quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Armando participa de sabatina na Faculdade de Direito da UFPE

Uma sabatina com os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi o primeiro compromisso de campanha dos candidatos ao Senado pela Frente Popular, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) desta quarta-feira (18). Ex-aluno da faculdade, formado no início dos anos 70, Armando falou da efervescência política que viveu na instituição na época do regime militar. “Essa casa tem compromisso de luta, um ambiente efervescente de debate e de confronto de idéias, que é muito importante para formar a cidadania”, ressaltou.

Ao lado do secretário-geral do Diretório Acadêmico da faculdade, Pedro Jácome, Armando falou da sua trajetória empresarial e política, das propostas para o Senado, e respondeu as perguntas dos estudantes.

Sobre a Reforma Tributária, uma de suas áreas de atuação no Congresso Nacional, opinou: “Precisamos retirar do sistema (tributário) atual uma série de empecilhos à geração de empregos. No Brasil, o investimento é tributado. Antes de uma fábrica produzir você já paga impostos na compra das máquinas. Também há os encargos que incidem sobre a contratação, que prejudica a evolução dos empregos formais. Acho que não precisamos inventar a roda para tocarmos essa reforma. Podemos nos valer de experiências internacionais que funcionem bem”.

Questionado sobre a capacidade da candidata a presidente, Dilma Roussef, Armando reconheceu sua competência administrativa. “É uma grande gestora e conhecedora da gestão pública”, disse. Ao lado de Humberto Costa, o candidato do PTB elogiou a capacidade de articulação do petista, a coerência e história de lutas, além das ações como secretário das Cidades e Ministro da Saúde.

Ao falar de seu trabalho como representante do setor produtivo, Armando ressaltou que o empresariado moderno não está desconectado dos movimentos sociais. “Nós da CNI (Confederação Nacional da Indústria) defendemos uma agenda moderna, com ênfase no meio ambiente, com investimento em áreas importantes para que o Brasil se desenvolva, como o Movimento Empresarial pela Inovação”, destaca.

Sobre Educação, Armando falou dos avanços promovidos no governo do presidente Lula, como a universalização do ensino, e defendeu o estímulo ao ensino técnico de caráter profissionalizante. “O maior desafio do Brasil é melhorar o nível do sistema educacional”, defendeu.

Nenhum comentário: