quarta-feira, 16 de agosto de 2017

União de Estado, Municípios e sociedade civil valoriza prevenção social no combate à criminalidade

Os municípios do Litoral Norte de Pernambuco lançam nesta sexta-feira (18) uma iniciativa que vai unir Governo do Estado, municípios e sociedade civil no debate, formulação e execução de ações que valorizem a prevenção social no combate à criminalidade.

Contando com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, em articulação com os municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Araçoiaba, o Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS) quer dar protagonismo a projetos que valorizem a cultura de paz, atuando na prevenção e contribuindo com as políticas de segurança pública estadual.

“O fórum vai estabelecer um diálogo mais sistemático e efetivo com o Governo do Estado, identificando quais ações podem ser realizadas em parceria, quais programas podem ser fortalecidos e que novas abordagens devem ser dadas no combate à criminalidade, a partir da própria realidade dos municípios”, explica o secretário-executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social, Yves Ribeiro.

Para marcar a instalação do fórum, será realizado um debate com a participação dos secretários estaduais Antônio de Pádua (Defesa Social) e Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), além do deputado federal Tadeu Alencar (PSB), do deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT), e dos prefeitos, vereadores e representantes de movimentos sociais dos municípios envolvidos.

“A segurança pública está na pauta do País, que infelizmente tem hoje um contigente de quase 14 milhões de desempregados, o que afeta diretamente no aumento da criminalidade. O Governador Paulo Câmara tem liderado uma ação permanente de combate à violência no Estado com o Pacto pela Vida, mas esse é um debate que precisa ter maior protagonismo dos próprios municípios e da sociedade civil, que podem contribuir com a formulação de ações preventivas”, reforça Yves.

“O momento é de unir forças e pensar em iniciativas que não apenas fortaleçam a repressão, mas que permitam a prevenção, que impeçam por exemplo o aliciamento da juventude por parte do pequeno traficante, que atua nas esquinas dos bairros”, conclui o secretário-executivo.

Nenhum comentário: