sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Eduardo entrega premiação do Concurso Professor Autor

“A educação deve estar além de projetos políticos e sociais”. O testemunho foi do professor José Wilson durante a entrega, pelo governador Eduardo Campos, do prêmio Professor Autor, realizada hoje (31/08) na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Wilson, que teve19 projetos aprovados no concurso, explicou que a ação provocou uma vontade de contribuir com essa renovação na educação.

O concurso incentiva a produção de conteúdo multimídia e os trabalhos aprovados estão disponíveis para consulta no site (www.educacao.pe.gov.br). “Hoje tenho a oportunidade de trabalhar com um material produzido no Sertão e mostrar essa diversidade para os alunos”, apontou o educador

Durante a solenidade, o governador Eduardo Campos reforçou o discurso do professor dizendo que para ter educação de qualidade não precisa ter dinheiro, mas sim atitude para mudar. “Temos muitos municípios que são pobres em arrecadação de recursos, mas têm escolas cheias de vida, porque quem faz o ambiente prosperar são as pessoas”, completou.

Eduardo ressaltou a preocupação com a desigualdade na educação brasileira, principalmente na região Nordeste. “Ainda há um desequilíbrio na distribuição do conhecimento e nós temos que encontrar métodos efetivos para diminuir essa deficiência”, ponderou.

Cada conteúdo aprovado rende uma premiação de R$ 1mil ao professor. “Com os R$ 19 mil da premiação vou trocar o carro, pois os alunos vão gostar de ver o professor motorizado”, brincou Wilson, que disse acreditar na vontade profissional de fazer a diferença e na ampla capacidade da atual gestão em dialogar com os profissionais da área.

Além de recompensar professores, a ação também premia escolas com o maior número de trabalhos aprovados. A Escola de Referência Arnaldo Carneiro Leão, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), ganhou uma central multimídia. A diretora Dolores Alencar reconhece o esforço do Governo para alterar o panorama do ensino público. “Tenho oito professores aprovados no concurso, um incentivo sem palavras”, declarou.

Mayara Aline, 16, estudante da Escola de Referência Oliveira Lima, que fica na Boa Vista (RMR), vê como positiva a política de incentivo utilizada pelo Governo do Estado. “Estou aqui para prestigiar os meus professores e afirmar que o ensino público evoluiu”, afirmou empolgada.

Em 2011, na primeira edição do Concurso Professor Autor, foram inscritos 930 trabalhos, dos quais 308 foram aprovados. O resultado da segunda edição será divulgado através do site da Secretaria da Educação. Foram inscritos 2.026 projetos, apresentados por 423 professores.

Nenhum comentário: