quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bandidos mais perigosos do estado agora estão em “rede anti-social”

Nesta quinta-feira (29), o Governo de Pernambuco lançou oficialmente um link com a lista dos 100 foragidos mais procurados pela polícia. A “rede anti-social” possibilita a qualquer cidadão ter acesso às fotografias e ao histórico dos criminosos e está disponível no site da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br). Basta clicar no banner preto com a palavra “Procurados” do lado superior direito da página e saber tudo sobre os bandidos mais perigosos de Pernambuco.

O lançamento da lista dos “100 Mais” foi feito pelo governador Eduardo Campos durante a 29ª reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). “É uma iniciativa pioneira no Brasil, uma ferramenta moderna, que vai dar mais agilidade à nossa polícia. O policial agora tem a possibilidade de imprimir em qualquer lugar do Estado o mandado de prisão, que antes ele tinha que ir buscar num cartório ou na Delegacia de Capturas”, explicou Eduardo.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, mostrou como funciona a ferramenta. Ao clicar no banner, o internauta terá acesso direto à duas páginas com as fotos dos homicidas e latrocidas. Selecionando um deles, será possível ver o(s) processo(s) aos quais ele responde, sua data de nascimento, número do RG, entre outras informações. Uma cópia digitalizada do(s) mandado(s) também pode ser acessada. “Esta ação busca interagir com as pessoas através de denúncias anônimas no próprio site”, disse Damázio, assegurando completo sigilo aos denunciantes.

A estratégia de divulgação da rede “anti-social” prevê ainda a distribuição de dois mil cartazes, a circulação de 50 outbus e a instalação de totens eletrônicos com os rostos dos bandidos em pontos de grande fluxo como as Delegacias de Boa Viagem e de Prazeres, e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

As denúncias anônimas podem ser feitas também através da Ouvidoria da SDS, ligando 0800 281 5101, ou ainda pelo Disque-Denúncia: 3421 9595. “A recompensa para quem der informações que levem a prisão de um dos integrantes da lista dos ‘100 mais’ pode chegar até R$ 2 mil”, informou Carmela Galindo, coordenadora estadual do Disque-Denúncia. 

O governador aproveitou a ocasião para agradecer a colaboração do Tribunal de Justiça (TJPE) e do Ministério Público de Pernambuco, que são parceiros da iniciativa. O site do TJPE, inclusive, também vai abrigar a lista no link http://www.tjpe.jus.br/index.asp

REFERÊNCIA NACIONAL – Antes do lançamento da “rede anti-social”, o governador Eduardo Campos abriu a mesa de debates da reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), realizada em um hotel na Av. Boa Viagem. Após 1h de apresentação do Pacto pela Vida, Eduardo foi bastante cumprimentado pelos 27 chefes de Ministérios Públicos presentes ao evento.

“Todos os procuradores aderiram ao Pacto pela Vida. Eles ficaram admirados com o trabalho realizado aqui em Pernambuco e se comprometeram a levar propostas semelhantes aos seus respectivos estados”, disse o procurador geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon.

Já o presidente do CNPG, Fernando Grella, falou que as palavras do governador servem de motivação para a categoria. “Seu exemplo mostra que há condições de se alterar esse quadro com vontade política e sensibilidade social de ver e enfrentar a realidade como ela é”, elogiou.

Nenhum comentário: