terça-feira, 27 de setembro de 2011

Caçada on line: Governo coloca lista de criminosos na internet

A população pernambucana poderá identificar e denunciar criminosos foragidos da polícia após uma rápida consulta à internet. Uma lista com as fotos e os mandados de prisão dos 100 maiores latrocidas e homicidas do Estado será disponibilizada no link “Procurados” no site da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br) a partir desta quinta-feira (29). 

A ação foi antecipada nesta terça-feira (27) pelo governador Eduardo Campos durante a reinauguração da Delegacia do Ibura, na Zona Sul do Recife. Quem consultar a lista também poderá ter acesso à ficha criminal de cada um dos foragidos. O ranking dos “100 mais” foi elaborado após a pesquisa dos mandados expedidos e levou em conta a periculosidade de cada um dos criminosos.

O objetivo da ação é “estimular a população a denunciar os seus algozes”, explicou o secretário de Defesa Social, Wilson Damásio. Além da possibilidade de fazer denúncias anônimas no próprio site, a população também poderá acionar a Ouvidoria da SDS (0800 281 5101) ou ainda o Disque Denúncia (3421 9595).

O “Álbum da Polícia”, como vem sendo chamada a iniciativa, faz parte do Sistema de Contenção ao Crime (SCC), implantado pelo Governo do Estado em abril deste ano. O SCC também distribuiu entre as autoridades policiais do Estado, em agosto passado, um caderno com informações sobre 493 acusados de homicídios e latrocínios com mandados expedidos. Desde a sua divulgação, o caderno já viabilizou a prisão de 74 criminosos.

O SCC também prevê uma parceria com o Poder Judiciário para garantir a celeridade na expedição de mandados de prisão dos inquéritos concluídos pela polícia. A atuação do Judiciário, inclusive, será acompanhada de perto pelo Estado. “Estamos dando conta do nosso dever de casa. Vamos colocar sobre a mesa a responsabilidade de cada um porque não estamos mais no tempo de soltar homicidas por falta de julgamento”, criticou Eduardo.

CASA NOVA – A Delegacia de Polícia da 10ª Circunscrição do Ibura funciona na Av. Campina Grande, s/n, ao lado da Unidade de Saúde Prof. Ivo Rabelo, na UR-01. A unidade recebeu um investimento de R$ 280 mil na climatização, compra de mobiliário e nas obras de reforma e ampliação do prédio que possuía uma área de 150 m2 e teve um acréscimo de mais 100 m2.

A unidade possui 12 salas, cinco banheiros (dois adaptados para pessoas com deficiência) duas salas de custódia e acesso operacional. A Delegacia do Ibura reúne 16 policiais civis – a delegada titular Anete Marques, 13 agentes e comissários e duas escrivãs. A unidade conta com nove carros e uma moto para realizar diligências.

A reforma do prédio agradou em cheio a comunidade como destacou a presidente da Associação de Moradores da UR-01, Vera Lúcia da Silva.  “Vamos dormir tranqüilos. Agora temos mais homens trabalhando na área e uma delegada muito trabalhadora”, avaliou.

Nenhum comentário: