terça-feira, 22 de agosto de 2017

Bombas da Sabesp anteciparão chegada das águas do Rio São Francisco a Fortaleza, afirma Helder Barbalho

A cessão de quatro conjuntos de motobombas do Governo do Estado de São Paulo ao Ministério da Integração Nacional, por meio de parceria assinada nesta segunda-feira (21), na capital paulista, irá antecipar a chegada da água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região metropolitana de Fortaleza, evitando o colapso hídrico, informou o ministro Helder Barbalho. A medida beneficiará mais de 7,1 milhões de pessoas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Essa é a segunda parceria do tipo firmada entre as duas esferas de governo. Em dezembro de 2016, acordo semelhante fez com que o Eixo Leste do Projeto levasse a água do ‘Velho Chico’ até Campina Grande, na Paraíba, evitando a crise no abastecimento para quase um milhão de moradores de 30 cidades do estado.

A parceria foi oficializada pelo ministro Helder Barbalho e pelo governador Geraldo Alckmin hoje, em São Paulo, durante a oficina regional do 8º Fórum Mundial da Água - encontro cujo objetivo é reunir contribuições da população, pesquisadores, entidades, estudantes e governos ao relatório brasileiro para o evento global, que ocorrerá em março do próximo ano, em Brasília. “Estamos empenhados em garantir segurança hídrica à população brasileira, às futuras gerações, como recurso e como direito. E, para isso, precisamos construir soluções consistentes e duradouras para os problemas relacionados à água”, destacou Helder Barbalho.

O ministro destacou que a primeira etapa do acordo com o governo paulista para empréstimo das bombas evitou a falta de água em Campina Grande, na Paraíba. Tanto que o fim racionamento na região foi anunciado hoje (21) pelo governador paraibano Ricardo Coutinho para a próxima sexta-feira (25) - [Projeto%20São%20Francisco%20antecipa%20fim%20do%20racionamento%20na%20região%20de%20Campina%20Grande%20(PB)]Leia mais. “Com esse mesmo sistema de bombeamento flutuante, que também ajudou São Paulo durante a seca de 2014 e os moradores dos estados beneficiados pelo Eixo Leste do Projeto São Francisco, vamos garantir segurança hídrica aos municípios atendidos pelo Eixo Norte”, ressaltou Helder Barbalho.

Roteiro das bombas - Hoje, os equipamentos disponibilizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ao Eixo Leste do Projeto São Francisco estão no município de Sertânia (PE). Depois de terem agilizado o enchimento das barragens naquele eixo, eles ainda serão utilizados na manutenção das estruturas, que estão em fase de pré-operação. Em seguida, as máquinas serão transportadas para o Eixo Norte e poderão ser instaladas ao longo dos 15 reservatórios do trecho, de acordo com o avanço das águas do Rio São Francisco. A previsão é de que o deslocamento das motobombas ocorra em até 90 dias. O aditivo ao Termo de Cessão de Uso Não Oneroso irá ampliar em mais 180 dias seu empréstimo.

Garantia de água - O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui dois eixos: o Leste, inaugurado em março deste ano para atender Pernambuco e Paraíba, e o Eixo Norte, que possui 94,9% das obras finalizadas e vai beneficiar, além desses dois estados, também Ceará e Rio Grande do Norte. O Eixo Norte inclui a construção de canais, 3 estações de bombeamento, 8 aquedutos, 3 túneis, além das 15 barragens. O trecho está organizado em três etapas de construção (1N, 2N e 3N). A primeira meta do eixo - 1N - tem 140 quilômetros de comprimento e foi remobilizada em junho, após a emissão da ordem de serviço pelo ministro Helder Barbalho.

A obra - O Eixo Norte já conta com 900 profissionais contratados e, esse número deverá chegar a dois mil entre outubro e novembro - pico de atividades. Até o final do próximo mês, os turnos de trabalho também serão ampliados para 24 horas por dia para garantir o cumprimento do cronograma de entrega das águas do Rio São Francisco.  A expectativa do Governo Federal é de que o Eixo Norte seja totalmente concluído até o primeiro trimestre de 2018. Além da Meta 1N, as outras duas etapas - 2N e 3N - estão em fase final de execução.

Oficina regional do 8º Fórum Mundial da Água - A população brasileira ainda pode participar do processo regional do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília (DF), de 18 a 23 de março de 2018. As cinco regiões do país estão sediando oficinas para que os diversos públicos apresentem contribuições e sugestões à minuta do Relatório Regional Brasil, que será encaminhado ao Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC), da UNESCO, para ser integrado ao Relatório da América do Sul.

O Relatório Regional Brasil abordará as questões relativas aos recursos hídricos no país e as contribuições a ele apontadas nessas oficinas ajudarão na obtenção de uma visão mais completa sobre o tema e na consolidação do material a ser encaminhado ao PHI-LAC. A minuta do Relatório está disponível também no site do Fórum com formulário para contribuição online até a próxima sexta-feira, 25 de agosto.

Além da oficina regional da região Sudeste, realizada hoje (21), em São Paulo, já ocorreram as do Nordeste, em Recife (PE), e do Norte, em Belém (PA). O Ministério da Integração Nacional é um dos órgãos envolvidos na organização do evento internacional.

Nenhum comentário: