sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Emocionado, Eduardo Campos agradece ao Crato pela homenagem

“Esse é um titulo que não vai ficar só na minha parede, mas no meu coração. Aqui, eu e minha família afirmamos e reafirmamos nossos compromissos democráticos criando a consciência que serviu para mudar a vida de muitas pessoas”.

            Essas foram as palavras de agradecimento do governador Eduardo Campos ao receber os títulos de cidadão cratense e de Sócio Honorário do Instituto Cultural Vale do Cariri, nesta sexta-feira (09/09). A solenidade em aconteceu na Faculdade Católica do Cariri, que fica na cidade do Crato, no Sertão cearense, e contou com a presença de familiares de Eduardo e de várias lideranças políticas de Pernambuco e do Ceará.

O governador em exercício do Ceará, Domingos Filho, nove deputados federais e três deputados estaduais cearenses prestigiaram o evento. O governador Cid Gomes não compareceu por estar representando a presidenta Dilma Rousseff na posse do presidente de Cabo Verde. "Sua família dignifica o Ceará, dignifica Pernambuco, dignifica o Brasil", disse Domingos Filho.

            Ao som do hino de Pernambuco, Eduardo foi recepcionado pela Orquestra Municipal da cidade e depois conferiu uma exposição fotográfica em homenagem à família Arraes. “Voltar ao Crato é um momento de muitas recordações boas. Se eu pudesse desenhar um quadro para dizer o que é o Cariri para mim, eu diria que é a casa da minha avó. Não só eu, mas toda a minha família é grata a tudo que o povo do Crato fez por nós”, testemunhou.

Logo no início da cerimônia, os presentes puderam assistir a um vídeo que narrava a trajetória política de um dos mais ilustres cidadãos do Cariri cearense, o ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo. Em seguida, foi a vez dos cantores Santana e Luís Fidelis recitarem o poema Pai, de autoria de Maximiniano Campos, pai de Eduardo.

            O governador de Pernambuco se emocionou em vários momentos do discurso que pronunciou, no qual relembrou as férias da infância na casa da bisavó, Benigna Arraes. Ele também falou da importância de se manter a união entre os estados. “Não foi bom o tempo em que o Nordeste brigava com os estados vizinhos. Conseguimos inverter essa ordem construindo uma democracia jovem que é o caminho para uma sociedade mais justa e equilibrada. Temos os mesmo sonhos, desafios e dificuldades”, disse.

Domingos Filho ressaltou os resultados positivos alcançados pelo colega.  “O Ceará se sente muito bem pelo êxito do nosso estado vizinho. É uma nova modelagem administrativa que, ao lado de governos que carregam as mesmas bandeiras, formam novas lideranças do estado brasileiro democrático de direito”, avaliou.

            De Pernambuco estiveram no Crato os deputados federais Ana Arraes, e Fernando Filho e os estaduais Odacy Amorim e Sebastião Oliveira. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio, e os prefeitos Ettore Labanca (São Lourenço da Mata-PE), Samuel Araripe (Crato-PE) e Germano Correia (Araripe-PE) também marcaram presença.  “Vossa excelência nos devolveu a boa politica. A nossa cidade está de parabéns por ter um filho tão ilustre”, elogiou o presidente da Câmara dos Vereadores do Crato, Florisvaldo Sobreira Coriolana (PSDB), que entregou as honrarias ao homenageado.

            Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, também recebeu a distinção, quando tornou-se sócio efetivo acadêmico do Instituto Cultural do Cariri. Outra grande homenageada do dia foi a deputada Ana Arraes, que recebeu a maior comenda concedida pelo estado do Ceará: a Medalha Bárbara de Alencar. A concessão dos títulos foi uma proposição do vereador José Nilton Brasil (PSB), aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal cratense.

Nenhum comentário: