar valor aos nossos produtos e comercializá-los para todo o Brasil,” comemorou.
Além do mel tradicional, a associação produz uma ampla linha de cosméticos à base de mel, como: sabonete de doce de leite e mel, sabonete de chocolate com mel, sais de banho, xampu, condicionador, hidratante, esfoliante, entre outros.

Nenhum comentário: