quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mata Sul: Patrulhas retiraram famílias do isolamento‏

As patrulhasa mecanizadas, que estão desobstruindo estradas vicinais destruídas pelas cheias, já retiraram mais de 6 mil famílias do isolamento, nos nove municípios em estado de calamidade pública na Mata Sul. A informação é da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) que coordena o trabalho das Patrulhas Mecanizadas na Zona Rural das área afetadas pelas enchentes .

Mais de 60 quilometros de estradas vicinais tiveram a trafegabilidade resgatada, além da realização de serviços de remoção de materiais orgânicos, de entulhos das ruas, recuperação de bueiros e desassoreamento de rios. “Atingimos a nossa meta prioritária nessa operação que era a de retirar de imediato as comunidades rurais do isolamento e resgatar os acessos de crianças e jovens às escolas”, avaliou o secretário Ranilson Ramos.

No total, estão em operação 27 equipamentos – caçambas, motoniveladoras, retroescavadeiras, escavadeiras, trator de esteira, comboio (veículo para abastecimento), caminhão-pipa e caminhão de apoio. As equipes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), sob a coordenação da SARA, estão nas comunidades rurais dos municípios de Palmares, Catende, Água Preta, Catende, Xexéu, Cortês, Maraial, Joaquim Nabuco, Ribeirão e São José da Coroa Grande.

Em Maraial, foi realizada a desobstrução de 22 Km da PE-125 que liga o município Maraial ao distrito de Sertãozinho, passando pelas localidades de Perseverança, Goiabeira e Cajueiro do Espinho, beneficiando aproximadamente 5 mil pessoas do distrito e mais 150 famílias ao longo da estrada.

Em Xéxeu, no Engenho Veneza, as patrulhas mecanizadas desobstruíram 6Km de estrada vicinal de acesso, beneficiando aproximadamente 50 famílias. No Engenho Limão, foi realizada a Recuperação de bueiro e desobstrução de 5 Km de estrada de acesso, beneficiando aproximadamente 50 famílias.

Também foi feita a restauração completa de bueiro, com mão de obra manual local, e desobstrução de 8Km de estradas de acesso os povoados de Fernando Vieira, Curucaiti e Canto Flor, beneficiando aproximadamente 200 famílias. Outro ponto foi a desobstrução, no Engenho Apodi, de 0,4 Km de estrada de acesso ao Engenho Apodi, com execução de 2 Km de drenagem e restauração de bueiros.

Em Joaquim Nabuco, a Patrulha concluiu o serviço de remoção de materiais orgânicos e entulhos na área urbana. O acesso da Comunidade Tambor, em Catende, para Palmares já foi recuperado, beneficiando 100 famílias. Em Àgua Preta, a operação desobstruiu a estrada do povoado da Usina Santa Tereza, beneficiando 150 famílias, além das comunidades Florescente, Souza, Potosi, Parnazio, Mangueira, Mangueirinha, Eldorado e Correntes, onde 477 foram retiradas do isolamento.

Nenhum comentário: