quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eduardo lança Política de Saúde Bucal do Estado

Com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde bucal e implantar urgências odontológicas em todas as regiões pernambucanas, o governador Eduardo Campos lança, nesta sexta-feira (23/09), às 10h, no Palácio do Campo das Princesas, a Política de Saúde Bucal do Estado com investimentos de mais de R$ 16 milhões por ano.

As ações do programa incluem a criação de urgências odontológicas em hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), credenciamento de laboratórios de próteses dentárias e fluoretação de água e concessão de kits de saúde bucal. Com a capacidade totalmente instalada, espera-se atender uma média de 19,5 mil pessoas, por mês, nos serviços de urgências e a concessão de 2,7 mil próteses dentárias/mês. 

Para o atendimento à população, inicialmente, quatro UPAs – Paulista, Olinda, Curado e Engenho Velho – terão urgência odontológica 24h, com um cirurgião dentista por plantão. O objetivo é tratar as dores de dente, problemas periodontal (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Todo o trabalho será feito de acordo com a classificação de risco. 

A partir de novembro, será a vez da implantação dos serviços odontológicos nos hospitais regionais. A previsão é começar pelo Hospital Regional de Palmares prof. Sílvio Magalhães, que já estará com a segunda etapa da construção finalizada. Até agosto de 2012, os atendimentos também funcionarão nos Regionais de Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. 

Nenhum comentário: