terça-feira, 10 de agosto de 2010

Perfil: Clodoaldo Magalhães

Com 57.515 mil votos, Clodoaldo Magalhães (PTB) chega à Assembléia Legislativa de Pernambuco, aos 31 anos, para cumprir o primeiro mandato de deputado estadual. Natural de Palmares, médico, especialista em endocrinologia e com pós-graduação em Administração Hospitalar, Clodoaldo aproveita a experiência no setor para dar atenção especial enquanto legislador.

E foi na saúde pública que estreou a atividade parlamentar, priorizando o atendimento cirúrgico a mulheres vítimas de agressão física. O projeto de lei criará cadastro único dos casos de violência contra a mulher em toda a rede de saúde pública e privada, o que possibilitará, ao Governo do Estado, condições mais reais para a oferta de políticas públicas nas áreas de saúde e segurança.

Clodoaldo enxerga outros desafios enquanto deputado estadual. Tem pautado seu trabalho na atuação voltada à melhoria da educação e da segurança pública, além da luta em defesa do cumprimento dos direitos humanos de mulheres, negros e idosos.

Como vice-presidente da Comissão de Negócios Internacionais, o parlamentar mantém-se atento às riquezas produzidas em Pernambuco e vem desenvolvendo atuação no intuito de contribuir para alavancar os índices de exportação do Estado.

História - O início na vida pública ocorreu na Mata Sul do Estado, região onde nasceu, quando atuou como secretário de saúde de Sirinhaém. Os quatro anos no executivo municipal garantiram maior estrutura ao atendimento público e melhora do perfil epidemiológico do município. Dentre as ações desenvolvidas, reforma no hospital municipal; construção de postos de PSF (Programa de Saúde da Família) nos distritos de Santo Amaro, A ver o mar, Ibiratinga, São Roque e Porto de Pedras; capacitação dos agentes comunitários de saúde e implementação dos serviços de nutrição e de enfermagem.

No município de Joaquim Nabuco, também na Mata Sul, Clodoaldo assumiu a Secretaria de Governo por dois anos. Lá, o desafio de articular as ações de todas as pastas da administração, aliando planejamento e eficiência de execução, ressaltou a habilidade política de Clodoaldo. A informatização do ensino foi um dos programas que marcou a passagem de sua gestão naquele município.

Nenhum comentário: