sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Zona da Mata encerra ciclo de encontros promovidos pelo ProRural com Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural

Com o objetivo de discutir ações do Governo do Estado para o desenvolvimento territorial rural em Pernambuco, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco – ProRural realiza uma jornada de encontros com a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural – CMDRs de 180 municípios pernambucanos.  Nesta sexta-feira (09) o município de Carpina encerra a rodada de reuniões, recebendo representantes  de 19 cidades da Mata Norte e 10 da RMR.
Na programação do encontro, o destaque foi o projeto Pernambuco Rural Sustentável – PRS, iniciativa que vai movimentar recursos da ordem de U$S 178 milhões, com o foco no fortalecimento da agricultura familiar. “Com a implementação através dos Planos Territoriais de Redes Produtivas, o projeto tem o objetivo de contribuir para a inclusão socioeconômica dos produtores rurais, elevando o nível de produção e renda dos agricultores. Para a Mata Norte, através dos Planos Territoriais trabalharemos inicialmente com as redes produtivas da fruticultura, horticultura orgânica, mandiocultura, raízes e tubérculos, além do artesanato”, explica o secretario executivo de agricultura familiar e gerente-geral do ProRural, Aldo Santos.
Formados por representantes governamentais e da sociedade civil organizada, os Conselhos Municipais tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento social e produtivo das comunidades rurais em Pernambuco. Na sua estratégia de atuação, o ProRural elegeu como prioridade fortalecer e incentivar os Conselhos para atuarem como espaços de participação e controle social das política públicas para o meio rural. “Sabemos do fortalecimento que o Governo do Estado tem dado aos Conselhos. Agradecemos muito pelo compromisso com a agricultura familiar. Temos avançado muito com esse apoio”,  afirmou o coordenador do Conselho Municipal de Tracunhaém, Severino Francisco.
 “Este é um espaço direcionado a construção do desenvolvimento da agricultura familiar. As atividades rurais são fundamentais para o crescimento econômico em nosso Estado. Neste momento participamos como facilitadores e articuladores para integração entre os Conselhos Municipais e os parceiros institucionais governamentais e não governamentais”, afirma Aldo Santos. Os outros Encontros Territoriais aconteceram em Triunfo, Petrolina, Garanhuns, Gravatá e Palmares, com a representação dos Conselhos Municipais das regiões Sertão, Agreste e Zona da Mata, reunindo cerca de 800 participantes. Representantes de instituições governamentais e não-governamentais, entre estes, a Secretaria da Mulher, IPA, ASA, FETAPE, MST e SINTRAFE, também fizeram parte dos eventos.

Nenhum comentário: