quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MELHORIAS NO TRÂNSITO E TRANSPORTE FORAM DISCUTIDOS DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MOBILIDADE URBANA

A terceira audiência pública sobre Mobilidade Urbana da Assembléia Legislativa aconteceu nesta quinta-feira (29), no auditório do Anexo I,  com a presença de representantes das prefeituras e vereadores da Região Metropolitana do Recife. Presidida pelo deputado Sílvio Costa Filho (PTB), vice-líder do governo, o encontro esclareceu aos convidados e o público em geral, as obras de Mobilidade Urbana no grande Recife e os futuros projetos que serão implantados até a Copa de 2014.
    
 O presidente do Instituto Pelópidas Silveira (PCR), Milton Botller, destacou durante a audiência, a importância de se discutir a Mobilidade Urbana de forma metropolitana e ampliar a questão para as cidades da região. O representante da CTTU, Carlão mostrou preocupação com os problemas decorrentes do tema, segundo ele, a Mobilidade Urbana causa com os acidentes de trânsito, registrados em todo o Brasil, um prejuízo de 28 bilhões de reais ao ano. Carlão esclareceu ainda, que em período de chuva, Recife registra até 150 acidentes de trânsito na cidade. Durante o evento, o representante do Metrorec, Bartoleu Carvalho disse que a Mobilidade Urbana deve ser tratada com a sustentabilidade energética-ambiental, onde os caminhos percorridos pela população devem ser diminuídos. “O metrô está com várias obras em andamento e que irão aumentar a demanda do transporte, entre elas, a duplicação Cabo-Cajueiro, com entrega prevista para dezembro de 2012”, reforçou Carvalho. Também compondo a mesa de palestrantes, o vereador olindense, Marcelo Santa Cruz, representante do Parlamento Metropolitano, lembrou a importância da acessibilidade das pessoas que se locomovem com cadeiras de rodas, principalmente os projetos para o Mundial de 2014. Por fim, o secretário de Transportes de Camaragibe, Luciano Andrade , informou que o município está investindo em sinalização na estrada de Aldeia, mas que ainda faltam recursos para a melhoria do tráfego e transporte na cidade.

     Segundo Sílvio Costa Filho, o objetivo da comissão é ouvir os diversos segmentos da sociedade e até o fim do ano elaborar uma carta aberta com as propostas de melhoria de trafegabilidade não apenas para os carros, mas também para os pedestres. Uma das bandeiras levantadas é quanto a responsabilidade da conservação das calçadas. Ainda, em outubro, nova audiência pública será convocada e por fim traçado o RX sobre o tema!

Nenhum comentário: